skip to Main Content

O planeta perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo em menos de 30 anos

Por Robin McKie – Editor de ciências do The Guardian

Cães Husky vagam sobre o gelo marinho durante uma expedição no noroeste da Groenlândia, onde a perda de gelo foi desencadeada pela elevação do nível do mar e da temperatura atmosférica. Fotografia: Steffen Olsen / Center for Ocean and Ice no / AFP / Getty Images
Cientistas dizem que há poucas dúvidas de que o aquecimento global é o culpado pelo derretimento de todo esse gelo.

Um total de 28 trilhões de toneladas de gelo derreteram da superfície da Terra desde 1994. Essa é a conclusão surpreendente de cientistas do Reino Unido que analisaram pesquisas por satélite dos pólos, montanhas e geleiras do planeta para medir a quantidade de cobertura de gelo perdida devido ao aquecimento global desencadeada pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Os cientistas – baseados nas universidades de Leeds e Edimburgo e na University College London – relatam que o nível de perda de gelo é impressionante e alertam que, pela sua análise, indica que o aumento do nível do mar, desencadeado pelo derretimento de geleiras e mantos de gelo, pode chegar a um metro no final do século.

“Para colocar ser ter uma ideia do problema, cada centímetro de elevação do nível do mar significa que cerca de um milhão de pessoas serão afetadas diretamente”, disse o professor Andy Shepherd, diretor do Centro de Observação Polar e Modelagem da Universidade de Leeds na Inglaterra.

Imagem da Universidade de Leeds na Inglaterra.

Além disso, a água fria que jorra do derretimento das geleiras e mantos de gelo está causando grandes perturbações na saúde biológica das águas do Ártico e da Antártica, enquanto a perda de geleiras nas cadeias de montanhas ameaça destruir as fontes de água doce das quais as comunidades locais dependem muito.

 The Greenland ice sheet south of Ilulissat. Photograph: Ian Joughin/IMBIE

“No passado, os pesquisadores estudaram áreas individuais – como a Antártica ou a Groenlândia – onde o gelo está derretendo. Mas esta é a primeira vez que alguém olha para todo o gelo que está desaparecendo de todo o planeta ”, disse Shepherd. “O que encontramos nos surpreendeu.”

O nível de perda de gelo revelado pelo grupo corresponde às previsões do pior cenário possível delineadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), acrescentou.

Adélie penguins have more breeding success when levels of sea ice are low, meaning their population could boom in coming years. Photograph: Wolfgang Kaehler/LightRocket/Getty

 

O grupo de estudos, fez pesquisas de satélite em geleiras na América do Sul, Ásia, Canadá e outras regiões, bem como o gelo marinho no Ártico e na Antártica, os mantos de gelo que cobrem o solo na Antártica e na Groenlândia,  em plataformas de gelo que se projetam do continente Antártico para o mar. O estudo abrangeu fotos dos anos de 1994 a 2017.

Uma geleira derretendo no arquipélago de Svalbard. Fotografia: Jan Tove Johansson / Getty Images

A conclusão dos pesquisadores é que todas as regiões sofreram reduções devastadoras na cobertura de gelo nas últimas três décadas e o pior é que essas perdas de gelo continuam.

“Para contextualizar as perdas que já experimentamos, 28 trilhões de toneladas de gelo cobririam toda a superfície do Reino Unido com uma lâmina de água congelada de 100 metros de espessura”, acrescentou o membro do grupo Tom Slater, da Universidade de Leeds. “É simplesmente alucinante.”

 

Fendas perto da linha de aterramento da geleira de Pine Island, Antártica. Fotografia: Ian Joughin / Universidade de Washington / IMBIE

Quanto à causa dessas perdas surpreendentes, o grupo é inflexível: “Não pode haver dúvida de que a grande maioria da perda de gelo no planeta é uma consequência direta do aquecimento global”, afirmam em seu artigo de revisão, publicado no site online Journal Cryosphere Discussions.

“Em média, a temperatura da superfície do planeta subiu 0,85C desde 1880, e foi amplificado nas regiões polares”, afirmam. As temperaturas do mar e da atmosfera aumentaram como resultado e o golpe duplo resultante desencadeou as perdas catastróficas de gelo, que agora foi revelado pelo grupo de estudo.

No caso do derretimento da camada de gelo na Antártica, o aumento da temperatura do mar foi o principal fator, enquanto o aumento da temperatura atmosférica foi a causa da perda de gelo das geleiras interiores, como as do Himalaia. Na Groenlândia, a perda de gelo foi desencadeada por uma combinação de aumento das temperaturas do mar e da atmosfera.

A água derretida sai da geleira Boyabreen em Fjaerland, Noruega – um processo acelerado pelo aquecimento global. Fotografia: Sean Gallup / Getty Images

A equipe frisou que nem todo o gelo perdido naquele período teria contribuído para o aumento do nível do mar. “Um total de 54% do gelo perdido foi do gelo marinho e das plataformas de gelo”, disse o pesquisador da Universidade de Leeds, Isobel Lawrence. “Eles flutuam na água e seu derretimento não teria contribuído para o aumento do nível do mar. Os outros 46% da água derretida vieram de geleiras e mantos de gelo no solo e teriam contribuído para a elevação do nível do mar. ”

Apesar dos avisos dos cientistas, essas emissões continuaram a aumentar à medida que as temperaturas globais continuaram a subir. De acordo com dados divulgados pelo Met Office na semana passada, houve um aumento de 0,14 ° C nas temperaturas globais entre a década de 1980-89 e a década de 1990-1999, então um aumento de 0,2 ° C entre cada uma das décadas seguintes. Espera-se que essa taxa de aumento seja ainda maior, possivelmente para cerca de 0,3ºC por década, à medida que as emissões de carbono continuem em sua trajetória ascendente.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top