skip to Main Content

Navios, carros e aviões. Quem polui mais?

Por João Lara Mesquita – Mar Sem Fim

Em Maio de 2016 um assunto, um tanto ausente da mídia, veio à tona pouco antes da viagem inaugural de mais um “monstro” do mar, o gigantesco navio, Harmony of the Seas, à época o maior navio de cruzeiros do mundo com capacidade para 6.780 passageiros, e 2.100 tripulantes.

Este foi o gancho para o jornal inglês, The Guardian, publicar uma matéria sobre a poluição causada por estes “monstros de ferro”.

O jornal saudava a saída do enorme navio das docas de Southampton, podemos cheirar, ver, e até sentir o gosto da fumaça expelida The Guardian reclamava que às vezes até cinco destes navios atracam naquelas docas. O vento leva a fumaça para o coração da cidade e ninguém monitora a poluição por eles causada.

Poluição: navios, carros e aviões, imagem do navio Harmony Of The Seas

i.pinimg.com/originals/60/78/59/6078597359c4188...

O colossal Harmony of The Seas. Harmony, de onde mesmo? E a poluição que ele gera?

Poluição e cruzeiros, setor do turismo que mais cresce no mundo (Matéria de antes da pandemia do COVID-19)

Segundo o jornal, a população está preocupada  porque os cruzeiros  são o setor do turismo que mais cresce no mundo, e os navios ficam cada vez maiores. O Harmony of the Seas tem 362 metros de comprimento, por 66 de largura e 72 de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares.

Consumo do Harmony of the Seas atinge 363.399 mil litros de combustível por dia! Imagine a poluição…

De acordo com a Royal Caribbean, proprietária do navio, os três motores de 16 cilindros – com a altura de quatro andares –, consomem 5.212.5 litros de combustível por hora, ou 363.399,5 litros por dia, de um combustível altamente poluente.

“Estes navios queimam tanto combustível quanto cidades inteiras”

The Guardian mostra a correspondência entre a emissão de um navio deste porte, com a quantidade de carros. De acordo com o especialista Bill Hemmings,

Estes navios queimam tanto combustível como cidades inteiras.

Usam mais combustível que os navios de contentores, e mesmo quando queimam combustível com baixo teor de enxofre, que é cem vezes pior que o diesel da estrada

Poluição: navios, carros e aviões, imagem do navio Emma Maersk
Os cargueiros não ficam atrás. O Emma tem 397 metros de comprimento, por 63 de largura. É o maior cargueiro do mundo. Qual a poluição que ele gera?

Poluição: a emissão de CO2 de um navio equivale a mais de 83 mil automóveis

The Guardian completa: um grande navio de cruzeiros emite tanto CO2 como 83.678 carros; tantos óxidos de azoto como 421.153 automóveis; tantas partículas como um milhão de veículos; e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros!

 

harmonyquatro

harmonydois
 

The Guardian diz que a Cruise Lines International Association (CLIA) informa que a indústria está investindo significativamente na última década no desenvolvimento de tecnologias que ajudem a diminuir as emissões. Mas o jornal acrescenta que Daniel  Rieger, da German Union for Nature Conservation, NABU, não pensa assim. Para ele as companhias de cruzeiro criaram uma imagem de ser um setor de turismo brilhante, limpo, e ambientalmente amigável.

Mas o oposto é verdadeiro. Um navio de cruzeiro emite tantos poluentes atmosféricos como cinco milhões de carros indo a mesma distância, porque esses navios utilizam combustível pesado que em terra teriam de ser eliminados como resíduos perigosos .

O combustível usado por navios pode conter 3.500 vezes mais enxofre que o diesel. E navios não têm tecnologias de redução de gases de escape, como filtros de partículas que são padrão em carros e caminhões

Poluição: navios, carros e aviões

Os 15 maiores navios do mundo poluem mais que toda a frota automobilística mundial?

O site Quora- ‘the best answer to any question’, respondendo a pergunta acima procurou o engenheiro formado na Guarda- Costeira norte americana, Josiah Toepfer, que disse os grandes navios queimam óleo pesado, combustível que não é muito refinado, tem alto teor de enxofre e produz uma grande quantidade de óxido de enxofre e compostos de óxido de azoto quando é queimado.

Automóveis queimam uma gasolina altamente refinada que quase não produzem enxofre, e  óxidos de nitrogênio.

 

imagem de ilha-e-coral austrália

Uma das 900 ilhas, neste caso um atol, cercadas de corais por todos os lados. (foto:reiselustigunterwegs blogspot com br)

Não é por outro motivo que conseguimos a façanha de mudar o pH dos oceanos. Antes alcalino, agora menos; mais ácido a ponto de matar corais. Mas, e o lixo destes navios, para onde vai? Navios descartam lixo no mar, quase todos,  não tenha a menor dúvida.

Mas, acrescenta o especialista, Navios em geral, no entanto, têm os mais baixos níveis de emissão de qualquer outro método de transporte de carga, produzindo menos emissões por tonelada de frete do que barcas, trens ou caminhões100.000 navios navegam pelo mundo; os automóveis são calculados em mais de um bilhão de unidades. 

A notícia de que a frota de navios polue mais que a frota mundial de automóveis, por incrível que pareça, é confirmada também por matéria do jornal Daily Mail. O Mail calcula que existem 100.000 mil navios em operação hoje, e a frota está crescendo.

Por comparação, a frota mundial de automóveis ultrapassou um bilhão de unidades.

As emissões de navios atingem 3% dos gases do aquecimento, a aviação responde por 5%.

Veja também e aqui

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top