skip to Main Content

Primeira ciclovia-modelo do Brasil será instalada em Fortaleza

Fortaleza se tornará em breve a primeira cidade brasileira a possuir uma ciclovia-modelo, a ser utilizada como referência para outros municípios no país. A capital cearense foi selecionada como a primeira cidade a participar do Programa Mobilidade Urbana de Baixo Carbono, fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério das Cidades.

A ideia do projeto é incentivar que a interação dos transportes das grandes cidades procurem reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, e a construção de uma ciclovia abrangente, segura e ampla é determinante para tal compromisso. O grande diferencial do projeto desenvolvido para Fortaleza é a conexão das novas ciclovias com obras anteriormente já realizadas. Assim, os novos 5 quilômetros a serem construídos integrarão na realidade uma rede 20 quilômetros, que serão devidamente remodelas.

Pois o outros diferencial será a segurança. As faixas serão pensadas para garantir não só a melhor e mais segura experiência do ciclista, como a relação do transporte de bicicleta com a cidade, através de melhores soluções para a transposição de cruzamentos, além da interligação com áreas de intensa densidade populacional. O projeto custará 148 milhões de reais, disponibilizados quase na totalidade por fundos ligados ao BID, para que a ciclovia-modelo de Fortaleza se torne paradigma para outras em cidades brasileiras.

Fonte – Vitor Paiva, Hypeness de setembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top