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Painéis solares nos aeroportos poderiam fornecer energia a cidades inteiras

Os aeroportos não estão rodeados por árvores – eles estão (principalmente) rodeados por espaços abertos, repletos de luz solar.

Agora imagine os telhados desses aeroportos, enfeitados com painéis de painéis solares.

Esta não é uma visão fantástica de um futuro de tecnologia verde, mas o assunto de uma nova pesquisa no Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University).

Lá, os cientistas incorporaram dados do mundo real em um programa de software. Os resultados, publicados no Journal of Building Engineering, mostram que se a Austrália instalasse painéis solares em todos os 21 aeroportos de propriedade do governo, o país poderia produzir cerca de 466 Gigawatts horas (GWh) de energia elétrica a cada ano.

Isso é suficiente para abastecer cerca de 136.000 residências por ano.

“A Austrália está enfrentando uma crise de energia, mas nossos recursos de energia solar – como telhados de aeroportos – estão sendo desperdiçados”, disse Chayn Sun, conferencista sênior da RMIT e um dos cientistas envolvidos na nova pesquisa, em um comunicado preparado. 

“Aproveitar esta fonte de energia evitaria que 63 quilotons de carvão fossem queimados na Austrália a cada ano, um passo importante em direção a um futuro com zero carbono.”

 

vistas aéreas de sydney, enquanto a austrália observa um declínio constante nos novos casos de coronavírus
Os cientistas estudaram como poderiam encaixar telhados planos de aeroportos, vistos aqui no Aeroporto de Sydney, com painéis solares. – Cameron Spencer – Getty Images
E de oferecer mais acesso em um mundo em que sonhar não precisa de paredes.
Como os cientistas chegaram a esses números?
Em primeiro lugar, eles combinaram todos os dados imobiliários dos telhados dos 21 aeroportos federais da Austrália, chegando a um total de 2,61 quilômetros quadrados de espaço disponível.
Em seguida, eles compararam a quantidade de energia que o país poderia gerar concebivelmente com painéis solares nesses telhados comerciais, com a quantidade de energia atualmente gerada com painéis solares em áreas residenciais.

Como os telhados residenciais geralmente são construídos em ângulo – criando estruturas inclinadas que são propensas a sombras de árvores e outras estruturas – eles podem ser complicados para uma ampla coleção de energia solar.

Enquanto isso, os telhados comerciais são geralmente planos e desobstruídos. Na verdade, os cientistas do RMIT descobriram que os painéis solares instalados em telhados comerciais podem coletar 10 vezes mais energia do que aqueles instalados em telhados residenciais.

A Austrália está em uma posição especial, como uma nação enorme com uma população relativamente pequena e muito sol. Por causa disso, o país se tornou um líder global em infraestrutura de energia renovável, até mesmo usando-a para ajudar a estabilizar redes rurais que antes tinham problemas.

Elon Musk teve um grande sucesso lá, com baterias de armazenamento no sul da Austrália.

E o país tem tanto sol que está até mesmo despachando um pouco para Cingapura.

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Usando seu crescente conjunto de fazendas de baterias e microrredes, a Austrália poderia armazenar a energia solar gerada nos aeroportos e colocá-la de volta na rede durante interrupções ou nos horários de pico de uso.

Os proprietários de casas com painéis solares são, é claro, bem-vindos para conectar suas configurações.

Mas os pesquisadores dizem que a demanda de energia em grande escala requer a produção de energia em grande escala na forma de projetos maiores, como uma hipotética rede solar de aeroporto.

Será mais complicado dar vida a essa ideia nos Estados Unidos, onde quase metade de todos os americanos acreditam que a formulação de políticas ambientais não faz bem ou faz mais mal do que bem, de acordo com dados de abril de 2020 do Pew Research Center.

 

cientista verificando painéis solares
Esse tipo de painel solar cria reflexos – algo que os aeroportos devem evitar. Foto: Bettmann – Getty Images

Relatórios com fio sobre alguns contra-argumentos persistentes contra essas propostas solares, até a questão de se os painéis solares poderiam ou não refletir o brilho nos olhos dos pilotos. (Isso não deve ser um problema, graças aos novos revestimentos.)

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