skip to Main Content

Oceanos perderam 1,4 mi de toneladas de pescados por causa do clima

Volume de pescados em oceanos encolheu 4,1% de 1930 a 2010, alertando para a sensibilidade dos ecossistemas marítimos a mudanças climáticas (Foto: Octavio Aburto)

Aquecimento das águas provocadas pelas mudanças climáticas ameaçam ecossistemas marinhos, diz estudo

As populações de peixes estão declinando com o aquecimento global, numa medida em que coloca em risco milhões de pessoas em todo o mundo que dependem da proteína como principal fonte de alimento, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (28/02), na Science. O estudo descobriu que o volume de frutos do mar que a humanidade poderia extrair, de maneira sustentável, de uma ampla gama de espécies, encolheu 4,1% de 1930 a 2010, provocado pelas mudanças de clima e ação humana.

Embora o percentual pareça pequeno, ele representa cerca de 1,4 milhões de toneladas de peixes durante o período pesquisado. Em termos comparativos, o volume de tilápia produzido pelo Brasil em 2017 foi de 357 mil toneladas, sendo o quarto maior produtor mundial.
Os pescados correspondem a 17% da ingestão de proteína da população global e 70% para pessoas que vivem em alguma costa litorânea e ilhas, de acordo com a Organização Mundial para Agricultura e Alimentação (FAO).

Os responsáveis pelo estudo alertam que o aquecimento global irá pressionar o fornecimento de alimentos no mundo nas próximas décadas. Mesmo excluindo outros fatores como responsáveis pelo aquecimento das águas, como a pesca excessiva, o estudo sugere que a mudança climática já está tendo sérios impactos na produção de frutos do mar.

Com o aquecimento dos oceanos, algumas regiões apresentam um ritmo mais acelerado de queda. É o caso do nordeste do oceano Atlântico e o Mar do Japão. Onde as populações marinhas caíram mais de 35% no período do estudo.

Fonte – Globo Rural de 28 de fevereiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top