skip to Main Content

Prefeitura quer criar ecopontos

Estudo para definir locais onde podem ser implantadas as unidades está sendo feito pela Secretaria de Serviços Públicos e deve ficar pronto até o fim da próxima semana. Prefeitura quer, com os ecopontos e as operações bota-fora, realizadas nos fins de semana, evitar o descarte clandestino de materiais, como acontece no Jardim Alvorada (Foto acima)

Está em fase de estudos na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP) a implantação dos primeiros ecopontos de Maringá. De acordo com o Secretário da pasta, Vagner de Oliveira, o levantamento com a definição dos locais para o descarte regular de recicláveis e objetos usados deve ficar pronto até o fim da semana que vem.

Ao lado das operações bota-fora, já realizadas nos fins de semana nos bairros, a instalação dos ecopontos é defendida por ambientalistas como o melhor caminho para acabar com os descartes irregulares. Hoje, sem os ecopontos, sofás, fogões velhos, colchões e toda sorte de objetos acabam sendo despejados nos canteiros centrais, fundos de vale, terrenos baldios e próximo aos contornos Norte e Sul – potencializando a proliferação do mosquito da dengue pela água parada.

“Num ecoponto, os objetos descartados poderiam ser aproveitados por outras pessoas”, diz Ana Domingues, presidente da ONG FUNVERDE. Ela defende a instalação de pelo menos quatro ecopontos e que eles sejam cobertos e vigiados.

A instalação, diz Ana, deve ser seguida pela intensificação na fiscalização. A medida já e cogitada pela prefeitura para coibir que o descarte continue ocorrendo de forma irregular. “Em conjunto com a Secretaria de Fazenda, vamos fazer uma fiscalização intensa para penalizar quem insistir no descarte irregular”, explica Oliveira, que planeja contar com câmeras de vigilância na fiscalização.

Bota-fora

Segundo a SEMUSP, os ecopontos vão coexistir com o bota-fora, que permite às pessoas deixar utensílios que não querem mais em frente às residências, em datas pré-agendadas. Apenas em duas ações, realizadas em fevereiro no Jardim Alvorada e no Conjunto Requião, foram recolhidas 220 toneladas de entulhos.

O bota-fora deste fim de semana será realizado em três locais: Vila Esperança e Vila Nova, no sábado, às 9h; e Avenida Brasil, no domingo.

Fonte – Luiz Fernando Cardoso, O Diário do Norte do Paraná de 04 de março de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top