skip to Main Content

Os alimentos orgânicos proporcionam benefícios ambientais significativos para dietas ricas em frutas e vegetais

organic19

O estudo de mais de 34 mil pessoas é o primeiro a investigar os impactos ambientais das escolhas alimentares e dos sistemas de produção agrícola

Um novo estudo importante confirma que uma dieta rica em frutas e vegetais é melhor para o planeta do que uma alta em produtos de origem animal. O estudo também descobre que os alimentos orgânicos proporcionam benefícios climáticos significativos e adicionais para dietas à base de plantas, mas não para dietas com apenas contribuição moderada de produtos vegetais.

Publicado no jornal de acesso aberto Frontiers in Nutrition , este é o primeiro estudo a investigar os impactos ambientais dos padrões alimentares e dos sistemas de produção agrícola. Também é o primeiro a investigar o impacto ambiental do consumo de alimentos orgânicos usando dietas observadas em vez de modelos.

Muitas organizações, incluindo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, defendem a adoção urgente de dietas mais sustentáveis em nível global. Essas dietas incluem consumo reduzido de produtos de origem animal, que têm um impacto ambiental maior do que os produtos à base de plantas. Isto deve-se principalmente aos elevados requisitos de energia da pecuária, bem como à grande contribuição do gado para as emissões de gases de efeito estufa. A produção de gado intensivo também é responsável pela perda significativa de biodiversidade devido à conversão de habitats naturais em pastagens e culturas alimentares.

O método de produção de alimentos também pode influenciar dietas sustentáveis. A agricultura orgânica geralmente é considerada mais ecológica do que outras técnicas modernas de produção. No entanto, embora muitos estudos tenham investigado dietas ambientalmente sustentáveis, raramente consideraram escolhas dietéticas e o método de produção dos alimentos consumidos.

“Nós queríamos fornecer uma visão mais abrangente de como dietas diferentes afetam o meio ambiente”, diz Louise Seconda, da Agência Francesa do Ambiente e da Maitrise De L’Energie e da Unidade de Pesquisa em Epidemiologia Nutricional, um dos autores do artigo. “Em particular, é de considerável interesse considerar os impactos tanto de alimentos à base de plantas quanto de alimentos orgânicos”.

Para fazer isso, os pesquisadores obtiveram informações sobre ingestão de alimentos e consumo de alimentos orgânicos de mais de 34 mil adultos franceses. Eles usaram o que é chamado de “provegetarian” para determinar as preferências para os produtos alimentares baseados em plantas ou baseados em animais. Os pesquisadores também realizaram avaliações de impacto ambiental do ciclo de vida de produção no nível da fazenda em relação a três indicadores ambientais: emissões de gases de efeito estufa, demanda de energia cumulativa e ocupação da terra.

“Combinando dados de consumo e produção agrícola, descobrimos que, em geral, os impactos ambientais relacionados à dieta foram reduzidos com uma dieta baseada em plantas – particularmente emissões de gases de efeito estufa”, diz Louise Seconda. “O consumo de alimentos orgânicos adicionou ainda mais benefícios ambientais para uma dieta baseada em plantas. Em contrapartida, o consumo de alimentos orgânicos não adicionou benefícios significativos a dietas com alta contribuição de produtos de origem animal e apenas contribuição moderada de produtos vegetais”.

No entanto, os pesquisadores advertem que os efeitos ambientais dos sistemas de produção não são uniformes e podem ser afetados pelo clima, os tipos de solo e o manejo da fazenda.

“Nós não olhamos para outros indicadores, como uso de pesticidas, lixiviação e qualidade do solo, que são relevantes para os impactos ambientais dos sistemas de produção”, diz Louise Seconda. “Portanto, estudos futuros também podem considerar estes, bem como a cadeia de suprimentos e os impactos de distribuição da produção de alimentos”.

Os autores também dizem que será importante realizar estudos adicionais para confirmar esses resultados e expandir a nossa compreensão de como todo o ciclo de vida da produção de alimentos afeta a sustentabilidade.

Referência

Environmental Impacts of Plant-Based Diets: How Does Organic Food Consumption Contribute to Environmental Sustainability? Front. Nutr., 09 February 2018. https://doi.org/10.3389/fnut.2018.00008https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2018.00008/full?utm_source=G-PRS&utm_medium=WEXT&utm_campaign=ECO_FNUT_20180205_organic-food

Fontes – Frontiers in Nutrition / tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate de 16 de fevereiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top