Esse é, portanto, um caminho contrário ao usual em nosso setor. Muitas empresas produzem fibras e tecidos a partir de PET reciclado, geralmente de garrafas usadas.

O que a Carbios fez é exatamente o contrário: aproveitar os resíduos têxteis para criar garrafas PET. “Temos muito orgulho de ter conseguido transformar resíduos têxteis em garrafas transparentes, com propriedades idênticas às do PET virgem” explica Alain Marty, Diretor Científico da Carbios. “Isso nos permite expandir muito nossa oferta de plásticos, que até agora consistia principalmente em garrafas PET”.

Limitações à reciclagem mecânica

Atualmente, a reciclagem mecânica de têxteis encontra múltiplas dificuldades que a tornam limitada. Os poucos tecidos que podem ser tratados são usados ​​apenas em aplicações de baixo nível, como materiais de isolamento, revestimentos de piso, enchimentos, etc. A nova tecnologia Carbios, ao contrário, permite reavaliar as fibras têxteis de poliéster na forma de PET de alta qualidade, que pode ser utilizado para a produção de garrafas transparentes.

Esse resultado mostra as possibilidades da nossa tecnologia. Podemos produzir camisetas têxteis de garrafas plásticas ou bandejas; e garrafas feitas de resíduos têxteis pré e pós-consumo” comentou Alain Marty.

De fato, há algum tempo, a Carbios havia conseguido produzir fibras PET para aplicações têxteis a partir de plásticos PET reciclados enzimaticamente. Com a nova etapa agora alcançada, já tem capacidade de reciclar infinitamente o PET que é encontrado tanto em plásticos quanto em tecidos.

Uma reciclagem que leva à circularidade do PET

A sua reciclagem enzimática, por outro lado, está em total consonância com os objetivos europeus de criação de uma economia circular do PET e de reforço da proteção ambiental. A Carbios conseguiu tudo isso graças à sua participação no programa CE-PET (Circular Economy PET), em conjunto com o seu parceiro TWB (Toulouse White Biotechnology). O programa é financiado pela Ademe, a agência francesa de gestão de energia e meio ambiente. No primeiro semestre de 2020, a Carbios recebeu um financiamento de um milhão de euros.