skip to Main Content

Conheça os executivos de publicidade trabalhando como ativistas anti-plástico

Por Madeleine CuffInews8 de setembro de 2021 – Dois publicitários estão usando seu tempo livre entrando furtivamente em supermercados e rotulando as garrafas de Coca-Cola com slogans diferentes – A Stop Being Tossers invadiu as lojas e etiquetou as garrafas de Coca-Cola para aumentar a conscientização sobre a poluição do plástico (Foto: Stop Being Tossers)

Os consumidores que compram um refrigerante em uma loja na costa sul da Grã-Bretanha podem querer dar uma olhada no que estão comprando.

Garrafas exibindo rótulos como “Strangled Seabird” e “Choking Dolphin” – simuladas para se parecer com a marca Coca-Cola – apareceram em lojas em Eastbourne e Brighton nas últimas semanas.

Raided by urban foxes are plastic plates, bottles, cutlery and party balloons remnants of a birthday celebration in Ruskin Park in Lambeth, on 21st August 2019, in London, England. (Photo by Richard Baker / In Pictures via Getty Images)

Pratos de plástico podem ser proibidas na Inglaterra de acordo com novos planos do governo (Foto: Richard Baker / Getty)

Dois executivos de publicidade são os rebeldes na missão de aumentar a conscientização sobre o lixo plástico por meio da reclassificação das garrafas de Coca-Cola com slogans que chocam o público.

Lindley disse que ele e Tuddenham ficaram “chocados” com uma pesquisa recente da Surfers Against Sewage, que apontou a Coca-Cola como a marca com mais lixo nas praias do Reino Unido.

Isso os levou a projetar os rótulos alternativos e aplicá-los secretamente às garrafas de Coca-Cola expostas nas lojas em uma tentativa de fazer as pessoas falarem sobre o problema.

“Ficamos um pouco assustados nas primeiras vezes que fizemos isso, mas ainda não fomos pegos”, disse ele.

“Você apenas parecer estar trabalhando como se estivesse fazendo algo com os rótulos e ninguém parece incomodar-se.”

A dupla já visitou Brighton e Eastbourne, e mais lançamentos estão planejados em cidades costeiras, incluindo Margate e Worthing nas próximas semanas.

Martin Lindley e Ed Tuddenham, dois executivos de publicidade frustrados que fundaram o Stop Being Tossers (Foto: Martin Lindley)

Martin Lindley e Ed Tuddenham, dois executivos de publicidade que fundaram o Stop Being Tossers (Foto: Martin Lindley)

Os consumidores britânicos usam cerca de 13 bilhões de garrafas plásticas de bebidas por ano, mas apenas 7,5 bilhões são recicladas.

O resto é depositado em aterro, lixo ou queimado.

RIZE, TURKEY - JUNE 27: Members of PLASTON (Plastic & Plankton) research group founded by Recep Tayyip Erdogan University's Faculty of aquaculture, Department of Fisheries Basic Sciences, Marine Biology Department Faculty Member Assoc. Dr. Ulgen Aytan investigate the interaction of plastics with livings in the Black Sea, in Rize, Turkey on June 27, 2021. PLASTON research group installed an experimental setup on the water surface and underwater to investigate the interaction of plastics with livings. Story of plastics such as disposable plastics that are frequently used in daily life and personal protection products such as masks, shields and gloves is being investigated. (Photo by Sebnem Coskun/Anadolu Agency via Getty Images)

Por volta de 55% acham que os supermercados e as grandes marcas não estão fazendo o suficiente para lidar com a poluição do plástico. (Foto: Sebnem Coskun / Agência Anadolu via Getty Images)

‘Stop Being Tossers’ culpa “a ganância corporativa, a falta de ação do governo e a indiferença pública” pela situação atual.

Os ministros têm elaborado planos para um esquema de devolução de depósito (DRS) na Inglaterra desde 2018, que faria com que os clientes cobrassem uma pequena taxa na compra de um recipiente para bebidas que eles poderiam reivindicar de volta quando fosse reciclado.

Commuters on Rome's Metro are encouraged to recycle by depositing plastic bottles at stations in return for 5 cents towards their ticket to travel (Photo: Getty)

Os passageiros do metrô de Roma são incentivados a reciclar, depositando garrafas plásticas nas estações em troca de 5 centavos de dólar na passagem de viagem (Foto: Getty)

Mas nenhum sistema entrará em vigor antes de 2024, no mínimo, admitiu o governo no início deste ano.

O atraso fez com que os ativistas acusassem o governo de não levar a sério o combate à poluição por plástico.

Lindley espera que a manobra incentive a Coca-Cola a fazer lobby para uma introdução mais rápida do DRS.

No site ‘Stop Being Tossers’, ou traduzindo, PARE DE SER IDIOTA, os rótulos estão disponíveis para o público baixar, para que mais “ilustrações de adesivos” possam aparecer em todo o país.

Os visitantes do site também são incentivados a enviar um e-mail ao MP para solicitar a introdução rápida do DRS.

O objetivo dos rótulos é “gerar um pouco de tensão para que as pessoas falem sobre isso e façam acontecer”, disse Ludley:

“O estado atual das coisas não pode continuar”.

Em resposta à campanha, um porta-voz da Coca-Cola Grã-Bretanha enfatizou que todas as suas embalagens são 100% recicláveis.

“É decepcionante ver qualquer embalagem sendo jogada fora e é por isso que apoiamos a introdução de um Esquema de Devolução de Depósito bem projetado que encorajaria as pessoas a reciclar em vez de jogar lixo fora”, disseram eles.

“Na Grã-Bretanha, continuamos a trabalhar com várias organizações para incentivar mais reciclagem em movimento e estamos apoiando ativamente uma série de iniciativas com o objetivo de tornar o lixo algo do passado.”

Um porta-voz do Defra disse: “Manter as ruas do país limpas custa centenas de milhões de libras aos conselhos locais – dinheiro que poderia ser muito melhor gasto nas comunidades do que em lixo evitável.

“Temos planos ambiciosos para impulsionar a reciclagem, combater a poluição por plástico e reduzir o lixo e é por isso que estamos absolutamente comprometidos em fornecer um esquema de devolução de depósito para recipientes de bebidas o mais rápido e eficazmente possível.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top