skip to Main Content

O jovem que pode acabar com o pesadelo dos microplásticos

Por Redação – La Cara Buena del Mundo – Good News Network – 1 de setembro de 2021

Um jovem irlandês encontra o método para acabar com o pesadelo dos microplásticos graças ao uso de água magnética. Sua descoberta o levou a ganhar uma feira internacional de ciências do Google .

Quando criança, Fionn Ferreira passou horas explorando o litoral perto de sua cidade natal, Ballydehob, no sudoeste da Irlanda.
Porém, quanto mais tempo passava nas enseadas, mais e mais se surpreendia com a grande quantidade de lixo plástico que encontrava.

O pesadelo dos microplásticos

Em todo o mundo, os humanos produzem aproximadamente 300 milhões de toneladas de lixo plástico a cada ano e pelo menos 10 milhões de toneladas acabam nos oceanos.

No entanto, é o plástico que não podemos ver que é realmente preocupante.

Microplásticos são fragmentos de menos de cinco milímetros e vêm diretamente dos produtos que usamos, ou são criados quando grandes objetos de plástico se quebram no ambiente.

“Fiquei muito ansioso quando descobri os microplásticos”, disse Ferreira , hoje com 20 anos e estudante de química na Universidade de Groningen, na Holanda, à BBC.

Esses plásticos estarão em nosso meio ambiente por milhares de anos. Vamos lidar com eles muito depois de pararmos de usar o plástico.

À medida que aprendia mais sobre o impacto ambiental dos microplásticos no meio ambiente, Ferreira começou a buscar formas de combatê-los. E foi uma descoberta fortuita em sua praia local que lhe deu a ideia de uma nova maneira de acabar com o pesadelo dos microplásticos.

Fionn Ferreia, o jovem que pode acabar com o pesadelo dos microplásticos

Fionn Ferreia, o jovem que pode acabar com o pesadelo dos microplásticos

Água magnética vs. microplásticos

“Encontrei algum resíduo de derramamento de óleo com muito plástico colado”, diz Ferreira, sobre a época da descoberta.

Percebi que o óleo pode ser usado para atrair o plástico.

Ferreira misturou óleo vegetal com pó de óxido de ferro para criar um líquido magnético.

Em seguida, ela misturou microplásticos com itens de uso diário, incluindo garrafas plásticas, tinta de carro e pneus, e água da máquina de lavar.

Depois que os microplásticos aderiram à mistura de óleo e óxido de ferro, ele usou um ímã para remover a solução e deixar apenas água.

Após até 5.000 testes, o método de Ferreira mostrou-se 87% eficaz na extração de microplásticos da água.

O jovem irlandês apresentou sua invenção a um painel de jurados na feira de ciências do Google, ganhando o primeiro lugar e recebendo uma bolsa educacional de US$ 50.000.

Invenção para acabar com microplásticos

Invenção para acabar com microplásticos

Um futuro livre de microplásticos

“Comecei como um inventor solitário”, diz Ferreira. “Depois da Google Science Fair, de repente pude falar com cientistas; Eles me deram crédito pelo que eu fiz.

Minha ideia não era mais um brinquedo inventado por uma criança .

Ferreira também recebeu financiamento da Footprint Coalition, fundada pelo conhecido ator Robert Downey Jr, e o jovem irlandês começou a dimensionar a tecnologia para que pudesse ser usada em instalações de tratamento de águas residuais e evitar que microplásticos vazassem para o oceano.

Além disso, pensando no pequeno consumidor, Ferreira está desenvolvendo um dispositivo que poderia ser instalado dentro das tubulações de nossas casas, para acabar com o pesadelo dos microplásticos em nossa própria casa.

Este dispositivo limparia a água quando ela entra e sai de casa.

Invenções como a de Ferreira nos ajudarão não só a melhorar o nosso futuro, mas também o das gerações que continuarão na terra depois de nós.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top