skip to Main Content

O planeta pode estar mais perto do 1,5°C de aquecimento global do que pensávamos

Icebergs perto de Ilulissat, Groenlândia, onde a mudança climática está mostrando um grande impacto – Ulrik Pedersen / NurPhoto via Getty Images

As emissões globais de carbono já podem ter aquecido o planeta em pelo menos 18 por cento mais rápido do que se pensava anteriormente, aumentando a perspectiva de que o mundo ter menos tempo do que o esperado para cumprir as metas do Acordo de Paris e evitar mudanças climáticas catastróficas.

New Scientist Default Image

Estima-se que a temperatura média global subiu cerca de 1,07° C desde a revolução industrial, ante uma estimativa anterior de 0,91° C. Esta atualização traz preocupação a todos, sugerindo que o aumento real da temperatura está na extremidade superior das faixas anteriormente estabelecidas como teto.

A descoberta significa que os governos podem ter menos tempo para conter as emissões de carbono para manter o aumento da temperatura em 1,5° C ou 2° C sob o acordo de Paris, e as estimativas atuais de aquecimento futuro também podem aumentar.

Global annual mean temperature from 1850 to 2018 for HadCRUT5 and a range of other data sets relative to two different baseline periods - 1961-1990 and 1850-1900.

O aumento de 18 por cento é o maior em anos de revisões do HadCRUT, mas o aproxima quase dos dois outros conjuntos de dados principais usados ​​para rastrear as temperaturas globais, administrados pelas agências americanas NASA e pela National Oceanic and Atmospheric Administration.

É notável como esses três conjuntos de dados independentes agora se assemelham, diz Kate Marvel, da Columbia University, em Nova York, que não estava envolvida no artigo de Osborn.

A mudança estava atrasada, dizem os cientistas do clima. “Honestamente, muitos de nós reconhecemos há muito tempo que o conjunto de dados HadCRUT subestimou o aquecimento”, diz Michael Mann, da Pennsylvania State University.

Existem duas razões principais para a revisão para cima de 0,16 ° C no aquecimento anterior. 

A maior foi a mudança na forma como a equipe HadCRUT olhou para as temperaturas da superfície do mar, especificamente como ela era medida por navios medindo a temperatura da água do mar em suas casas de máquinas.

A outra é que as lacunas na cobertura do conjunto de dados do Ártico, que vem aquecendo duas a três vezes mais rápido que a média global, foram preenchidas.

Anteriormente, os quadradinhos para a região eram deixados vazios se não houvesse dados observacionais – agora eles são estimados com dados de praças próximas.

A nova pesquisa pode efetivamente reduzir o orçamento mundial de carbono, a quantidade que pode ser emitida sem ultrapassar as metas de temperatura. O painel de ciência do clima da ONU, o IPCC, disse em 2018 que as emissões globais precisam ser reduzidas pela metade até 2030 e chegar a zero em 2050 para ter dois terços de chance de ficar abaixo de 1,5° C.

É muito cedo para dizer o quanto a atualização de hoje pode mudar essa linha do tempo. “O IPCC superestimou o orçamento de carbono disponível por meio de escolhas que tendem a subestimar o aquecimento que já experimentamos. Isso, claro, significa que há muito mais trabalho a fazer se quisermos evitar um aquecimento perigoso ”, diz Mann.

A outra consequência do aquecimento mais alto são algumas estimativas de sensibilidade climática – quanto o mundo vai aquecer com base na duplicação do dióxido de carbono atmosférico – vai ter um aumento leve, diz Osborn.

Em última análise, a revisão do HadCRUT não muda drasticamente nossa situação, disseram os pesquisadores à New Scientist, já que governos e cientistas contam com mais de um dos principais conjuntos de dados de temperatura. “Nenhuma dessas coisas muda o quadro geral: o planeta está esquentando e isso se deve às atividades humanas”, diz Gavin Schmidt, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top