skip to Main Content

Papel ou plástico? Nenhum! Produtos de uso único estão destruindo o planeta (e nós)

(Imagens: Zikri Maulana / SOPA Images / LightRocket via Getty Images)

A Terra está em um estado delicado agora por causa de uma crise dupla em curso: perda de biodiversidade sem precedentes e mudança climática descontrolada. 

39 Countries Are At Risk Of Ecosystem Collapse

Foto Myriam Zilles do Pixabay

As espécies em todo o mundo estão declinando e desaparecendo, o que significa que a teia da vida está se desintegrando mais rápido do que podemos consertá-la. 

O aquecimento global provavelmente ultrapassou o ponto sem volta porque os níveis de dióxido de carbono na atmosfera continuam aumentando. 

Não estamos fazendo o suficiente para desviar deste caminho destrutivo. Em vez disso, continuamos na estrada sem nenhuma preocupação no mundo.

É como se a maioria dos líderes mundiais e corporações não soubessem ou tivessem esquecido que os ecossistemas oceânicos e florestais são indispensáveis ​​para a saúde do planeta e nossa sobrevivência. 

As florestas abrigam 80% da biodiversidade terrestre do mundo e fornecem até 30% das reduções de carbono necessárias para estabilizar o clima da Terra. 

Eles fornecem uma proteção contra doenças e purificam nossa água e ar. Os oceanos também armazenam uma quantidade substancial de CO2 . 

Além disso, são constituídos por ricos ecossistemas repletos de vida marinha que fornecem alimentos e meios de subsistência a bilhões de pessoas em todo o mundo.

 

No entanto, continuamos a destruir esses preciosos ambientes com enormes quantidades de poluição e por meio do desmatamento – tudo em nome de produtos de uso único.

Papel ou plástico?  Nenhum!  Produtos de uso único estão destruindo nosso mundo
Foto: GreenBiz

Em resposta urgente, ambientalistas globais de 188 grupos estão exigindo que legisladores e empresas mudem os sistemas que suportam a produção de papel de uso único e plásticos. 

Itens como recipientes para alimentos, talheres, copo e garrafa descartáveis ​​e embalagens são os principais responsáveis ​​pelos dois bilhões de toneladas de resíduos produzidos pelo homem anualmente. 

Imagem courtesy of Canopy

Esses e outros produtos descartáveis ​​têm um impacto prejudicial na natureza, na vida selvagem e até na saúde humana e nas comunidades vulneráveis. 

Mesmo assim, continuamos consumindo recursos naturais a um ritmo insustentável.

Nossa cultura de conveniência e crescente consumismo fez com que o consumo de produtos descartáveis ​​disparasse desde a década de 1970. 

A quantidade de resíduos produzidos anualmente está projetada para aumentar em 70% até 2050.

 

Papel ou plástico?  Nenhum!  Produtos de uso único estão destruindo nosso mundo
Foto: Chris Ratcliffe / Bloomberg via Getty Images

Tamara Stark, diretora de campanhas da Canopy e uma das organizações autoras do white paper , disse:

“Estamos esgotando os próprios sistemas de suporte à vida de que todos precisamos para sobreviver, simplesmente pela suposta conveniência dos produtos descartáveis. Acabar com os descartáveis ​​não apenas reduzirá o desperdício, mas ajudará a enfrentar as mudanças climáticas, proteger as florestas e impedir que os microplásticos envenenem a vida marinha”.

Burning Plastic From Four Leading Brands Cause Severe Health Problems

Foto Daniel Msirikale / Tearfund

Quando os produtos descartáveis ​​não são efetivamente reciclados, eles são enviados para lixões ou aterros, queimados ou mal gerenciados e acabam no meio ambiente.

Sua produção e descarte inadequado prejudicam as populações vulneráveis, cujas residências costumam estar localizadas perto de fábricas ou depósitos de resíduos de indústrias extrativas.

UNSPECIFIED: In this illustration taken on May 30, 2019 a selection of plastics is displayed that were found, on May 26, 2019, within a few metres on Mothecombe Beach at the mouth of the Erme Estuary in South Devon. At a glance Mothecombe, appears a spotless white sandy beach, but looking closely reveals a plethora of degraded micro plastic detritus woven into and buried beneath the seaweed, an important feeding ground for wading birds. Indistinguishable pieces of plastic, tin cans, fishing wires, hooks, and fragments of clothing materials were all found. According to the United Nations Environment Programme (UNEP), at current rates of pollution, there will likely be more plastic in the sea than fish by 2050. In December 2017 Britain joined the other 193 UN countries and signed up to a resolution to help eliminate marine litter and microplastics in the sea. It is estimated that about eight million metric tons of plastic find their way into the world's oceans every year, and that between 1.15 million to 2.41 million tonnes of plastic are entering the ocean each year from rivers. Once in the Ocean plastic can take hundreds of years to degrade, all the while breaking down into smaller and smaller 'microplastics,' which can be consumed by marine animals, and find their way into the human food chain. (Photo by Dan Kitwood/Getty Images)

Parte de uma garrafa de plástico encontrada na praia de Mothecombe, na foz do estuário de Erme, em South Devon, Inglaterra, em 30 de maio de 2019. Foto: Dan Kitwood / Getty Images

 Os produtos poluentes envenenam o ar , a água e o solo com produtos químicos tóxicos e contaminam os suprimentos locais de alimentos.

Burning Plastic Waste Is Polluting The Air In Indian Cities

Queima de resíduos de plástico. (Crédito: Tearfund)

Os autores argumentam que, embora os indivíduos possam reivindicar alguma responsabilidade pelo problema, a maior parte da falha recai sobre os tomadores de decisão e aqueles que projetam e aprovam os sistemas. Eles apontam para governos, instituições financeiras e investidores, e líderes empresariais para transformar os sistemas de produção, estimular a inovação e reduzir o uso de matérias-primas e consumo. Os países devem incluir a biodiversidade nas políticas de todos os setores econômicos e incluí-la no processo de tomada de decisão.

Plástico na natureza

Foto: Matt Rath / Programa da Baía de Chesapeake

Von Hernandez, coordenador global do movimento Break Free From Plastic (BFFP), disse:

Já é hora de responsabilizarmos as empresas e indústrias que estão causando a poluição global e a crise climática por suas ações. Precisamos ver uma mudança radical na forma como os produtos são entregues às pessoas, sem o uso de embalagens nocivas e poluentes.

Os produtos descartáveis ​​de papel e plástico causam danos ambientais significativos e duradouros. A sua produção consome muita energia, é quimicamente intensiva e requer muita água.

Plastic Pollution Is Building Up In The Bodies Of Seabirds

Brown Noddy birds

O plástico é derivado da extração de combustível fóssil, portanto, sua fabricação contribui para as emissões de gases de efeito estufa. 

Além disso, mais de 700 espécies de criaturas marinhas foram encontradas com plástico em seus tratos digestivos

Milhares de animais morrem ao ingerir plástico ou ficarem enredados nele.

Papel ou plástico?  Nenhum!  Produtos de uso único estão destruindo nosso mundo
Crédito: NRDC

Resíduos de plástico espalhados na terra ou nos oceanos se decompõem em microplásticos, minúsculos pedaços tóxicos que foram encontrados até mesmo nas regiões mais primitivas e intocadas do planeta. 

Microplastics

Um estudo descobriu que os humanos ingerem cerca de microplásticos no valor de um cartão de crédito por semana e as consequências para a saúde ainda são desconhecidas porque os cientistas não tiveram tempo suficiente para examinar os efeitos.

A fabricação de papel contribui para as emissões de carbono no processo de extração e manufatura. 

Além disso, o desmatamento elimina um dos nossos modos mais eficazes de mitigar as mudanças climáticas (as florestas são um sumidouro de carbono) e os habitats da vida selvagem. Três bilhões de árvores são cortadas anualmente para fazer embalagens de papel. Esse número deve aumentar em 20% nos próximos cinco anos.

Scot Quaranda, diretor de comunicações da Dogwood Alliance , disse:

Papel versus plástico sempre foi uma escolha falsa. Do ponto de vista do papel, isso significa mais florestas desmatadas, destruição de nossa melhor defesa contra as mudanças climáticas e mais poluição para as comunidades da linha de frente onde as fábricas de papel estão localizadas. Depois de ver nossas salvaguardas ambientais serem dizimadas nos últimos anos nos Estados Unidos, é hora de nós e outras nações industrializadas assumirmos a liderança na mudança para métodos e produtos de produção mais sustentáveis.

Resíduos plásticos
Foto: Christian Thompson / EPA

A maioria dos produtos descartáveis ​​em uso hoje pode ser eliminada ou descontinuada rapidamente e substituída por sistemas circulares que envolvem reutilização.

Os autores concluem que:

“Para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris e nas Metas de Biodiversidade de Aichi, e em reconhecimento aos direitos humanos universais, é necessário que haja uma mudança coletiva na forma como projetamos e fabricamos produtos para evitar o desperdício. Muitas das soluções necessárias para tornar uma sociedade livre de resíduos e regenerativa já existem, mas o ritmo e a escala da mudança precisam aumentar dramaticamente”.

A mudança transformacional também exigirá novas maneiras de consumir. Da produção ao consumo e ao fim do uso, cada etapa do sistema deve permitir  uma economia  verdadeiramente circular para salvar nosso planeta.

A Circular Economy In The Plastic Sector Is Possible, Here’s How

Foto  djedj do Pixabay

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top