skip to Main Content

Prefeitura de Araras faz projeto para plantar árvores em espaços adequados

Clique aqui para assistir.

Ideia é que até 2019, a arborização em frente à prédios e espaços públicos da cidade aumente.

A Prefeitura de Araras (SP) está com um projeto para plantar árvores em locais adequados. A ideia é que até 2019, a arborização em frente a prédios e espaços públicos da cidade aumente para melhorar o clima, a temperatura e ajudar a permeabilização do solo.

Entre as novas árvores, o Departamento de Meio Ambiente tem optado por oitis, flamboyants-mirim, quaresmeiras, dentre outras espécies de porte médio.

“A gente tem bastante doação vindas de compensação ambiental, ou seja, quando a pessoa faz a remoção de uma árvore, ela tem que doar mudas à prefeitura como compensação”, explicou o diretor do departamento, Luiz Gonzaga Pitelli.

Para não atrapalhar o pedestre, as árvores estão sendo plantadas em calçadas com mais de 2 metros de comprimento e ocupam 40% do espaço.

Espaço Árvore

Araras faz proejto para aumentar o plantio de árvores em área urbana — Foto: Reprodução/EPTV

Araras faz proejto para aumentar o plantio de árvores em área urbana — Foto: Reprodução/EPTV

A ação faz parte do projeto ambiental “Espaço Árvore”, criado em 2017, que visa o desenvolvimento vegetativo no meio da área urbana.

O projeto de arborização urbana surgiu com a vantagem de “libertar” as árvores do concreto em torno delas, aumentar o acesso da água no solo, minimizar os problemas relacionados à impermeabilização do sol, reter resíduos e infiltração da água da chuva no solo, aumentar a fixação da base da árvore, reabastecer o lençol freático e embelezar a cidade.

De acordo com o Departamento Ambiental, Araras apresenta um alto índice de impermeabilização, ou seja, a água da chuva não penetra no solo por causa do concreto e asfalto das ruas. Isso aumenta o risco de enchentes e não permite a reposição dos aquíferos, comprometendo o abastecimento de água.

Fonte – G1 de 06 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top