skip to Main Content

O maior projeto de energia limpa do mundo para abastecer Cingapura da Austrália

Loz Blain – Sun Cable – 28 de setembro de 2021 – O projeto PowerLink da Austrália-Ásia planejado é quase 10 vezes o tamanho da atual maior instalação de energia solar do mundo – titoOnz / Depositphotos

O projeto colossal de infraestrutura de US$ 22 bilhões enviará a luz do sol australiana por mais de 3.100 milhas (5.000 km) até Cingapura, por meio de cabos submarinos de alta tensão.
A ser inaugurado em 2027, será a maior fazenda solar e instalação de armazenamento de bateria da história.

O Território do Norte da Austrália tem espaço e sol abundantes e Cingapura tem falta de espaço e está procurando fazer a transição para a energia renovável.

Os dois poderão em breve ser conectados em um dos maiores e mais ambiciosos projetos de energia renovável já idealizados.

O projeto Australia-Asia PowerLink, liderado pela australiana Sun Cable, planeja criar um gigantesco “Powell Creek Solar Precinct” em 12.000 hectares (29.650 ac) de terras áridas que fica a cerca de 800 km (500 milhas) ao sul de Darwin.
O local, escolhido por ser um dos lugares mais ensolarados da Terra, seria o lar de incríveis 17-20 gigawatts no pico de geração de energia solar e cerca de 36-42 GWh de armazenamento por bateria.
1l-Image---Bhadla-Solar-Park

O parque solar de 2,25 GW Bhadla está sendo desenvolvido em Rajasthan, Índia. Foto: Business Wire.

Para dar uma ideia da escala, isso é quase 10 vezes o tamanho da maior instalação de energia solar do mundo, o 2.245-GW Bhadia Solar Park na Índia, e mais de 30 vezes mais armazenamento de energia do que o último projeto de ” maior bateria do mundo ” cobrimos em fevereiro.

A crude mockup of the 1.2-gigawatt power grid battery planned for Australia's Hunter Valley

Maquete da bateria da rede elétrica de 1,2 gigawatt planejada para Hunter Valley, na Austrália

É enorme!

O projeto PowerLink Austrália-Ásia conectará a Austrália e Cingapura com o maior painel solar e a maior instalação de armazenamento de bateria que o mundo já viu

O projeto PowerLink Austrália-Ásia conectará a Austrália e Cingapura com o maior painel solar e a maior instalação de armazenamento de bateria que o mundo já viu Sun Cable

A energia irá viajar para o norte até a costa através de cabos aéreos e, em seguida, irá viajar para o noroeste para Cingapura por meio de cerca de 4.200 km (2.600 milhas) de cabo submarino de alta tensão em corrente contínua pelo fundo do mar, fazendo uma curva através de algumas dos complicados ilhas da Indonésia.

Ela fornecerá até 3,2 GW de energia limpa e segundo a Sun Cable, fornecerá até 15% da eletricidade de Cingapura e ou seja, fornecerá energia para três milhões de residências.

Os benefícios ambientais serão significativos, cortando cerca de 11,5 milhões de toneladas de emissões de CO2, o que a empresa diz ser o equivalente a retirar 2,5 milhões de carros das estradas.

O projeto PowerLink lançará extraordinários 17-20 GW de células solares em uma instalação de 12.000 hectares na Austrália

O projeto PowerLink lançará extraordinários 17-20 GW de células solares em uma instalação de 12.000 hectares na Austrália – Sun Cable

 O projeto Australia-Asia PowerLink recebeu o status de Projeto Principal pelos governos da Austrália e do Território do Norte.
A empresa concluiu um aumento de capital da Série A para fazer as coisas andarem e concluiu o processo de pesquisa submarina nos 750 km (466 milhas) da rota que cai nas águas australianas. A Indonésia está a bordo, tendo recomendado a rota do cabo e aprovado uma licença de pesquisa.

Os estudos ambientais estão em andamento, a captação de capital está prevista para ser encerrada em 2023 e a construção deve começar logo depois. O plano é que a energia comece a ser vendida em Darwin no início de 2026 e que Cingapura comece a funcionar no início de 2027.

Confira um vídeo abaixo.

 

 

O maior projeto de infraestrutura do mundo – Projeto AAPowerLink da Sun Cable

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top