skip to Main Content

Sooretama – Onde Amazônia e Mata Atlântica se encontram

Espécie comum na Amazônia, o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus) somente exibe suas cores na Reserva Biológica de Sooretama e em reservas particulares vizinhas. Foto: Leonardo Merçon.

As florestas que compunham a chamada Mata do Tabuleiro do Espírito Santo, ao norte do Rio Doce, já foram consideradas uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta. Infelizmente, muito já foi perdido devido à ocupação humana, a poluição dos rios e o desmatamento desenfreado. Da exuberante vegetação que se estendia a perder de vista restam hoje apenas alguns fragmentos, dentre eles a Reserva Biológica de Sooretama.

Área de floresta no interior da Reserva Biológica de Sooretama. Foto: Leonardo Merçon.

O nome Sooretama vem da língua tupi e significa “casa dos animais da mata”. A reserva e o complexo florestal do qual ela faz parte são alguns dos últimos e mais importantes refúgios de Mata Atlântica do Espírito Santo, e o derradeiro reduto, no estado, de espécies icônicas como a onça-pintada, o tatu-canastra, a harpia e a anta. Esse é o motivo pelo qual o complexo consta na lista da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e uma das áreas chaves para a preservação de aves pela organização Birdlife International.

A Reserva Biológica (Rebio), com 27.800 hectares de área, faz parte de um mosaico florestal que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo, chamada de “Hiléia Baiana.” Nela podem-se encontrar, curiosamente, indícios da flora e fauna amazônicas em plena Mata Atlântica, apesar dos aproximadamente 1.500 km que as separam.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top