skip to Main Content

Nos EUA, uso de água para fraturamento hidráulico (fracking) aumentou 770% desde 2011

Por Tim Lucas – EcoDebate

A quantidade de água usada por poço para fraturamento hidráulico (fracking) aumentou em até 770% entre 2011 e 2016 em todas as principais regiões produtoras de gás e óleo de xisto dos EUA, segundo um novo estudo da Duke University.

O volume de águas residuais carregadas de salmoura que fraturou poços de petróleo e gás gerados durante o primeiro ano de produção também aumentou em até 1440% durante o mesmo período, mostra o estudo.

Se essa rápida intensificação continuar, a pegada hídrica do fracking poderá crescer em até 50 vezes em algumas regiões até 2030 – aumentando as preocupações sobre sua sustentabilidade, particularmente em regiões áridas ou semi-áridas nos estados ocidentais, ou em outras áreas onde o fornecimento de água subterrânea estão estressados ou limitados.

“Estudos anteriores sugeriram que a fraturação hidráulica não usa significativamente mais água do que outras fontes de energia, mas essas descobertas foram baseadas apenas em dados agregados dos primeiros anos de fraturamento”, disse Avner Vengosh, professor de geoquímica e qualidade da água na Escola Nicholas de Duke. Meio Ambiente.

“Depois de mais de uma década de operação de fracking, agora temos mais anos de dados para extrair várias fontes verificáveis.

Observamos claramente um aumento anual constante na pegada hídrica do fraturamento hidráulico, com 2014 e 2015 marcando um ponto de virada em que o uso da água e a geração de refluxo e água produzida começaram a aumentar a taxas significativamente mais altas ”, disse Vengosh.

Tight oil - Wikipedia

“Enquanto a extração de shale gas e tight oil se tornou mais eficiente com o tempo, a produção líquida de gás natural e petróleo desses poços não convencionais aumentou, a quantidade de água usada para fraturamento hidráulico e o volume de resíduo produzido em cada poço aumentaram a taxas altíssimas, tornando a pegada hídrica do fracking muito alta”, acrescentou.

A equipe de Duke publicou seus resultados revisados por especialistas em 15 de agosto na Science Advances .

Para conduzir o estudo, eles coletaram e analisaram seis anos de dados sobre o uso de água e gás natural, petróleo e águas residuais da indústria, governo e organizações sem fins lucrativos para mais de 12.000 poços individuais localizados em todos os principais gás de xisto dos EUA e produtores de petróleo da regiões.

Em seguida, eles usaram esses dados históricos para modelar o uso futuro da água e o volume de águas residuais do primeiro ano em dois cenários diferentes.

Os modelos mostraram que, se os atuais preços baixos do petróleo e do gás aumentarem e a produção atingir novamente os níveis observados durante o auge do fracking no início de 2010, o uso cumulativo da água e os volumes de esgoto poderiam aumentar em até 50 vezes nas regiões não convencionais até 2030, e até 20 vezes em regiões produtoras de petróleo não convencionais.

“Mesmo que os preços e as taxas de perfuração permaneçam nos níveis atuais, nossos modelos ainda preveem um grande aumento até 2030 tanto no uso da água quanto na produção de águas residuais”, disse Andrew J. Kondash, aluno de PhD no laboratório de Vengosh.

As águas residuais de um poço são compostas principalmente por salmouras extraídas com o gás e o óleo do subsolo, misturados com parte da água inicialmente injetada no poço durante a fraturação hidráulica.

Essas salmouras são tipicamente salgadas e podem conter elementos radioativos tóxicos e de ocorrência natural, tornando-os difíceis de serem tratados e descartados com segurança.

Para acompanhar o crescente volume de águas residuais que estão sendo geradas atualmente, as empresas de perfuração estão cada vez mais injetando-as de volta no subsolo em poços de águas residuais.

Esta prática ajuda a manter as águas residuais fora do abastecimento de água local, mas tem sido associada a terremotos de pequeno a médio porte em alguns locais.

“Novas tecnologias de perfuração e estratégias de produção estimularam o crescimento exponencial da produção não convencional de petróleo e gás nos Estados Unidos e, cada vez mais, em outras partes do mundo”, disse Kondash. “Este estudo fornece a linha de base mais precisa até o momento para avaliar os impactos ambientais de longo prazo que esse crescimento pode ter, particularmente na disponibilidade de água local e no gerenciamento de águas residuais”.

“Lições aprendidas com o desenvolvimento da produção nos Estados Unidos podem informar diretamente o planejamento e a implementação de práticas de fraturamento hidráulico em outros lugares, já que outros países, como China, México e Argentina, trazem suas reservas não convencionais de gás natural”, disse ele.

Nancy E. Lauer, graduada em doutorado em 2018 da Duke’s Nicholas School, que agora trabalha como especialista em política ambiental na Duke School of Law, é co-autora da nova pesquisa.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top