skip to Main Content

Oceanos terão mais plásticos do que peixes

O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050 – informou nesta terça-feira (19) o Fórum Econômico Mundial de Davos.

“O sistema atual de produção, utilização e descarte de plásticos tem efeitos negativos importantes: de 80 a 120 bilhões de dólares de embalagens plásticas são perdidos anualmente. E além do custo financeiro, sem nada em troca, os oceanos terão mais plástico do que peixes (em peso) até 2050”, informa um comunicado.

O fórum de Davos, cujas reuniões de trabalho começam na quarta-feira, revela um estudo realizado com a fundação da navegadora Ellen MacArthur e a consultoria McKinsey.

Segundo o documento, a proporção de toneladas de plástico-toneladas de peixes era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050.

O fórum estima necessária “uma refundação total das embalagens e dos plásticos em geral” e a busca por alternativas ao petróleo como material de base para sua produção – pois caso nada mude, o plástico representará 20% da produção petroleira em 2050.

Por causa dos sacos de plástico de uso único, “95% do valor das embalagens de plástico, estimado entre 80 e 120 bilhões por ano, se perde”, lamenta o WEF, pedindo o estabelecimento de canais de reciclagem verdadeiros e reutilização.

“Os modelos de produção e consumo lineares são cada vez mais questionados (…) e isso é especialmente verdadeiro para os setores onde existem grandes volumes de baixo valor como as embalagens de plástico”, apontou em declaração a navegadora Ellen MacArthur, também solicitando a criação de uma economia circular, reutilizando os materiais.

Vários países estão tentando limitar o uso de sacos plásticos. Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único devem ser proibidos em março.

No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização.

Nota do Instituto IDEAIS – Plásticos biodegradáveis são uma ótima opção quando existe risco real dos diversos produtos plásticos (sacos, filmes, sacolas, envelopes, canudos, frascos, copos, pratos etc) serem descartados incorretamente, onde infelizmente jamais serão coletados para a reciclagem. Plásticos biodegradáveis são regidos no Brasil pelas normas ABNT PE-308.01 ou ABNT 15448-2 . Exija do seu fornecedor certificado de conformidade com estas normas, emitido por terceira parte independente e habilitada.

Fonte – Portal UOL com informações da AFP

Boletim do Instituto IDEAIS de 25 de janeiro de 2016

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top