skip to Main Content

Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma 2017 entre os três anos mais quentes registrados

Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma 2017 entre os três anos mais quentes registrados

Em um claro sinal de mudanças climáticas de longo prazo causadas pelo aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, 2015, 2016 e 2017 foram confirmados como os três anos mais quentes registrados. 2016 ainda mantém o recorde mundial, enquanto 2017 foi o ano mais quente sem um El Niño, que pode aumentar as temperaturas anuais globais.

Uma análise consolidada da Organização Meteorológica Mundial, de cinco principais conjuntos de dados internacionais, mostrou que a temperatura média global da superfície em 2017 foi de aproximadamente 1,1° Celsius acima da era pré-industrial.

O ano de 2016 continua sendo o ano mais caloroso registrado (1,2°C acima da era pré-industrial). As temperaturas médias globais em 2017 e 2015 foram 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Os dois anos são praticamente indistinguíveis, porque a diferença é inferior a um centésimo de grau, o que é inferior à margem de erro estatística.

“A tendência de temperatura a longo prazo é muito mais importante do que o ranking de anos individuais, e essa tendência é ascendente”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. “Dezessete dos 18 anos mais quentes registrados foram durante este século, e o grau de aquecimento nos últimos três anos tem sido excepcional. O calor do Ártico tem sido especialmente pronunciado e isso terá repercussões profundas e duradouras no nível do mar e nos padrões climáticos em outras partes do mundo “.

A temperatura globalmente média em 2017 foi de cerca de 0,46°C acima da média de longo prazo de 1981-2010 (14,3°C). Esta linha de base de 30 anos é utilizada pelos serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais para avaliar as médias e a variabilidade dos principais parâmetros climáticos, como temperatura, precipitação e vento, que são importantes para os setores sensíveis ao clima, como a gestão da água, energia, agricultura e saúde.

Além do aquecimento global, devido ao aumento dos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera, o clima também tem uma variação natural devido a fenômenos como El Niño, que tem uma influência de aquecimento, e La Niña, que tem uma influência refrescante. O forte 2015/2016 El Niño contribuiu para a temperatura recorde em 2016. Em contraste, 2017 começou com um La Niña muito fraco e também terminou com um fraco La Niña.

“As temperaturas contam apenas uma pequena parte da história. O calor em 2017 foi acompanhado por clima extremo em muitos países ao redor do mundo. Os Estados Unidos da América tiveram seu ano mais caro em termos de clima e desastres climáticos, enquanto outros países viram seu desenvolvimento abrandado ou revertido por ciclones tropicais, inundações e secas “, disse o Sr. Taalas.

A OMM emitirá sua declaração completa sobre o estado do clima em 2017 em março. Este relatório fornecerá uma visão abrangente da variabilidade e tendências da temperatura, eventos de alto impacto e indicadores de longo prazo das mudanças climáticas, como o aumento das concentrações de dióxido de carbono, o gelo marinho do Ártico e da Antártida, o aumento do nível do mar e a acidificação dos oceanos. A declaração final incluirá informações enviadas por uma ampla gama de agências das Nações Unidas sobre impactos humanos, socioeconômicos e ambientais como parte de um impulso para fornecer um documento de política mais abrangente, em toda a ONU, para os decisores sobre a interação entre o clima, clima e água e os objetivos globais de desenvolvimento das Nações Unidas.

A OMM usa conjuntos de dados (baseados em dados climatológicos mensais de sites de observação) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA e do Centro Hadley de Met Office do Reino Unido e da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia nos Estados Unidos Reino.

Ele também usa conjuntos de dados de reanálise do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Porte e seu Serviço de Mudanças Climáticas de Copernicus e a Agência Meteorológica do Japão . Este método combina milhões de observações meteorológicas e marinhas, inclusive de satélites, com modelos para produzir uma reanálise completa da atmosfera. A combinação de observações com modelos permite estimar temperaturas a qualquer momento e em qualquer lugar em todo o mundo, mesmo em áreas dispersas de dados, como as regiões polares.

Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma 2017 entre os três anos mais quentes registrados

Notas

Os três conjuntos de dados de temperatura superficial convencionais são o conjunto de dados NOAAGlobalTemp da NOAA, o conjunto de dados HadCR Center e o Conjunto de dados HadCRUT.4.6.0.0 da Metry Hadley Centre e a unidade de pesquisa climática eo conjunto de dados GISTEMP da NASA GISS. Eles usam medidas da temperatura do ar sobre a temperatura da terra e da água do mar sobre os oceanos para estimar as anomalias de temperatura ao redor do globo. As reanálises são o ERA-Interim do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas Médias e a JRA-55 da Agência Meteorológica do Japão. Apesar da abordagem muito diferente, as estimativas das temperaturas médias globais produzidas por essas reanálises estão de acordo com os conjuntos de dados convencionais da temperatura da superfície

A OMM agora usa 1981-2010 como base para calcular as variações de temperatura nas escalas de tempo mensais, sazonais e anuais. Isso substitui a linha de base 1961-1990 usada anteriormente. O período 1981-2010 também é recomendado pela OMM para calcular o padrão climático normal para o monitoramento operacional do clima, pois é mais representativo das condições climáticas atuais. Permite um relatório consistente de informações de sistemas de satélite e de reanálise, alguns dos quais não se estendem a 1960, juntamente com conjuntos de dados tradicionais baseados em observações de superfície gerenciadas pelos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais dos 191 Estados Membros da OMM e territórios. Para temperaturas médias globais, o período 1981-2010 é aproximadamente 0,31 ± 0,02 ° C mais quente que o de 1961-1990. A mudança nas linhas de base não tem influência na análise de tendências.

A OMM usa o período 1880-1900 como período de referência para condições pré-industriais, permitindo que as observações instrumentais iniciais sejam usadas para estimar condições de temperatura pré-industrial.

Fonte – Informe da Organização Meteorológica Mundial (OMM), tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate de 19 de janeiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top