skip to Main Content

O Ar Condicionado e o aquecimento Global

Foto: Um sinal digital exibe uma temperatura de 115 graus Fahrenheit (46,1 graus Celsius) enquanto uma onda de calor continua a assolar o sudoeste dos Estados Unidos em 17 de junho de 2021 em Las Vegas, Nevada. (Foto de Ethan Miller / Getty Images)

 O calor é um caos. Quanto mais quente alguma coisa fica, mais energia cinética ela tem: as moléculas vibram, os relacionamentos mudam, a vida superaquece, as coisas morrem.

Você pode ver isso neste verão do hemisfério norte agora.

Na semana passada, uma cúpula de calor se formou sobre as Grandes Planícies até a costa da Califórnia. Salt Lake City ferveu aos 41.6° C, a temperatura mais quente já registrada lá.

Em Las Vegas, fazia mais de 37 graus.

Phoenix atingiu pelo menos 46.1° C cinco dias consecutivos, estabelecendo um novo recorde para a cidade.

Os impactos das ondas de calor na saúde são difíceis de medir em tempo real, mas as autoridades de saúde pública na área de Phoenix já estão investigando as mortes relacionadas ao calor de nove pessoas em um único dia (17 de junho).

Mais calor está previsto para esta semana, este verão e, por muitos anos ainda, enquanto o mundo continuar queimando combustíveis fósseis.

Por mais brutal que pareça, este é apenas uma amostra do calor comparado ao que enfrentaremos em um futuro próximo.

O calor cria uma catástrofe em cascata de caos climático.

Ele suga a umidade do solo; a terra seca leva a menos evaporação, o que leva a menos nuvens e mais sol, o que equivale a mais calor e evaporação.

O sol nasce atrás dos cactos saguaro no Parque Papago em Phoenix. Uma onda de calor recorde elevou as temperaturas no Arizona e em outras partes do Oeste e do Sudoeste. (Caitlin O’Hara / Getty Images)

Lake Mead, o reservatório na fronteira Arizona-Nevada que fornece água potável para 25 milhões de pessoas e gera eletricidade para mais oito milhões, está em seu ponto mais baixo desde 1930.

Com o calor e a seca, vem o fogo.

Dezenas de incêndios estão queimando no oeste dos Estados Unidos em junho [Arquivo: Mark Henle / AP Photo]

Dezenas de incêndios estão queimando no oeste dos Estados Unidos em junho [Arquivo: Mark Henle / AP Photo]

No primeiro dia de verão, incêndios florestais estavam queimando na Califórnia, Utah, Novo México, Arizona e Montana.

O calor altera o movimento dos insetos que transmitem doenças.

Ele derrete o resto da neve.

E em nós, humanos, o calor faz seu coração bater mais rápido, desviando o sangue para a pele, onde pode ser resfriado enquanto você transpira.

Se você fica com calor muito rápido, seu coração não consegue acompanhar, as proteínas em seu corpo se desenvolvem, seu sangue que aquece rapidamente e, se você não esfriar rapidamente, você morre.

Na verdade, é basicamente isso o que está acontecendo agora.

A onda de calor que está derretendo o pavimento a oeste dos Estados Unidos está indiscutivelmente ligada à crise climática.

Enquanto a Terra como um todo já aqueceu um pouco mais de 1° C.

Sobre a terra, onde todos vivemos, ela aqueceu perto de 2° C.

De acordo com Michael Wehner, um cientista sênior do Lawrence Berkeley National Lab, as ondas de calor atuais são de 3° a 5° F mais quentes do que seriam sem o aquecimento adicional da poluição de CO2, que vem em grande parte da queima de combustíveis fósseis.

E quanto mais CO2 despejamos na atmosfera, mais quente fica.

E é quase certo que, à medida que o planeta esquenta, a demanda por ar-condicionado crescerá rapidamente, especialmente no mundo em desenvolvimento, onde o ar-condicionado ainda é um luxo que poucas pessoas podem pagar.

Existem pouco mais de 1 bilhão de unidades de ar condicionado com capacidade de refrigerar um quarto no momento no planeta – cerca de uma para cada sete pessoas na Terra.

Willis Carrier, o inventor do ar-condicionado moderno

Em 2050, é provável que haja mais de 4,5 bilhões de unidades, o que os torna tão comuns quanto os telefones celulares hoje.

As consequências disso são enormes.

Uma pequena unidade que resfria um único cômodo pode consumir mais energia do que quatro geladeiras.

Os HFCs em unidades Ar condicionado apenas amplificam o problema.

No momento, as emissões de HFC são responsáveis ​​por cerca de 1% das emissões globais de gases de efeito estufa e até 3% em muitos países desenvolvidos.

De acordo com a IEA, se não forem controladas, essas emissões aumentarão para 7 até 19 por cento de todas as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e compensarão a maioria, senão todas, as ações de mitigação prometidas pelos países até o momento.

À medida que o uso de ar condicionado aumenta, também aumenta o risco de quedas de energia e apagões.

Durante as ondas de calor, a demanda por energia aumenta, colocando em risco a estabilidade de toda a rede.

E quando falta energia em um dia quente, pessoas morrem.

an air conditioner unit with planet earth visible inside it

Ilustração: Guardian Design

“[Em 2018] em Pequim, durante uma onda de calor, 50% da capacidade de energia estava indo para o ar condicionado”, disse John Dulac, analista da IEA, ao Guardian. “Estes são momentos ‘oh, merda’.”

Mesmo sem apagões, temperaturas mais altas significam contas de luz maiores, já que as unidades de ar condicionado tenta amenizar o calor.

“Se você quiser resfriar sua casa a 24°C e a temperatura externa aumentar de 35°C para 36°C, essa ‘pequena’ mudança significa que você precisa de 1,3x mais energia para resfriar o ambiente,” Andrew Dessler, cientista climático do Texas SOU,

Qual é a solução para este efeito cascata de caos movido pelo calor?

O mais óbvio: pare de queimar combustíveis fósseis. Para todos os efeitos, quando as emissões de carbono chegarem a zero, o aquecimento vai parar e a temperatura na atmosfera vai se nivelar

(eles vão ficar nesse nível até que os níveis de CO2 caiam, o que, exceto a implantação massiva de alguma nova tecnologia que pode sugar CO2 da atmosfera levará muitas centenas de anos).

Mas como obviamente não vamos viver em um mundo de carbono zero tão cedo, aumentar a eficiência das unidades de ar condicionado pode ajudar, assim como o desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias para resfriar o ar sem destruir o planeta (nos EUA, novo padrão de eficiência para unidades ar condicionado entrará em vigor em 2023).

Em alguns lugares, as bombas de calor, que tanto aquecem quanto resfriam edifícios, podem ser uma opção inteligente.

E no início deste ano, os vencedores de um Prêmio Global de Resfriamento de US$ 1 milhão foram anunciados, apresentando uma nova tecnologia que promete ter um impacto climático cinco vezes menor do que as unidades tradicionais de ar condicionado.

O medo é que os ventiladores criem o que equivale a um forno de convecção para as pessoas.

Conforme o ar quente sopra pelo corpo, pode aumentar o estresse causado pelo calor.

A essência da maioria das recomendações de saúde pública que existem hoje é que, quando fica acima de 35° C, os ventiladores fazem mais mal do que bem.

Mas Nate Morris, pesquisador da Universidade de Copenhagen e principal autor do artigo do Lancet , argumenta no novo estudo que essas diretrizes não são baseadas em ciência.

Na verdade, Morris e seus co-autores afirmam que, na maioria das circunstâncias e para a maioria das pessoas, os ventiladores são um alívio barato, fácil e de baixo consumo de energia para o calor extremo.

No estudo, os pesquisadores usaram modelos biofísicos para criar combinações de temperatura e umidade para ver quando o uso de um ventilador pioraria o estresse por calor para três grupos de pessoas: adultos jovens saudáveis ​​(com idade entre 18-40 anos), adultos mais velhos saudáveis ​​(com 65 anos e mais velhos) e adultos mais velhos que tomam medicamentos anticolinérgicos, uma classe de medicamentos usados ​​para tratar a doença de Parkinson e outras condições.

Essas faixas etárias foram selecionadas porque a capacidade de suar é reduzida em 25% em adultos mais velhos e em mais 25% em pessoas que tomam medicamentos anticolinérgicos.

Os limiares de estresse por calor para esses três grupos foram comparados com dados de clima quente por hora para 108 cidades ao redor do mundo entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2019.

O estudo descobriu que a eficácia dos ventiladores depende da temperatura e da umidade.

Basicamente, em condições de calor e umidade, o ventilador ajuda mais porque o ar que sopra ajuda o suor a evaporar mais rápido, o que acelera o resfriamento.

Em climas quentes e áridos, o suor evapora facilmente, então os ventiladores são menos úteis e, em temperaturas extremas, podem de fato aumentar o estresse por calor.

No entanto, durante o período de 12 anos coberto pelo estudo, ele descobriu que o uso de ventilador elétrico teria fornecido benefícios de resfriamento para 96,6 por cento para adultos jovens e 94,9 por cento para idosos saudáveis ​​e idosos em uso de medicamentos anticolinérgicos .

Além disso, o documento destacou que os ventiladores elétricos reduzem a demanda por eletricidade em 30 vezes em comparação com as unidades tradicionais de ar condicionado, diminuindo muito a pressão sobre a rede elétrica e reduzindo o risco de apagões.

Eles também têm o potencial de reduzir significativamente a poluição por carbono. “Como uma estimativa grosseira”, escreveram os autores do estudo, “se os jovens [isto é, com menos de 65] mudassem do ar condicionado para o uso de ventilador para suas necessidades de resfriamento, quando o uso do ventilador seria benéfico, isso resultaria em 59 por cento de redução nas emissões globais de hidrofluorocarbono e uma redução de 9 por cento nas emissões globais de CO2.”

Ventiladores elétricos não vão resolver a crise climática.

Mas é bom saber que existem maneiras simples de nos refrescar que não tornam a crise muito pior.

Considerando tudo o que sabemos sobre os riscos que enfrentamos agora, cozinhar até a morte não é nosso destino.

Agora, somente depende de nossas escolhas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top