skip to Main Content

Óleo de cozinha é matéria-prima contra a poluição

by tpfliss  

Gabriela Bortolon e Michely Massa Se reutilizado adequadamente, um dos maiores “vilões” do meio ambiente pode gerar renda e diminuir danos ambientaisO reaproveitamento do óleo de cozinha pode reduzir danos ao meio ambiente. A produção de sabão e de biodiesel é a melhor forma de reutilizar o óleo usado em frituras e que, geralmente, é jogado no ralo da pia. Projetos em Maringá visam a conscientizar a população sobre os danos causados pelo óleo, quando destinado de forma errada após o uso, e ensinam como produzir sabão a partir dessa matéria-prima.Coordenado por Maria Helena Pereira Biff, o projeto “Sabão Cidadão” trabalha com mulheres de baixa renda e usa o óleo de cozinha como principal elemento na fabricação do sabão. Além de reutilizá-lo de forma adequada, elas têm outros objetivos. Um deles, segundo Maria, é “melhorar a condição de vida das famílias”, pois parte da renda obtida por meio da venda do produto é usada na compra de geladeiras novas. Maria diz ainda que dessa forma há economia de energia, e isso ajuda as famílias a se enquadrarem no programa “Luz Fraterna”, do governo estadual.

A ONG FUNVERDE de Maringá, lança este mês um projeto, ainda sem nome, que tem como objetivo ensinar a população a reciclar o óleo de cozinha. O projeto é dividido em duas etapas: coleta de dados sobre o consumo do óleo e aulas de reutilização da matéria-prima caseira.

Vinte e três bairros vão ser visitados pela ONG. As aulas serão ministradas em parceria com igrejas e associações de bairro. Segundo Ana Domingues, fundadora da ONG, a produção de sabão vai gerar renda para donas-de-casa e benefícios para os que doam o óleo. “Enquanto grandes empresas pagam pela matéria-prima, para quem participa de projetos como este, é de graça. Dois litros de óleo são suficientes para produzir dez barras de sabão, e uma barra fica com quem doou o óleo.”

Segundo a bióloga e diretora técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, Lídia Maria da Fonseca Marostica, a prefeitura não tem projeto próprio, mas apóia as cooperativas e ONGs que trabalham na coleta e reciclagem do óleo de cozinha. Ela explica que uma gota de óleo é capaz de contaminar mil litros de água e um litro de óleo, se jogado na terra, pode poluir até 1 km.

Ana Domingues diz que é importante a pessoas acordarem e verem que é preciso fazer algo para mudar. “Não adianta esperar ações do governo. Temos de agir.” Ela diz ainda que algumas cidades brasileiras já estão trabalhando com o óleo de cozinha para produção de biodiesel e que, em Maringá, duas empresas darão início ao mesmo processo.

Mesmo sem participar de projetos ambientais, algumas donas-de-casa têm consciência sobre a forma correta para destinação final do óleo. Maria Socorro dos Santos, auxiliar de enfermagem, coloca o óleo em garrafas PET e doa para a vizinha que fabrica sabão. “Antes eu jogava nas plantas. Achava que fazia bem para elas. De tanto as minhas filhas falarem que era errado, eu mudei.”

Depois do uso, o destino do óleo geralmente é o ralo da pia. (Jornal Matéria Prima)

 

Este Post tem 69 Comentários

  1. Achei muito esclarecedora a matéria, eu estou fazendo um trabalho sobre a reutilização de óleo de cozinha pra Universidade Salgado de oliveira e queria saber se alguém poderia mandar mais alguma informação ou me ceder o contato, e-mail de alguma dessas pessoas que estão envolvidas nesses projetos.

    obrigado.

  2. Parabens pelo trabalho, sao iniciativas como essa que nos fazem sentir que nada esta perdido. vamos salvar nosso planeta. se todos fizerem um pouquinho sera muito.

    Gostaria de poder fazer minha parte. gostaria de saber mais sobre o projeto e como se faz o sabao para que eu ensine aqui em minha cidade tambem.
    aguardo resposta ok.

    obrigado
    abracos

  3. Adorei o trabalho de vcs, gostaria de receber mais inform~ções sobre como fazer o sabão.Estamos implantando oficinas aqui na universidade e trabalhamos com coleta seletiva, reciclgagem e agora com óleos reaproveitados.Espero retorno.
    Obrigada

  4. Olá,
    Sou da sala de 3º Jornalismo, onde as autoras do texto estudam, em Maringá – PR.
    Gostaria de dizer que achei super bacana ver um texto de minhas colegas no site de vocês e gostaria de pedir que, quem tiver interesse, visite o nosso Jornal Laboratório.
    Ficaríamos muito gratos se vocês lessem e comentassem!!
    Muito obrigada pelo reconhecimento.

    Viviam

    o endereço do Jornal Matéria Prima:
    http://www.jornalmateriaprima.jex.com.br

  5. Viviam,

    é normal apreveitarmos daquilo que está perfeito, não tinha o que mudar, suas colegas foram felizes no texto, por isso, aproveitamos integralmente.

    Parabéns para voces.

    Estamos aberto a todas as reportagens que voces quiserem publicar a respeito de meio ambiente, a educação é a base de tudo.

    Obrigado,

    Cláudio
    Presidente da FUNVERDE

  6. Olá…acho muito interessante essa produção de sabão com óleo reutilizado, gostaria de saber o procedimento detalhado e se vocês já fizeram sabonetes também??

  7. Olá pessoal! Parabéns pelo trabalho. Moro em São Paulo e gostaria de uma indicação sobre alguma empresa que faça colheta de óleo . aguardo sua resposta.
    Desde já, obrigada.

    Bia Cattoni

  8. Estou desenvolvendo um projeto… Caso tenham algum material que faça citação sobre os “males gerados ao meio ambiente pelo descarte indevido do resto de óleo de fritura” poderiam enviar-me?

    Atenciosamente,
    Wagner

  9. Olá td bem? Espero que sim…
    Sou aluno do IESB/FATEP – Design de Bauru, eu e meu grupo estamos fazendo uma pesquisa sobre o óleo de cozinha e o nosso tema é cuidar o ambiente. Então resolvemos fazer a pesquisa mais aprofundada da coleta e reciclagem do óleo de cozinha.

    Gostaria de saber, se existe alguma empresa ou ong que buscam óleos coletados ou coletam de outras cidades e tbm queria saber como é o processo da coleta e da reciclagem.

    Atenciosamente, Felipe.

  10. Parabéns pelo trabalho!
    Estamos organizando uma Cooperativa de trabalhadoras donas-de-casa para a fabricação de sabão, em Samambaia/DF. Gostaria que me enviasse com mais detalhes as etapas do Projeto: “O projeto é dividido em duas etapas: coleta de dados sobre o consumo do óleo e aulas de reutilização da matéria-prima caseira.”
    Gostariapor favor, de obter a receita detalhada, do sabão de óleo de cozinha e que vcs me indicasse algum autor que escreveu sobre os impactos ambientais referento aos resíduo de óleo. O que puder nos ajudar já agradeço. Aguardo resposta.
    Meu e-mail: …

  11. Já implantamos com sucesso a coleta seletiva de resíduos em nosso condomínio, situado no bairro de Vila Mariana, São Paulo.
    Agora, com o pessoal mais engajano no programa, queremos fazer o recolhimento do óleo utilizado nas frituras e agradecemos por nos informar nomes e endereços de empresas que estão fazendo a coleta do óleo doméstico.

    Grato

    Roberto Benotti

  12. Gostaria de saber sa ha como vc me enviar mais informacoes sobre o sabao e principalmente sobre a producao de Biodisel.

    Desde ja agradeco
    Luiz Gustavo Zuchi

  13. ola, gostaria de saber como vou pagar no litro do óleo pego na residencia das pessoas, pois estou disposto a trabalhar com sabao.
    muito obrigado!

  14. Estou fazendo um curso de Meio Ambiente em Rio das Ostras, onde moro, e preciso fazer um projeto de reciclagem de óleo de cozinha para as escolas. Gostaria de maiores informações para elaborar o projeto quanto a viabilidade de fazer com crianças de 5ª a 8ª séries,analizando os perigos possíveis,os custos e uma receita de fácil manuseio.
    Aguardo resposta.Obrigada.
    Nazaré.

  15. Gostaria se possivel que me enviassem materias fundamentadas sobre os impactos ambientais que oleo vegetal causa na natureza , para elaboração do meu TCC – trabalho de conclusão de cursos da Faculdade Integrada Padre Anchieta de Guarapari.

    Obrigada.

  16. ola pessoal..

    achei de grande valia as informacoes trazidas para o site,porem gostaria de algumas dicas.Vou fazer um questionario para a publicacao de um paper em um congresso na faculdade e precisaria de dados para um projeto posterior.Entao pensei em caracterizar os locias onde o oleo e descartado e se as pessoas tem nocao do mal que estao causando.
    alguem pode duisponibilizar um questionaro com essa linha de pensamento:

    AGRADECO NO AGUARDO DA RESPOSTA

    CAIO FELIX

  17. oi, gostaria de saber a receita deste sabão, achei muito boa a idéia e gostaria de saber também um pouco mais sobre o projeto!

    desde ja obrigada!

  18. Eu sou do 3ºano de biologia, e estou escrevendo um trabalho sobre esse assunto, gostaria se fosse possivel q me andassem alguem material como fonte de pesquisa p poder editar em meu trabalho,,, grato

  19. Olá !

    Iniciativas como esta, é de grande importancia tanto para o planeta tanto paras os seres vivos.

    gostaria de obter mais informações de como montar o projeto para recolhimento dos óleos utilizados.

    Obrigada,

    Eunice.

  20. oie tambem estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre a reutilizaçao do oleo de cozinha

    gostaria que me dessem uma dica sobre literaturas que falem sobre este assunto ou trocar informações

    ok ,
    valeu !

  21. Estamos iniciando um projeto na escola publica no Rio de Janeiro, utilizando esse residuo toxico em sabao. gostaria de obter maior contato com todos aqueles que buscam conservar e reduzir o impactos poluentes nas nossas aguas. As mudanças tem que ocorrer com as crianças para um futuro melhor. Se precisar de ajuda estamos aqui. Abraços Verdes, Prof. Elizete

  22. Gostaria de saber sobre o impacto causado pelo uso da soda caustica na produçao do sabão ecológico com oleo usado.
    obrigado .

    aguardo resposta .

  23. Oi achei muito interessante a reportagem.
    Estou fazendo mestrado na universidade federal de itajubá MG
    e estou realizando um trabalho sobre a avaliação ambiental do oleo de fritura transformado em sabão e em biodiesel (o que é melhor ambientalmente).
    Queria informaçãoes sobre como é produzido o sabão a partir do oleo de cozinha.
    Como é produzido o biodiesel etc….
    Desde já obrigado.

  24. Parabéns pelo trabalho de vocês,como cidadões e amantes da natureza não podemos deixar nas mãos do governo,algum muito precioso que esta sendo destruido a cada dia.

    Gostaria de aproveitar e pedir para vocês a receita da tranformação do óleo em sabão liquido

    desde já muito obrigado!

  25. Olá, parabéns pelo trabalho.
    Estou estruturando um projeto de coleta e reciclagem de óleo de fritura na escola pública em que trabalho. Gostaria de obter mais informação sobre como fazer o sabão de óleo de fritura e se possível outras informações sobre o assunto.
    Fico aguardando sua resposta,

  26. tenho um restaurante em santo amaro SP SP e gostaria de saber se tem alguem que passe para pegar o oleo de ftiruta para que não joguemos mais no ralo da pia.

  27. Gostaria de saber algum autor sobre os impactos ambientais que o óleo de cozinha causa e outras informações se for possível.

  28. Bom Dia,

    Gostaria muito de saber a respeito da reutilização do óleo de cozinha na confecção de sabões, visto que além de um benefício material estamos colaborando com o meio ambiente.Gostaria também que se possível nos enviasse receitas de sabão caseiro, pois este é um projeto que está nascendo em meu coração, pois tenho a intenção de fundar uma ong.

    Desde já agradeço a atenção,

    Otacilio Germano

  29. Estou fazendo meu tcc, sobre o assunto, onde estamos implantando nosso projeto em uma comunidade, gostaria de saber se vcs possuem material sobre o asunto para ajudar,ficaria muito grata!!

  30. Estou fazendo um trabalho para um curso de gestão na onde devo abrir uma empresa, e pensando em algo q traga beneficios a natureza, tivemos a idéia de abrir um fabrica de sabão reciclavel,reaproveitando o oleo vegetal, só que para esse trabalho seguir em frente, devemos apresentar fornecedores, e também empresas que apoiam nosso projeto, mais não sei onde encontrar e com quem falar, teria como vocês me mandarem mais informações sobre o projeto de vocês?
    Assim, quem sabe essa idéia sai do papel.

    obrigado pela sua atenção

    e achei muito interessante essa matéria.
    Parabéns.

  31. Eu gostaria de parabeniza-la pelo projeto e pedir a receita detalhada do sabão ecológico, pois sou educador ambiental e trabalho principalmente em escolas com projetos ambientais. Quero levar esse projeto pras escolas daqui de Mercês /MG.
    Sou tecnólogo em meio ambiente pela UNIPAC, e aluno de pós- graduação em educação ambiental pela UFJF /MG. uM GRANDE ABRAÇO E FICA COM DEUS…

  32. Estamos fazendo um projeto similar a este, e gostariamos de saber mais informações sobre o assunto, qualquer coisa serve, só para nós divulgarmos melhor a idéia da reciclagem. Queremos saber o que ocorre quando óleo é descartado no ralo, ou de maneira inadequada.

    Obrigada.

  33. Gostaria de receber trabalhos sobre reciclagem de óleos vegetais e se possível outros na área do meio ambiente, trabalho com política no RS e gostaria de ter mais subsídidios sobre o assunto para trabalhar.

  34. É muito importante esses trabalhos que ajudam o meio ambiente e através deste site preciso de uma ajuda para
    elaborar projetos relacionados ao oleo de cozinha e outros que envolva materias-primas que prejudicam o meio ambiente. Gostaria muito de colocá-los em prática com os jovens que trabalho.

    Agradeço a atenção.

  35. Moro em Osasco em um grande condominio e gostaria de saber se na grande São Paulo existe uma empresa que recolhe a coleta de oleo de cozinha para reciclagem.
    Vamos iniciar a coleta em breve…

  36. ESSE PROJETO É MUITO INTERESSANTE E COM CERTEZA VAI AJUDAR AS PESSOAS E O MEIO AMBIENTE.
    MAS ESSE SABÃO QUE É PRODUZIDO PODE SER UTILIZADO PARA QUE…..

  37. Adorei o site de vcs as matérias e os comentários.
    Trabalho numa escola municipal da periferia de São Carlos _ SP e pretendemos em uma reunião de pais, desenvolver uma oficina de sabão caseiro.
    Portanto ficaria muito feliz se pudessem me passar a receita e o pass a passo.
    Obrigada
    Viviane

  38. Esses tipos de iniciativas deveriam ser mais divulgadas em grandes centros e na midia,pois o mundo em que vivemos está sendo destruidos pela evoluçao humana e ainda se fala muito pouco dos grandes impactos que pequenos gestos cotidianos agridem o meio ambiente.Creio que esta na hora de unirmos e mostrar a sociedade como um todo que estamos em periodo de consequencias e o planeta esta pedindo ajuda.Lembrem-se que quem mora nessa “casa”somos nós então se detruirmos não existiremos mais.Até mais.Se alguem quiser se comunicar comigo fico a disposição para discutir novas idéias.Obrigado
    Eduardo.

  39. Olá, estou cursando química e tenho um trabalho super importante sobre os impactos que o óleo causam ao meio ambiente e sua reciclagem….. será que vcs podem me ajudar me mandando alguma coisa……

    muito obrigado

  40. Olá, sou professora de geografia e estou iniciandop um projeto na escola onde leciono de coleta de oleo e a produção do sabão ,por isso gostaria que me enviasse a receita do sabão e se tiver bibliografia que me alxiliem no assunto na escrever no projeto

    muito obrigado

  41. Olá,

    Gostaria de receber mais informações, se possível, dos possíveis gastos para se produzir sabão a partir de ól de cozinha. Estou fazendo um trabalho para a disciplina de Empreendedorismo na faculdade, e precisamos fazer um plano de negócio sobre algum empreendimento.
    Se possível, poderia me ajudar?

    Muito obrigado!

  42. Ola, eu estou fazendo um trabalho para faculdade e vamos montar uma empresa que coleta o oléo de cozinha e revende para empresas reaproveitarem. Queria saber se voce tem informação de quanto vale o litro do oléo apos ser revendido, para nos termos uma noção.

    obrigado

  43. Achei importantíssimo o projeto realizadopor vocês. Eu trabalho com jovens moradores em áreas de risco e achei interessante trabalhar com eles. Pois, aprenderiam a importancia em cuidar do meio ambiente aomesmo tempo que iriam aprender a reciclar o óleo e que poderia ajudá-los com alguma renda. Gostaria,se possível maiores informações de como montar e receitas de como fazer o sabão. Desde já agradeço e agradeço a Deus porexistir pessoas como vocês.

  44. Adorei a matéria e a idéia do projeto, inclusive achei esse site enquanto pesquisava sobre o assunto…pois estou iniciando um trabalho parecido com esse..

  45. Parabéns pelo trabalho.
    Estou pesquisando dados para a elaboração de um projeto de coleta e reciclagem de óleo de fritura na escola pública em que trabalho. Gostaria de obter mais informação sobre como fazer o sabão de óleo de fritura e se possível outras informações sobre o assunto ,com algumas dicas para a elaboração de um bom projeto.
    Fico aguardando sua resposta,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top