skip to Main Content

Principais poluidores climáticos são acusados ​​de greenwashing com patrocínio esportivo

Por Matthew Taylor – The Guardian – 22 de março de 2021

Relatório revela mais de 250 acordos entre indústrias de alto carbono e times esportivos líderes – Os ex-Team Sky agora são patrocinados pela empresa de petróleo e gás Ineos. 

Indústrias poluidoras estão despejando centenas de milhões de libras em patrocínios esportivos na tentativa de fazerem o greenwashing – propaganda pseudo-verde  e seu papel na crise climática, isso de acordo com os autores do relatório publicado nesta segunda-feira dia 22 de março de 2021.

O estudo revela mais de 250 acordos de publicidade e patrocínio entre alguns dos maiores poluidores corporativos e equipes e organizações esportivas líderes.

Andrew Simms, codiretor do New Weather Institute e um dos co-autores do relatório, disse:

“O esporte está na linha de frente da crise climática, mas flutua em um mar de acordos de patrocínio com os principais poluidores.

Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP / Getty Images

Isso agrava a crise ao normalizar estilos de vida poluentes e com alto teor de carbono e reduzir a pressão por ações climáticas.”

O relatório, do New Weather Institute, da organização de caridade do clima Possible e da Rapid Transition Alliance, identificou negócios de publicidade e patrocínio com os principais poluidores em 13 esportes diferentes, incluindo futebol, críquete e tênis.

O futebol foi o país com mais negócios, recebendo 57 patrocínios de indústrias de alto carbono, que vão desde empresas de petróleo e gás até companhias aéreas.

Simms disse: “Nós sabemos sobre  o green-washing – quando os poluidores se apresentam falsamente como ambientalmente responsáveis”.

Isso é ‘lavagem esportiva’ – quando indústrias altamente poluentes patrocinam o esporte para parecerem amigos da atividade saudável, quando na verdade estão bombeando poluição letal no próprio ar que os atletas precisam respirar e destruindo o clima do qual o esporte depende. ”

Ele disse que “grandes poluidores” substituíram as empresas de tabaco como grandes patrocinadores de esportes.

“Eles deveriam ser proibidos pela mesma razão que o patrocínio do tabaco acabou: pela saúde das pessoas, dos esportes e do planeta.”

O estudo segue uma campanha de alto nível contra acordos de patrocínio de instituições de artes do Reino Unido com gigantes do petróleo e do gás.

Vários já cortaram seus laços com empresas de combustíveis fósseis.

Os autores do relatório afirmam que o esporte será o próximo campo de batalha no desafio da licença social das indústrias poluentes.

“O esporte tem sido um fator de mudança na conscientização e na rápida mudança de opiniões e políticas sobre questões vitais que vão desde a pobreza infantil ao racismo”, disse Simms. “Agora, poderia ser configurado para fazer o mesmo com as mudanças climáticas.”

O relatório afirma que a indústria automobilística é o setor de alto carbono mais ativo em patrocínio esportivo, com 199 negócios diferentes em todos os esportes.

As companhias aéreas vêm em segundo lugar, com 63, seguidas por empresas de petróleo e gás como Gazprom e Ineos, cujos negócios já haviam sido criticados por campanhas climáticas.

Quando a Ineos se preparava para assumir o patrocínio do ciclismo Team Sky em 2019, um porta-voz da empresa de produtos químicos disse que estava comprometida com a economia circular.

O relatório revela a montadora Toyota como a maior patrocinadora com 31 negócios, seguida pela companhia aérea Emirates com 29 parcerias.

Um porta-voz da Toyota disse que não poderia comentar em detalhes sem ver o relatório completo, acrescentando que a empresa foi “a líder mundial em veículos eletrificados de baixa emissão por 25 anos” e teve “uma das médias de frota de CO 2 mais baixas de qualquer importante fabricante de volume e está comprometida com alguns dos objetivos ambientais mais ambiciosos de qualquer empresa de mobilidade ”.

A Emirates não respondeu aos pedidos de comentários.

 

The flooded Mosson stadium in Montpellier, southern France, in October 2014 after heavy showers led to flash floods

O estádio Mosson inundado em Montpellier, sul da França, em outubro de 2014, depois que fortes aguaceiros levaram a inundações repentinas. Foto: Sylvain Thomas / AFP / Getty Images

Os ativistas argumentam que as descobertas do relatório parecem minar as recentes promessas feitas por muitos clubes e entidades esportivas de tomar medidas contra o colapso climático.

Melissa Wilson, membro da equipe de remo da GB para as Olimpíadas de Tóquio, é uma das atletas que apoiou a campanha. “Como atletas, nos concentramos muito em manter o esporte ‘limpo’ priorizando o antidoping”, disse ela. “No entanto, continuar a poluir em face da emergência climática é o equivalente terrestre de dopar ou marcar seus próprios gols. Ao manter patrocinadores poluentes por perto, os esportes diminuem sua oportunidade de desempenhar um papel produtivo na corrida para o carbono zero. É hora de esportes e atletas mudarem isso.”

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top