skip to Main Content

O que é eficiência energética

Basicamente é fazer mais com menos energia. Isso é o conceito de eficiência energética.

Por Além da Superfície

Estamos vivendo uma fase de transição energética, saindo do intensivo uso de energia gerada por meio de combustíveis fósseis e incentivando o uso de energias mais limpas como a solar, eólica e os biocombustíveis. Apesar estarem em fase de crescimento, essas energias ainda precisam de investimentos massivos em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para que se tornem mais acessíveis e ampliem o seu alcance.

Diante esse cenário, a eficiência energética se faz cada vez mais necessária.

Gerar energia utilizando cada vez menos recursos naturais e usá-la de forma inteligente e consciente são os propósitos.

A eficiência energética pode ser ilustrada a partir do uso de eletrodomésticos.

Hoje em dia é comum encontrar geladeiras com os selos sustentáveis, que garantem a eficiência do produto – no caso, em manter seus alimentos conservados a baixa temperatura – gastando menos energia elétrica.

O uso de lâmpadas de LED também é outro exemplo de eficiência energética que podemos ver cotidianamente.

De acordo com o relatório do Centro Brasileiro de Informação em Eficiência Energética (Procel), o uso desses equipamentos ‘verdes’ e de instalações eficientes podem economizar até 8,8% no consumo de energia elétrica.

Mas isso significa o fim do uso do petróleo? Não.

O setor de óleo e gás não fornece somente matéria-prima para combustíveis. Os derivados do petróleo e do gás natural são utilizados na composição dos mais diversos materiais que são, por sua vez, usados para a produção de energia limpa e transporte. O petróleo está presente em peças de carros elétricos e até mesmo nas placas de energia solar.

Além desse ponto, o setor de óleo e gás está inserido na transição energética produzindo gás natural, um combustível com baixa emissão de carbono que pode funcionar como fonte de geração complementar de energia, especialmente nos momentos de intermitência natural das matrizes eólica e solar.

As empresas de óleo e gás diante esse cenário

Empresas do setor de óleo e gás estão levando a pauta de sustentabilidade para as reuniões de planejamento de negócios e se tornando empresas de energia. Para que os objetivos sejam atingidos, é necessário que haja um contínuo investimento em inovação e tecnologia, principalmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top