skip to Main Content

Microplásticos podem aumentar o risco de AVC e ataques cardíacos

Por Ian Sample – The Guardian – 6 de março de 2024 – Cientistas associam microplásticos nos vasos sanguíneos a um maior risco de morte – A poluição plástica é onipresente, atingindo todo o planeta. Fotografia: Maxshoto/Alamy

Os médicos alertaram para possíveis efeitos fatais da poluição plástica depois de descobrirem um risco maior de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e morte precoce em pessoas cujos vasos sanguíneos estavam contaminados com microplásticos.

Cientistas em Nápoles examinaram placas de gordura removidas dos vasos sanguíneos de pacientes com doenças arteriais e descobriram que mais de metade continha depósitos contaminados com pequenas partículas de polietileno ou cloreto de polivinilo (PVC).

Aqueles cujas placas continham microplásticos ou nanoplásticos tinham quase cinco vezes mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou morte por qualquer causa nos próximos 34 meses , em comparação com aqueles cujas placas estavam livres de contaminação por plástico.

As descobertas não provam que as partículas de plástico provocam acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, mas as pessoas que estão mais expostas à poluição podem estar em maior risco por outras razões – mas a investigação em animais e células humanas sugere que as partículas podem ser as culpadas.

“Os nossos dados terão um impacto dramático na saúde cardiovascular se forem confirmados, porque estamos indefesos contra a poluição plástica”, disse o Dr. Raffaele Marfella, um dos autores do estudo na Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, em Nápoles.

“A única defesa que temos hoje é a prevenção através da redução da produção de plástico.”

Como a poluição plástica é onipresente, atingindo todo o planeta, Marfella disse que mesmo que a sociedade tiver sucesso na enorme tarefa de reduzir a poluição plástica, quaisquer benefícios para a saúde decorrentes da limpeza não teriam efeitos durante anos.

Os médicos iniciaram a pesquisa depois de perceberem um aumento no número de derrames e ataques cardíacos em pacientes que normalmente seriam considerados de baixo risco. 

Marfella e seus colegas questionaram se a poluição plástica poderia estar envolvida na obstrução dos vasos sanguíneos das pessoas, provocando a inflamação.

Escrevendo no New England Journal of Medicine, os médicos descrevem como analisaram placas de gordura removidas de 304 pacientes com aterosclerose que afetava as artérias carótidas. 

As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que fornecem sangue ao pescoço, rosto e cérebro. 

A doença causa acúmulo de placas nas artérias, o que aumenta muito o risco de acidente vascular cerebral.

As placas podem ser removidas por um procedimento denominado endarterectomia carotídea.

Os testes de laboratório nas placas extraídas revelaram polietileno em 150 pacientes e cloreto de polivinila em 31, juntamente com sinais de inflamação. 

Ao serem examinados ao microscópio eletrônico, os pesquisadores detectaram partículas estranhas irregulares nos depósitos de gordura, a maioria com menos de um micrômetro de diâmetro.

Os médicos acompanharam 257 pacientes por uma média de 34 meses após a remoção das placas carotídeas. 

Aqueles que tinham partículas de plástico nas placas tinham 4,5 vezes mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, ou de morrer por qualquer causa, do que aqueles cujas placas não estavam contaminadas por plástico.

Marfella disse que a descoberta de plásticos nas placas foi “surpreendente” e que o provável efeito na saúde cardiovascular foi “preocupante”. 

As descobertas podem explicar o que os médicos chamam de “risco cardiovascular residual”, disse ele, onde 20% a 30% dos pacientes que foram tratados para fatores de risco comuns, como pressão alta e diabetes, ainda sofrem ataques cardíacos e derrames. .

São necessários mais estudos para confirmar se a poluição plástica desempenha um papel nos acidentes vasculares cerebrais e nos ataques cardíacos, mas Marfella pediu uma maior sensibilização para este potencial tipo de ameaça.

“As pessoas devem se conscientizar dos riscos que corremos com nosso estilo de vida”, disse ele. 

“Espero que a mensagem alarmante do nosso estudo aumente a consciência dos cidadãos, especialmente dos governos, para finalmente tomarem consciência da importância da saúde do nosso planeta. Para colocar isso em um slogan que pode unir a necessidade de saúde para os seres humanos e para o planeta, sem plástico é saudável para o coração e para a Terra.”

Holly Shiels, professora de fisiologia integrativa da Universidade de Manchester, disse que o impacto dos micro e nanoplásticos na formação de placas e nas doenças coronárias necessita de maior atenção.

“É concebível que os microplásticos e nanoplásticos, e as toxinas que transportam, possam desencadear eventos que conduzam ao desenvolvimento da aterosclerose”, disse ela.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top