skip to Main Content

Plantio do dia da árvore de 2014

Depois de um sábado chuvoso – ainda bem, porque estávamos há muito tempo sem chuva e as árvores estavam sofrendo – domingo amanheceu com uma temperatura agradável e o céu limpo.

Foi assim que começou a preparação do plantio comemorativo do dia da árvore.

Lembrando sempre que a FUNVERDE planta árvores todos os finais de semana, de fevereiro a novembro desde 2004 em vários projetos, mas os principais são o projeto mata ciliar e o projeto bosque interativo, os dois patrocinados exclusivamente pela VIAPAR, parceira da FUNVERDE desde 2005 no plantio de árvores.

Infelizmente quase ninguém acreditou que não choveria no domingo e então poucos voluntários vieram nos ajudar a plantar as árvores e só plantamos 30 das 100 árvores programadas para serem plantadas hoje.

Mas não há problema nenhum, no próximo domingo plantaremos as 70 árvores restantes.

Primeiro, meia hora para carregar 30 árvores na carreta. É o carregamento máximo dela com este tamanho de embalagem. Levamos também tesourões para cortar as latas, tesouras para poda e protetores contra roçada. Vocês vão entender o motivo nas próximas fotos.

Chegando ao local de plantio e descarregando a carreta.

Os corajosos que apareceram para o plantio. Franciele, André, Ayrton, Charles, Cláudio e a Ana, que está atrás da câmera.

Agora levar as árvores para os locais determinados para o plantio. André com a prancheta na mão para seguir o projeto.

A Glicéria chegou para ajudar. A glicéria foi nossa estagiária e agora é voluntária.

Como poucos voluntários compareceram por causa da chuva do sábado, encontramos o Wilians caminhando em volta do parque com sua cachorrinha e claro, ao vermos o tamanho do saradão, resolvemos pedir para nos ajudar para aproveitar os músculos cultivados na academia. E não é que ele aceitou? E como nos ajudou. Wilians, você não sabe o quanto estamos agradecidos por sua ajuda. Quanto mais pessoas, mais o esforço é dividido e o trabalho fica mais leve. Estamos até pensando em ficar em frente das academias recrutando os fortões.

Primeiro faz a cova da árvore, corta a lata e tira a árvore da lata, libera as raízes coloca a árvore na cova, cobre com a terra do buraco, coloca o protetor de roçada e pronto. A Franciele ficou responsável por fixar os protetores de roçada.

A primeira árvore que o Wilians plantou.

A Hortência apareceu e pediu para ajudar. É moradora do bairro. Hortência, obrigada por se voluntariar.

Guardando as ferramentas após o término do plantio.

Algumas das árvores plantadas.

Na semana terminaremos o plantio e postaremos outras fotos.

Lembrem-se, todo dia é dia de plantar árvores, de não derrubar árvores, de usar sacolas retornáveis, de não jogar lixo no chão, de separar o lixo para reciclagem, de economizar recursos naturais.

Todo dia é dia de proteger o planeta para proteger a humanidade de hoje e do futuro.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top