skip to Main Content

O Canadá está se afogando em resíduos de plástico – e a reciclagem não vai ajudar

Por Marc Fawcett-AtkinsonCanada´s National Observer – 9 de março de 2021

Os canadenses jogam fora cerca de 3,3 milhões de toneladas de plástico por ano. Apenas nove por cento são reciclados.

Para o Dia Mundial da Limpeza, o Greenpeace, aliados da comunidade e voluntários coordenam uma atividade de limpeza e auditoria de marca de poluidor de plástico. Foto de Amy Scaife / Greenpeace

Nos primeiros 50 anos após a invenção do plástico, a ideia de usar apenas o material de longa duração uma vez foi uma blasfêmia, uma afronta aos valores de frugalidade aprimorados ao longo de anos de guerra e conflitos econômicos.

Então, no final da década de 1950, a indústria de plásticos lançou uma enorme campanha de marketing – e o plástico descartável nasceu.

“Chegou o dia feliz em que ninguém mais considera as embalagens plásticas boas demais para serem jogadas fora”, disse Lloyd Stouffer na Conferência Nacional de Plásticos dos Estados Unidos de 1963. 

Stouffer foi um guru do marketing de plásticos nos Estados Unidos e o homem que, em 1956, apresentou pela primeira vez a ideia de que um material virtualmente indestrutível – o plástico – deveria ser vendido como descartável.

Desde então, cerca de 8,3 bilhões de toneladas foram produzidas; a maioria foi jogada fora. Os aterros sanitários estão entupidos. 

Os oceanos e os animais neles estão sufocados. Partículas de plástico estão aparecendo até em placentas humanas, com impactos desconhecidos na saúde.

O plástico está em toda parte: Manhattan, a Fossa das Marianas e até Marte.

Uma garrafa de Coca-Cola em uma praia em Skye, Escócia. Foto de Will Rose / Greenpeace

Diante dessa crise ecológica, dezenas de municípios e províncias canadenses se juntaram a um crescente movimento global contra a poluição por plásticos. 

Eles introduziram proibições e elaboraram uma nova legislação de gestão de resíduos para tentar controlar o problema.

Recentemente, o governo federal interveio, anunciando planos para uma estratégia nacional de resíduos que listaria os plásticos como tóxicos de acordo com a Tabela 1 do Ato de Proteção Ambiental Canadense (CEPA) e a proibição de alguns plásticos de uso único.

Mais importante ainda, o plano prevê uma nova “economia circular” que dependeria da ampliação maciça das instalações de reciclagem existentes e das tecnologias de reciclagem ainda incipientes para manter o plástico descartável onipresente em nossas vidas diárias.

Mas a reciclagem pode realmente nos salvar?

“Qualquer material no mundo pode ser reciclado – se você separar, preparar e pagar o suficiente para colocá-lo no processo (de reciclagem). A questão é: existe um mercado para isso? Isso é o que impulsiona a reciclagem ”, diz Samantha MacBride, especialista em gestão de resíduos sólidos e professora de estudos ambientais urbanos na Escola Marxe de Relações Públicas do Baruch College of CUNY na cidade de Nova York.

“É uma grande indústria – fornece empregos, aproveita o que está por perto – mas não tem nada a ver diretamente com a melhoria do meio ambiente.”

Os canadenses descartam cerca de 3,3 milhões de toneladas de plástico a cada ano, de acordo com um estudo de 2019 encomendado pela Environment and Climate Change Canada (ECCC), quase metade das quais são embalagens. Bem mais de três quartos vão para aterros sanitários, uma pequena proporção é incinerada e cerca de um por cento acaba diretamente no meio ambiente.

Apenas nove por cento – ou 305.000 toneladas – são reciclados, descobriu o estudo de 2019.

Esquerda: Uma pilha de lixo encontrada em Sarstangen, na costa oeste de Svalbard, Noruega. Foto de Christian Åslund / Greenpeace | À direita: um gannet do norte emaranhado em uma rede de pesca verde nas águas do Mar do Norte no Reino Unido. Foto de Marten van Dijl / Greenpeace

Isso não é surpresa. Os baixos preços do petróleo tornam difícil para os recicladores de plástico, que precisam investir em caras instalações de triagem e processamento, competir com fabricantes petroquímicos já estabelecidos, cujas instalações estão bem integradas à indústria de óleo e gás. É mais barato fazer plástico com o chamado “óleo virgem” e colocar o lixo em aterros sanitários do que reciclar plásticos velhos em novos produtos.

Os produtores de petróleo e gás natural estão apostando fortemente no crescimento contínuo da produção de plástico virgem, com a indústria sendo responsável em breve por entre 45 e 95 por cento do crescimento global da demanda por petróleo e gás natural, de acordo com um relatório de setembro do Carbon Tracker Iniciativa.

Como as barreiras tecnológicas impedem a reciclagem

Além da economia, a produção de plástico reciclado é prejudicada pela tecnologia disponível. A reciclagem mecânica, um método em que os plásticos são separados e triturados antes de serem derretidos em pellets para fazer novos produtos, é de longe a forma mais comum de reciclagem no Canadá. 

Para que o processo seja eficaz, no entanto, o fluxo de plásticos que entra na instalação de reciclagem precisa ser limpo e bem classificado – um requisito que é difícil de atender.

A variedade de plásticos no mercado aumenta o desafio: Existem mais de uma dúzia de tipos, cada um com diferentes pontos de fusão e requisitos de fabricação. Muitos também estão incorporados em diferentes partes do mesmo produto de consumo, o que torna a classificação difícil ou impossível.

Corantes e outros aditivos (às vezes venenosos), como plastificantes e retardantes de fogo, complicam ainda mais o processo e diminuem a qualidade final do produto reciclado. 

Com exceção de garrafas fáceis de classificar e descartáveis, como as usadas para água ou refrigerantes, poucos plásticos reciclados mecanicamente podem ser reutilizados para armazenar alimentos, de acordo com um relatório de dezembro de 2020 do Greenpeace Canadá.

Há alguma promessa em um conjunto de novas tecnologias de reciclagem, coletivamente chamadas de reciclagem “avançada” ou “química”, que quebram os plásticos em seus componentes moleculares para que possam ser refeitos em produtos semelhantes.

Os proponentes estão otimistas quanto aos novos métodos mais limpos e eficientes, mas os observadores têm dúvidas.

Eles também enfrentam desafios substanciais de mercado no Canadá, levando alguns a promover empreendimentos comerciais na Europa, onde as regulamentações que obrigam os fabricantes de plástico a usar plástico reciclado em seus produtos tornam os investimentos na tecnologia financeiramente viáveis.

Regulamentações semelhantes estão incluídos nas regulamentações planejadas do governo federal para o plástico, anunciadas pela primeira vez em outubro.

Essas limitações técnicas e de mercado significam que a indústria de reciclagem existente no Canadá concentra-se quase exclusivamente em quatro plásticos fáceis de reciclar:

  • polietileno tereftalato (PET), comum em tapetes, copos e garrafas de água
  • polietileno de alta densidade (HDPE), comum em jarros de leite, móveis de exterior e canos
  • polietileno de baixa densidade (LDPE), comum em pães e sacos de lixo
  • polipropileno (PP), comum em canudos, autopeças e garrafas de suco

Outros produtos de plástico – de Spandex a tapume de vinil – são principalmente depositados em aterros.

E quando se trata de participação no mercado, os produtores de plásticos reciclados continuam sendo pequenos participantes. 

As vendas de plásticos reciclados no Canadá valeram cerca de US $ 350 milhões em 2016 – 30 vezes menos do que as vendas de plástico feito de óleo virgem, observou o estudo ECCC de 2019.

Mudança de responsabilidade

Apesar disso, a afirmação de que a reciclagem é a panaceia para a poluição do plástico tem sido promovida há décadas pela indústria do plástico e seus aliados, diz Max Liboiron, professor de geografia da Universidade Memorial e diretor do laboratório CLEAR sobre poluição por plástico.

“A reciclagem foi formalizada e lançada em 1970 no Dia da Terra … pela Container Corporation of America, que patrocinou uma competição de design para o símbolo de reciclagem agora universal”, explica Liboiron.

A esperança da indústria era que a reciclagem amenizasse as preocupações crescentes entre os americanos (e canadenses) sobre o impacto ambiental e estético da poluição, incluindo o plástico descartável.

A produção global de plástico disparou depois de 1950, aumentando mais de dez vezes para chegar a cerca de 35 milhões de toneladas em 1970.

Pouco dele foi reciclado, e o plástico logo se infiltrou em todas as facetas da sociedade, de supermercados a hospitais.

Por exemplo, máscaras cirúrgicas azuis – marcas da pandemia COVID-19 – foram muito vendidas a hospitais na década de 1960 para substituir máscaras de algodão reutilizáveis.

A mudança para este “sistema descartável total” foi usada como uma forma de reduzir os custos de mão-de-obra e infraestrutura hospitalar, apesar das evidências de que máscaras de algodão bem feitas podem funcionar melhor, observa um artigo de 2020 no The Lancet.

Stouffer, o guru do marketing, ficou encantado: “Você está enchendo latas de lixo, depósitos de lixo, incineradores com literalmente bilhões de garrafas plásticas, jarras plásticas, potes plásticos, embalagens de pele e blister, sacolas plásticas e filmes e embalagens de folhas – e agora, até mesmo latas de plástico”, disse ele aos líderes do setor em 1963.

Mas a descartabilidade logo foi atacada. 

Agricultores, ambientalistas e outros enfurecidos com o lixo à beira da estrada começaram a apontar o dedo à indústria de plástico. 

A reciclagem era a retorta dos fabricantes – uma frente que lhes permitia transferir a responsabilidade pelos resíduos de plástico para os consumidores, em vez de reduzir a produção e os lucros, explica Liboiron.

Atividade de limpeza do Beach Guardian em Wadebridge, Cornwall, Reino Unido Fotos do Beach Guardian / Greenpeace

“Isso é o que era o ambientalismo americano da década de 1970 – a individualização dos problemas ambientais para deixar a indústria fora de perigo”, dizem eles. “A reciclagem é um projeto da indústria. 

O consumismo verde é um projeto da indústria. Não é por acaso que a inculturação do ambientalismo aconteceu dessa forma. É muito americano. ”

Os canadenses rapidamente seguiram a tendência. 

Essa história permanece evidente até agora. A maioria dos resíduos de plástico no Canadá vem de empresas, instituições e indústrias, mas a maioria dos regimes de gestão de resíduos provinciais ou regionais concentra-se na coleta de resíduos de plástico das residências.

E o ativismo contra toda a poluição, incluindo o plástico, evoluiu de forma bastante diferente em outras partes do mundo, destaca Liboiron. Por exemplo, os guardiões da terra Maori na Nova Zelândia ligaram a poluição do plástico a questões de terra e soberania alimentar e estão trabalhando para fazer com que as pessoas dependam de fontes locais de alimentos não embalados, dizem eles.

Mantendo o mito da reciclagem

Ainda assim, em Ottawa hoje, a ideia de que a reciclagem é a salvação continua proeminente, tanto no plano de plásticos do governo federal quanto na boca de lobistas da indústria.

“A indústria concorda que temos um problema de resíduos de plástico que precisa ser resolvido”, diz Elena Mantagaris, vice-presidente da divisão de plásticos da Associação da Indústria Química do Canadá (CIAC), o principal grupo de lobby da indústria de plásticos do país. “Mas acreditamos que não é o uso de plásticos que está em questão – é o gerenciamento de fim de vida”.

A organização pressionou o governo Trudeau a se abster de listar os plásticos como “tóxicos” no CEPA, uma parte fundamental do plano federal para reduzir o lixo plástico anunciado em outubro passado. 

Em vez disso, o CIAC quer que o governo federal coordene um regime nacional de gestão de resíduos de plástico. 

Outros grupos e empresas do setor também têm defendido uma abordagem semelhante.

A gestão de resíduos atualmente está sob jurisdição provincial e os programas de reciclagem são administrados pelos municípios, criando uma colcha de retalhos de regras em torno do que pode – e não pode – ser reciclado no país.

Resíduos de plástico em uma rua de Vancouver. Foto de Marc Fawcett-Atkinson

Isso é confuso para os canadenses que colocam seu lixo na caixa de triagem e torna complicado para a indústria desenvolver produtos fáceis de reciclar, incluindo embalagens. 

Algumas instalações de classificação municipais podem aceitar a maioria dos tipos de plástico; outros não podem. 

A falta de um fluxo de resíduos coordenado reduz a quantidade de plástico bruto de alta qualidade, bem classificado, disponível para empresas de reciclagem. 

Como resultado, plásticos de qualidade inferior e mal separados geralmente acabam em aterros sanitários ou podem ser enviados para o exterior através dos Estados Unidos

“Em vez de ter (milhares) de programas de reciclagem diferentes, adquira um”, diz Mantagaris. 

Ela aponta para o conceito de responsabilidade estendida do produtor (EPR) como a solução. 

Os programas EPR forçam os produtores de plástico a financiar e operar sistemas de reciclagem para seus produtos.

Teoricamente, transferir a responsabilidade fiscal pela reciclagem para os produtores os incentiva a se tornarem mais eficientes, criar produtos mais fáceis de reciclar e investir em tecnologias inovadoras de reciclagem.

“Um sistema, e a indústria vai pagar por isso, a indústria vai administrá-lo”, diz Mantagaris.

Ontário, Quebec e New Brunswick estão planejando implementar programas de EPR. 

No entanto, ambientalistas destacam que o BC, que possui o EPR mais avançado do país, ainda tem um histórico ruim de reciclagem. 

Em 2019, apenas cerca de 46 por cento das embalagens plásticas foram recuperadas, afirma o relatório anual mais recente do programa.

relatório de dezembro do Greenpeace apontou que metade dos resíduos do BC vai para aterros, incineradores ou meio ambiente. 

pesquisadores da Universidade Memorial descobriram que o programa BC quase não teve impacto no volume de lixo encontrado na costa da província.

Para o Dia Mundial da Limpeza, o Greenpeace, aliados da comunidade e voluntários coordenam uma atividade de limpeza e auditoria de marca de poluidor de plástico. Fotos de Amy Scaife / Greenpeace

Isso é particularmente preocupante porque a poluição do plástico do oceano está entre os fatores que impulsionam a decisão do governo de regulamentar o plástico. 

Em 2018, o governo de Trudeau se comprometeu com a Carta Internacional de Plásticos dos Oceanos, um acordo informal para reduzir drasticamente a poluição do plástico e aumentar a quantidade de plástico reciclado no mercado.

E embora o plano proposto vise cumprir essas metas internacionais, realmente alcançá-las sem reduzir a quantidade de plástico que os canadenses usam será uma luta, dizem os ambientalistas.

Para cumprir as metas do regulamento, as instalações de reciclagem mecânica, que atualmente lidam com cerca de 7% dos resíduos plásticos do país, precisariam praticamente triplicar a capacidade até 2030.

A taxa de reciclagem química do Canadá precisaria disparar de 1% para 36%. 

E, mesmo assim, a reciclagem só poderia cuidar de 62% dos resíduos plásticos do país. 

O restante acabaria em incineradores, aterros ou no meio ambiente, os projetos de relatório comissionados pela ECCC de 2019.

Redução sobre a reciclagem

Concentrar-se na construção de melhores sistemas de reciclagem perde o ponto, diz MacBride, professor da CUNY.

“A direção que devemos seguir é reduzir drasticamente a quantidade de plástico que circula em nossas economias”, diz ela.

Isso não significa se livrar totalmente do plástico – é necessário para alguns produtos, como dispositivos médicos, diz ela. 

Em vez disso, MacBride gostaria de ver uma mudança sistêmica em nossa cultura do descarte.

Isso é particularmente importante porque livrar o mundo do plástico que já criamos é quase impossível, destaca Liboiron.

“O plástico não pode ser contido”, dizem eles. “É uma das coisas mais duráveis ​​do mundo. Vai durar épocas ”- o que significa que reduzir o quanto produzimos é a chave para mantê-lo fora do meio ambiente.

Quando consultados como um especialista durante a fase inicial de elaboração da política federal, eles recomendaram o fim dos subsídios à indústria de petróleo e petroquímica para desacelerar a produção de plástico.

De acordo com o relatório de dezembro do Greenpeace, esses subsídios ultrapassaram US $ 334 milhões somente para produtores de plástico de óleo virgem desde 2017.

As indústrias de petróleo e gás do Canadá, por sua vez, recebem cerca de US $ 4,8 bilhões anuais em subsídios públicos, conforme análise de dezembro de 2020 do International Institute for Desenvolvimento sustentável.

Ainda assim, cortar a produção é apenas metade da solução, dizem eles. 

Os legisladores canadenses precisam ter uma visão holística de como os canadenses comem, se movem e habitam o mundo – depois, desenvolver sistemas adaptados localmente que tornem possível viver bem sem plástico descartável.

“Há pessoas vivas (que) têm memórias de antes de haver embalagens descartáveis”, observam. “Eles comeram coisas. Eles estavam bem”.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top