skip to Main Content

Microplásticos e micróbios – criamos um novo vetor de doenças?

Por Srimathy Sriskantharajah – BMC –

A poluição por microplástico é uma crise global que todos nós temos que enfrentar em conseqüência de nossas próprias ações.

No entanto, um aspecto da poluição por microplásticos que ainda não foi realmente registrado na consciência pública é o potencial dos microplásticos para promover o crescimento e transporte de microrganismos patogênicos.

Avaliações recentes publicadas pela equipe de Gavin Lear e Jake Bowley e colegas discutem os mecanismos por trás disso.

An extreme close up of microplastic textile fibres

Fibras microplásticas de têxteis sintéticos encontradas no fundo do mar. A concentração de microplásticos no fundo do mar é muito grande.

Nossos canais de notícias estão cheios de artigos sobre plásticos e microplásticos e seus efeitos na vida humana, animal e vegetal por meio de envenenamento tóxico, aprisionamento da vida marinha e afins, mas, até agora, seus efeitos sobre os microrganismos não tiveram o mesmo nível de atenção jornalística. No entanto, o impacto no nível microbiano pode ter consequências de longo alcance para toda a vida na Terra.

Gavin Lear e colegas descrevem em sua recente Review in Environmental Microbiome, as diferentes maneiras como os microplásticos podem impactar os microrganismos … e, por meio deles, nós.

Eles discutem o impacto direto e indireto dos microplásticos no intestino e na microbiota ambiental, levando ao aumento da abundância de patógenos que deslocam a microbiota normal (útil), causando consequências duradouras para a saúde e o meio ambiente.

Provavelmente, o mais desconcertante, neste momento em que o mundo está lutando contra uma pandemia, é o potencial dos microplásticos de se tornarem vetores de doenças, dispersando os patógenos de uma área para outra.

Quase vinte anos atrás, Mercedes Maso e colegas mostraram que os plásticos poderiam atuar como vectores para a proliferação de algas nocivas, tais como dinoflagelados do Ostreopsis e Coolia géneros (ambos podem ser tóxicos para os seres humanos e animais).

Desde então, Vibrio spp patogênicos foram detectados em microplásticos nos mares do Norte e Báltico, Baía de Brest, Estuário Forth na Escócia e costa da China, entre outros – e é importante notar que Vibrio spp não são os únicos patógenos detectados em por aqui.

Jake Bowley e colegas descrevem como microorganismos patogênicos, como Vibrio spp, podem se ligar aos microplásticos da mesma forma que se ligariam a qualquer outra partícula natural, como areia ou diatomáceas.

Parece que os microplásticos facilmente se assemelham ao tamanho e à estrutura das partículas naturais às quais as bactérias se aderem – e com trilhões de pedaços de plástico no oceano, basicamente entregamos a eles muitos mais “veículos” para usar.

Uma vez aderidos aos microplásticos, os microrganismos patogênicos podem representar ameaças de três maneiras: por meio do transporte de longa distância para áreas frágeis, por exemplo, pelas correntes oceânicas – com o aquecimento das águas aumentando o risco de doenças; tempos de retenção mais longos em animais e plantas (selvagens e cultivados), impactando assim as teias alimentares; e aumentando as chances de ocorrência de genes de resistência antimicrobiana.

Há um número crescente de estudos que examinam a relação entre microplásticos e microrganismos – alguns deles até descrevendo a degradação microplástica por espécies microbianas e, assim, até mesmo ajudando a reduzir a ameaça dos microplásticos.

Mesmo assim, com tanta poluição por microplásticos em nosso meio ambiente, os perigos que representam não irão embora tão cedo.

Portanto, uma crise que hoje consideramos fundamentalmente ambiental, pode vir a estar ligada à saúde humana, vegetal e animal.

Espero sinceramente que não seja esse o caso, especialmente considerando os problemas que o mundo está passando neste momento (pandemia COVID-19), mas pode ser que no futuro descubramos que nos estamos nos matamos, no pé da letra, por sermos os criadores de um novo vetor de doença que facilita a dispersão de patógenos causadores de surtos – ou mesmo pandemias.

Além disso, um vetor que pode rivalizar com os mosquitos em termos de tamanho de ‘população’ e tem um tempo de vida muito maior do muitos vetores atuais.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top