skip to Main Content

Plantas alimentícias não convencionais – PANCS

Fonte: Lohas Store

Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) são espécies próprias para o consumo, com bom valor nutritivo, e que crescem espontaneamente em quintais, jardins e parques, sendo confundidas muitas vezes com ervas daninhas. Algumas árvores frutíferas mais conhecidas também fazem parte desta seleção, como a bananeira e a fruta-pão.

ALGUMAS DAS PANCS (Plantas alimentícias não convencionais) MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL

Abaixo listamos as PANCS mais conhecidas e de uso comum, porém todas possuem contra-indicações e não devem ser consumidas por qualquer pessoa. Antes de consumir, pesquise se ela é indicada para você. Este guia do Instituto Kairós (entidade sem fins lucrativos que incentiva a produção e o consumo responsável) pode te ajudar na identificação das plantas. Mas caso tenha dúvidas, converse com agricultores e feirantes locais, ou ainda, com seu médico.

TURNERA

Pode ser ingerida crua. As pétalas são adocicadas e se renovam todos os dias, enquanto as folhas mais jovens são ótimos complementos para saladas temperadas. A planta possui propriedades afrodisíacas, expectorantes e antibióticas.turnera planta alimentícia pancs

Detalhe da flor da chanana

FOLHA DA FORTUNA

Pode ser ingerida como suco (com água e limão) e possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

folha da fortuna pancs

Imagem relacionada

FRUTA-PÃO

Quando está verde, pode ser consumida como legume cozido e quando fica madura, se torna uma fruta deliciosa. É rica em carboidratos e muito calórica, podendo substituir alimentos como arroz, batata, pão e macarrão.

fruta-pão pancs

Resultado de imagem para imagem de fruta pao

(temos arvores de Fruta Pão plantadas no Bosque Sensorial Ana Domingues)

 

DENTE-DE-LEÃO

Nos dentes-de-leão, as flores e folhas podem ser consumidas cruas, enquanto as raízes podem ser torradas e misturadas em bebidas. A planta possui vitaminas A e C, e tem efeito antioxidante e diurético, segundo estudos.dente-de-leão pancs

Dente de leão

ALMEIRÃO

Pode ser consumido como salada, refogado (preparo igual ao da couve) ou misturado em sopas e molhos (fica muito saboroso na polenta). O almeirão é uma boa fonte de fibras, proteínas, fósforo, zinco, magnésio, vitaminas A, B1, B2 e B3.almeirão pancs plantas alimentícias não convencionais

Resultado de imagem para imagem almeirão

BANANEIRA

A banana verde pode ser amassada até virar biomassa, um ingrediente que substitui a farinha de trigo no preparo de bolos e outras receitas.

O coração da bananeira pode ser descascado (removendo as folhas escuras), até chegar ao miolo branco. Este pode ser cozido por 5 minutos e escorrido (o processo deve ser repetido 3 vezes para retirar o amargor excessivo), depois basta picar e refogar.

coração bananeira panc

Resultado de imagem para coração da bananeira imagem

DICAS IMPORTANTES

  • Algumas PANCS são amargas, o que não é necessariamente ruim. É importante ter em mente que passará por um período de adaptação e descoberta do paladar.
  • Saber identificar as plantas que podem ser consumidas é pré-requisito antes de ingerir. Na dúvida, não consuma. Pesquise antes em canais confiáveis e fale com profissionais envolvidos com o tema.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top