skip to Main Content

O ciclo de vida dos plásticos

Por WWF – 2 de julho de 2021

Plástico. 

Está em toda parte. 

Ele realmente existiu nos últimos 60-70 anos, mas nesse tempo o plástico transformou tudo, desde a embalagem até o design do produto e o varejo.

Uma das vantagens do plástico é que ele foi projetado para durar, mas essa mesma bênção é uma maldição, pois quase todo o plástico já criado ainda existe de alguma forma hoje.

A Austrália produz quase 3 milhões de toneladas de plástico por ano , das quais menos de 12% são recicladas. 

De forma alarmante, até 130.000 toneladas desse plástico acabarão no oceano como poluição de plástico a cada ano. 

Considerando que cada pessoa produz (ou usa) cerca de 130 kg de plástico, isso significa que cerca de 30 kg dos resíduos de cada pessoa podem acabar no oceano.

Não apenas pode acabar no oceano, mas pode levar centenas de anos para se quebrar – se é que vai acabar.

 O ciclo de vida dos plásticos © WWF-Aus / Stef Mercurio

Saco de plástico – 20 anos

Os sacos plásticos representam um dos maiores impactos para a vida selvagem do oceano. Mesmo que representem apenas uma pequena porcentagem de nosso lixo, eles podem se quebrar em pedaços cada vez menores – tendo impactos devastadores em nossa vida selvagem.

Xícaras de café para viagem – 30 anos

Xícara de café para viagem CC0 Joanna Kosinska / Unsplash

Você sabia que se alinharmos todas as xícaras de café para viagem usadas a cada ano na Austrália, elas se espalhariam pelo mundo … duas vezes! São muitas xícaras de café. 

Infelizmente, muitos desses copos não são recicláveis ​​devido à membrana de plástico que os reveste e podem levar até 30 anos para se degradar.

Canudos de plástico – 200 anos

Canudos plásticos podem levar até 200 anos para se decompor. Escolha um canudo de papel ou descarte-o completamente e experimente a velha técnica de bebericar.

6 anéis de plástico – 400 anos

Quando esses anéis de plástico acabam no oceano, eles podem ser devastadores para nossa vida selvagem marinha que se enreda.

Garrafas de plástico – 450 anos 

Garrafa de água de plástico © Greg Armfield

A energia necessária para produzir e transportar garrafas plásticas de água poderia abastecer cerca de 1,5 milhão de carros por um ano, mas aproximadamente 75% das garrafas d’água não são recicladas – elas acabam em aterros sanitários, lixo nas margens das estradas e poluem cursos de água e oceanos.

Copos plásticos – 450 anos

As ligações químicas dos copos plásticos os tornam duráveis, mas também resistentes à quebra. 

Com o tempo, esses copos liberam produtos químicos tóxicos no meio ambiente e são mais propensos a serem ingeridos por animais selvagens marinhos vulneráveis.

Fraldas descartáveis ​​- 500 anos

Fraldas descartáveis ​​precisam ser expostas ao oxigênio e à luz solar para se decompor, e não se decompõem bem em aterros sanitários. 

Uma vez em aterro, podem contaminar os lençóis freáticos, constituindo sérias ameaças ao meio ambiente. Opte por fraldas de pano reutilizáveis ​​ou alternativas ecológicas.

Café em cápsulas – 500 anos

Café em cápsulas CC BY-NC 2.0 Drew McLellan / Flickr

O plástico nas cápsulas de café leva mais de 500 anos para se decompor, liberando quantidades prejudiciais de gás metano. Fique longe de máquinas de café com cápsulas. 

Ou use cápsulas recicladas.

Escova de dentes de plástico – 500 anos

3,5 bilhões de escovas de dente são vendidas em todo o mundo a cada ano. 

A maioria se perde no processo de reciclagem e termina em aterros sanitários ou segue para rios e oceanos.

Essas escovas de dente são feitas de plástico de polipropileno e náilon e podem levar até 500 anos ou mais para se decompor.

A boa notícia é que podemos lutar contra a poluição do plástico. 

Cada pequena ação que tomamos para reduzir nosso consumo de plástico é um grande passo na proteção do futuro de nosso planeta e de nossa preciosa vida selvagem.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top