skip to Main Content

Por dentro da maior fazenda vertical da Europa

Por Kristin Houser – 10 de outubro de 2022 – Esta “fábrica verde” pode prenunciar o futuro da agricultura – Foto: Alastair Philip Wiper / YesHealth Group
Astartup de tecnologia de alimentos Nordic Harvest está construindo uma enorme fazenda vertical que mostra como a agricultura em ambientes fechados pode nos permitir produzir melhores colheitas em menos espaço.

A planta] obtém exatamente a quantidade de nutrientes, água, luz e CO2 de que precisa”, disse a empresa ao fotógrafo Alastair Philip Wiper.

“Você poderia chamar de paraíso dos vegetais.”

O desafio

As pessoas cultivam há cerca de 12.000 anos e, embora muita coisa tenha mudado desde que nossos ancestrais começaram a semear, muito não mudou:

a maior parte da agricultura ainda ocorre ao ar livre, com plantas cultivadas no solo e dependentes do sol por leve.

Isso necessariamente desperdiça muita água, pois algumas evaporam ou fluem para longe das plantas antes que possam ser absorvidas.

Também requer o uso de pesticidas e fertilizantes que podem se espalhar para o meio ambiente.

Cerca de 20 anos atrás, um professor da Universidade de Columbia propôs a ideia de cultivar plantações dentro de arranha-céus, usando luz artificial e sistemas fechados de água.

 

 

Como as culturas podem ser cultivadas em camadas, essas “fazendas verticais” ou “fábricas de plantas” nos permitiriam aumentar drasticamente a quantidade de alimentos que poderíamos produzir em um terreno. Também não precisaríamos nos preocupar com pragas ou condições climáticas menos do que ideais em ambientes fechados.

Os obstáculos

Hoje, existem fazendas verticais em todo o mundo, mas uma coisa que impede o conceito tem sido o custo: é muito mais barato confiar no sol e na chuva para luz e água do que alimentar LEDs e sistemas hidropônicos.

Além disso, se a eletricidade para a fazenda vertical vier de combustíveis fósseis, pode estar contribuindo para o problema das mudanças climáticas, em vez de ajudar a resolvê-lo.

Fazendas verticais dependem muito de tecnologia e automação. Crédito: Alastair Philip Wiper / YesHealth Group

A planta da fábrica

em dezembro, a startup dinamarquesa Nordic Harvest concluiu a primeira fase de construção do que será a maior – e mais eficiente – fazenda vertical da Europa nos arredores de Copenhague. 

As plantas crescem em 14 camadas empilhadas, dentro de um armazém de 75.000 pés quadrados, usando tecnologia desenvolvida pelo YesHealth Group de Taiwan.

Essa tecnologia inclui sistemas avançados de hidroponia, software inteligente e robôs autônomos – todos os quais ajudam a reduzir custos.

A fazenda vertical usa 250 vezes menos água e 250 vezes menos espaço para cultivar a mesma quantidade de produtos.

“Muitas fazendas verticais no mundo nunca serão lucrativas”, disse o CEO da Nordic Harvest, Anders Riemann, à Xinhua.

“Mas também entendo que a melhor maneira de lucrar é automatizar o fluxo de trabalho e que os consumidores estão dispostos a pagar um preço maior por um produto de melhor qualidade.”

Toda a eletricidade para a instalação é proveniente de turbinas eólicas, ajudando a minimizar sua pegada ambiental.

 

Dentro da fazenda vertical da Nordic Harvest. Crédito: Alastair Philip Wiper / YesHealth Group

A colheita anual

A Nordic Harvest está atualmente produzindo cerca de 275 toneladas de folhas verdes e ervas em sua fazenda vertical, em uma taxa anual, usando 250 vezes menos água e 250 vezes menos espaço do que uma fazenda tradicional exigiria.

Essas plantas são embaladas para venda em 10 minutos após a colheita, e todo o processo é automatizado – as mãos humanas nunca tocam nas colheitas.

Os vegetais da Nordic Harvest estão à venda nos supermercados dinamarqueses por praticamente o mesmo preço dos vegetais orgânicos, e a empresa previu em logo seria lucrativo.

Plantas crescendo na fazenda vertical da Nordic Harvest. Crédito: Alastair Philip Wiper / YesHealth Group

Olhando para o futuro

A empresa espera que sua fazenda vertical atinja a capacidade total até o final de 2021.

Nesse ponto, estará produzindo cerca de quatro vezes mais do que agora (cerca de 1.100 toneladas de safras por ano) de uma área sobre o tamanho de um “grande campo de futebol”, disse Riemann.

“Isso significa que com apenas 20 instalações de produção, todo o consumo anual da Dinamarca poderia ser coberto em uma área equivalente a 20 campos de futebol”, acrescentou.

Corte a folha de mostarda a caminho para ser embalada. Crédito: Alastair Philip Wiper / YesHealth Group

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top