skip to Main Content

O futuro alimentar do ser humano

Por Dan Saladino – The Guardian – 17 de setembro de 2021 – Estamos comendo até a nossa extinção. Ao criar campos de trigo idêntico, abandonamos milhares de variedades altamente adaptadas e resistentes. Fotografia: uchar / Getty Images

Não são apenas os animais que correm o risco de morrer, as safras mundiais estão em rápido declínio. 

Veja por que é importante o que está em seu prato

No leste da Turquia, em um campo dourado obscurecido pelas montanhas cinzentas, estendi a mão e toquei uma espécie em extinção.

Seus ancestrais evoluíram ao longo de milhões de anos e migraram para cá há muito tempo. 

Fora indispensável para a vida nas aldeias deste planalto, mas seu tempo estava se esgotando. 

“Restam apenas alguns campos”, disse o fazendeiro. 

“A extinção virá facilmente.” Essa espécie em extinção não era um pássaro raro ou um animal selvagem esquivo, era comida, um tipo de trigo: um personagem menos familiar na história da extinção que agora se desenrola ao redor do mundo, mas que todos precisamos conhecer.

Para a maioria de nós, um campo de trigo pode ser muito parecido com qualquer outro, mas essa safra era diferente. 

Kavilca (pronuncia-se Kav-all-jah) transformou as paisagens do leste da Anatólia na cor do mel por 400 gerações (cerca de 10.000 anos).

Foi um dos primeiros alimentos cultivados no mundo e agora é um dos mais raros.

Uma plantação de banana no Vietnã.

Todas as frutas em uma cesta? Uma plantação de banana no Vietnã. Fotografia: Quynh Anh Nguyen / Getty Images

Como pode um alimento estar próximo da extinção e, ao mesmo tempo, parecer estar em toda parte? 

A resposta é que um tipo de trigo é diferente de outro e muitas variedades estão em risco, incluindo aquelas com características importantes de que precisamos para combater doenças nas plantações ou mudanças climáticas. 

A raridade da variedade do trigo Kavilca é algo comum e outras culturas e tendem a extinção, mesmo com todas as outras variedade de trigo cultivado no planeta.

Muitos aspectos de nossas vidas estão se tornando mais homogêneos. 

Podemos comprar em lojas idênticas, ver as mesmas marcas e comprar nas mesmas modas em todo o mundo. 

O mesmo se aplica à nossa dieta. 

Em um curto espaço de tempo, tornou-se possível comer a mesma comida onde quer que estejamos, criando uma forma de se alimentar igual em todo o planeta.

“Mas espere”, você pode dizer, “eu como uma variedade maior de alimentos do que meus pais ou avós jamais comiam”.

E em um certo nível, isso é verdade.

Esteja em Londres, Los Angeles ou Lima, você pode comer sushi, curry ou McDonald’s, abacate, banana ou manga; beba uma Coca-Cola, uma tomar uma Budweiser ou uma garrafa de água de marca.

O que nos é oferecido parece ser bem variado, até que você perceba que é o mesmo tipo de “diversidade” que está se espalhando pelo mundo de maneira idêntica.

Considere estes fatos:

a fonte de grande parte dos alimentos do mundo – sementes – está principalmente no controle de apenas quatro empresas;

metade de todos os queijos do mundo são produzidos com bactérias ou enzimas fabricadas por uma única empresa; 

uma em cada quatro cervejas bebidas em todo o mundo é o produto de um cervejeiro; 

dos EUA à China, a maior parte da produção global de suínos é baseada na genética de uma única raça de porco; 

e, talvez o mais famoso, embora haja mais de 1.500 variedades diferentes de banana, o comércio global é dominado por apenas um, o Cavendish.

Este nível de uniformidade nunca foi experimentado antes. 

A dieta humana sofreu mais mudanças nos últimos 150 anos (cerca de seis gerações) do que em todo o milhão de anos anterior (cerca de 40.000 gerações). 

Estamos vivendo um experimento sem paralelo quando se fala de alimentação humana.

Durante a maior parte de nossa evolução como espécie, como caçadores-coletores e depois como fazendeiros, as dietas humanas foram variadas.

A nossa alimentação era o produto de um local e as colheitas foram adaptadas a um determinado ambiente, moldadas pelo conhecimento e pelas preferências das pessoas que ali viviam, bem como pelo clima, solo, água e até altitude. 

Esta diversidade foi armazenada e transmitida nas sementes que os agricultores guardavam, nos sabores das frutas e vegetais que as pessoas cultivavam, nas raças de animais que criavam, no pão que assavam, nos queijos que produziam e nas bebidas que preparavam.

O trigo Kavilca é um dos sobreviventes do desaparecimento da diversidade, mas por pouco. 

Tem uma história distinta e uma conexão com uma parte específica do mundo e seu povo. 

Foi apenas durante a nossa vida que este grão singular, perfeitamente adaptado ao seu ambiente e com um sabor como nenhum outro, foi ameaçado e levado à beira da extinção. 

O mesmo se aplica a muitos milhares de outros alimentos.

Todos devemos conhecer suas histórias e as razões de seu declínio, porque nossa sobrevivência depende disso.

Trigo Kavilca na Turquia.

Um futuro alimentar do passado … um campo de trigo Kavilca na Turquia. Fotografia: Dan Saladino

Minha entrada no jornalismo alimentar ocorreu durante uma crise. 

Era 2008 e, embora o mundo estivesse se concentrando principalmente na turbulência financeira que assolava o sistema bancário, uma importante história alimentar também estava se desenrolando. 

Os preços do trigo, arroz e milho dispararam para níveis recordes, triplicando seu valor nos mercados globais. 

Isso empurrou dezenas de milhões das pessoas mais pobres para a fome e também alimentou as tensões que mais tarde explodiram na primavera árabe.

Motins e protestos derrubaram governos na Tunísia e no Egito e ajudaram a desencadear o conflito na Síria.

Pela primeira vez em décadas, as pessoas estavam fazendo perguntas sobre o futuro de nossa cadeia alimentar.

Com 7,5 bilhões de pessoas na Terra e 10 bilhões previstas para 2050, os cientistas que estudam a produção agrícolas começaram a dizer ao mundo que as colheitas globais precisavam aumentar em 70%.

Exigir uma maior diversidade de alimentos parecia uma indulgência.

Mas agora estamos começando a perceber que a diversidade que é essencial para o nosso futuro.

A evidência dessa mudança de pensamento veio em setembro de 2019, na cúpula de ação climática realizada na sede das Nações Unidas em Nova York. 

Emmanuel Faber, então CEO da gigante de laticínios Danone, disse aos líderes empresariais e políticos presentes que o sistema alimentar que o mundo havia criado no século passado estava em um beco sem saída. 

“Pensamos com a ciência que poderíamos mudar o ciclo da vida e suas regras”, disse ele, que poderíamos nos alimentar com monoculturas e basear a maior parte do suprimento mundial de alimentos em um punhado de plantas. Essa abordagem estava errada, Faber explicou. “Temos exterminado a variedade em diferentes culturas e agora precisamos restaurá-la.”

Faber estava fazendo uma promessa de salvar a diversidade apoiada por 20 empresas globais de alimentos, incluindo Unilever, Nestlé, Mars e Kellogg’s – empresas com vendas anuais combinadas de alimentos em 100 países de cerca de US$ 500 bilhões.

No evento, Faber expressou preocupação com o fato de que em algumas partes da indústria de laticínios 99% das vacas são de uma única raça, a Holstein.

“É muito simples agora”, disse ele sobre o sistema alimentar global. “Perdemos completamente a diversidade.”

O CEO da Danone Emmanuel Faber fala no Climate Action Summit na ONU em Nova York em 2019.

O CEO da Danone Emmanuel Faber fala no Climate Action Summit na ONU em Nova York em 2019. Fotografia: Stephanie Keith / Getty Images

Se os negócios que ajudaram a criar e disseminar a homogeneidade em nossos alimentos agora expressam preocupações com a diversidade perdida, todos devemos estar atentos. 

Só agora que estamos dando conta da grande quantidade de variedades que estamos perdendo, mas se agirmos logo, ainda podemos salvá-las.

O declínio na diversidade de nossos alimentos e o fato de tantos alimentos estarem em perigo não aconteceram por acaso: é um problema causado pelo homem.

A maior perda de diversidade de cultivo ocorreu nas décadas que se seguiram à segunda guerra mundial, quando, na tentativa de salvar milhões da fome, os cientistas da agricultura encontraram maneiras de produzir grãos como arroz e trigo em uma escala enorme.

Para cultivar o alimento extra de que o mundo desesperadamente precisava, milhares de variedades tradicionais foram substituídas por um pequeno número de novas variedades superprodutivas.

A estratégia que garantiu isso – mais agroquímicos, mais irrigação, mais nova genética – ficou conhecida como “revolução verde”.

O povo hadza, na África oriental, é um dos últimos caçadores-coletores do mundo.

O povo hadza, na África oriental, é um dos últimos caçadores-coletores do mundo. Fotografia: chuvipro / Getty Images

Por causa disso, a produção de grãos triplicou e, entre 1970 e 2020, a população humana mais que dobrou. 

Mas o perigo de criar safras mais uniformes é que elas se tornam vulneráveis ​​a catástrofes. 

Um sistema alimentar global que depende apenas de uma seleção restrita de plantas corre maior risco de sucumbir a doenças, pragas e climas extremos.

Embora a revolução verde tenha sido baseada em ciência, ela tentou simplificar demais a natureza, e isso está começando a gerar problemas para nós.

Ao criar campos de trigo idêntico, abandonamos milhares de variedades altamente adaptadas e resistentes.

Com muita frequência, seus traços valiosos eram perdidos. ,

Estamos começando a ver nosso erro.

Das 6.000 espécies de plantas que os humanos se alimentaram ao longo do tempo, o mundo agora come principalmente apenas nove, das quais apenas três – arroz, trigo e milho – fornecem 50% de todas as calorias.

Adicione batata, cevada, óleo de palma, soja e açúcar (beterraba e cana) e você terá 75% de todas as calorias que abastecem nossa espécie.

Como milhares de alimentos foram ameaçados e extintos, um pequeno número subiu ao domínio.

Imagine que a soja, que foi domesticada na China há milhares de anos, como sendo um feijão desconhecido fora da Ásia até os anos 1970 e agora é uma das commodities agrícolas mais negociadas do mundo.

Usada na alimentação de porcos, galinhas, gado e peixes de criação, e que, por sua vez nos alimentam, a soja desempenha um papel principal em nossa dieta cada vez mais homogênea consumida por bilhões de pessoas.

Essas mudanças na dieta alimentar vem ocorrendo em um nível global, todas apontando para a uniformidade, são sem precedentes conhecidos.

A dieta de uma pessoa humana, mesmo alguns milhares de anos atrás, era muito mais rica em diversidade do que a que a maioria de nós, hoje.

Na península da Jutlândia, no oeste da Dinamarca, em 1950, escavadores de turfa descobriram o corpo intacto de um homem que havia sido executado (ou possivelmente sacrificado) 2.500 anos atrás.

Dentro do estômago do homem havia um mingau feito com cevada, linho e sementes de 40 plantas diferentes.

Na África oriental atual, os Hadza, que estão entre os últimos caçadores-coletores do mundo, comem um menu totalmente selvagem que consiste em mais de 800 espécies de plantas e animais, incluindo vários tipos de tubérculos, bagas, folhas, pequenos mamíferos, caça de grande animais, pássaros e alguns tipos de mel.

Não podemos replicar suas dietas no mundo industrializado, mas podemos aprender com eles.

Não estou pedindo um retorno a algum tipo de alimentação que tínhamos no passado.

Mas acho que devemos considerar o que o passado pode nos ensinar sobre como ensinar o mundo de agora e o mundo do futuro.

Nosso sistema alimentar atual está contribuindo para a destruição do planeta: um milhão de espécies vegetais e animais estão ameaçadas de extinção; Limpamos trechos de florestas para plantar imensas monoculturas e depois queimamos milhões de barris de petróleo por dia para fazer fertilizantes para alimentá-los.

Estamos cultivando com tempo emprestado.

Dan Saladino em um campo de trigo turco.

Dan Saladino em um campo de trigo turco. Fotografia: Dan Saladino

Não posso afirmar que guardar alimentos em perigo fornecerá respostas para todos esses problemas, mas acredito que deve ser parte da solução.

O trigo Kavilca, por exemplo, pode prosperar em condições tão frias e úmidas que as colheitas modernas certamente não funcionarão.

A cevada pura é um alimento tão perfeitamente adaptado ao ambiente hostil de Orkney que nenhum fertilizante ou outros produtos químicos são necessários para seu crescimento.

E murnong, uma raiz suculenta, nutritiva e outrora abundante do sul da Austrália, é a prova de que o mundo tem muito a aprender com os povos indígenas sobre como comer em harmonia com a natureza.

Normalmente o conceito de estar em perigo e em risco de extinção é utilizado para a vida animal.

Desde 1960, a lista vermelha, compilada pela União Internacional para Conservação da Natureza, catalogou espécies de plantas e animais vulneráveis ​​(cerca de 105.000 até o momento), destacando aquelas em risco de extinção (cerca de 30.000).

Uma versão da lista vermelha dedicada exclusivamente à alimentação foi criada em meados da década de 1990 pelo movimento italiano Slow Food e batizada de Arca do Sabor

O grupo que o criou viu que quando um alimento, um produto ou safra local ficava em perigo, o mesmo acontecia com um modo de vida, conhecimento e habilidade, uma economia local e um ecossistema. 

Seu chamado para respeitar a diversidade aguçou a imaginação de fazendeiros, cozinheiros e ativistas de todo o mundo, que começaram a adicionar seus próprios alimentos ameaçados de extinção à esta Arca.

No momento em que escrevo, a Arca do Sabor contém 5.312 alimentos de 130 países, com 762 produtos em uma lista de espera para serem avaliados.

Conheci muitas pessoas guardando alimentos em perigo, incluindo o fazendeiro que me mostrou o raro campo de trigo Kavilca.

É provável que haja outros heróis em outras parte do mundo.

Você também pode ajudar encontrando os alimentos que estão em risco de extinção em sua área, seja uma variedade de maçã ou um queijo local.

Ao comê-los, você pode ajudar a salvá-los.

Esses alimentos representam muito mais do que sustento.

Eles são história, identidade, prazer, cultura, geografia, genética, ciência, criatividade e artesanato.

E nosso futuro.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top