skip to Main Content

Ong de defesa dos consumidores recomenda consumo de orgânicos

Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil possuem aditivos químicos. Com esse número, o País alcançou o primeiro lugar na lista dos que mais utilizam agrotóxico e permanece nessa posição desde 2009. A PROTESTE, Associação de Consumidores, acredita que tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população, o uso dos pesticidas deve ser reduzido, para que seus efeitos não prejudiquem a saúde.

Diante desta realidade, já em 2016, a Associação realizou um teste com 30 amostras adquiridas em supermercados e feiras nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. O teste revelou que em 14% das amostras, os níveis de pesticidas estavam acima dos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já 37% continham substâncias não autorizadas para o plantio de determinado tipo de alimento ou proibidas no Brasil (porque não tiveram sua segurança para a saúde comprovada).

Como nos dias atuais é difícil evitá-los por completo, a PROTESTE recomenda aos consumidores o consumo de alimentos orgânicos ou o cultivo de uma horta em casa. Outra medida é identificar a presença excessiva dessas substâncias prejudiciais e retirá-las da camada mais externa da fruta, legume ou verdura adquiridos no supermercado. A Associação listou algumas medidas que podem ajudar:

Dê preferência às frutas e verduras da época. No período de safra, as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas. Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos;

Como a oferta de frutas produzidas organicamente ainda não é satisfatória, procure sempre descascar as frutas, em especial frutas como pêssegos, nectarinas, peras e maçãs. Alguns resíduos de agrotóxicos ficam depositados nas cascas;

Lave bem as frutas e verduras em água corrente e coloque-as numa solução com vinagre (4 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água), durante 20 minutos, ou numa solução com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água) por 20 a 30 minutos. Esses procedimentos podem reduzir, sobretudo, contaminações microbiológicas e uma pequena parte dos agrotóxicos de contato (que estão na casca). Contudo, não há comprovação científica que esses procedimentos eliminem os resíduos de agrotóxicos.

Fonte – Julio Ottoboni, Envolverde de 18 de maio de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top