skip to Main Content

Sacolas plásticas – mais uma vez

 Ai meu saco – apesar de eu ser mulher -, parece que o simpep está querendo nos vencer pelo cansaço.

Estão querendo transformar uma mentira em verdade por repetição.

Lá vamos nós novamente desmentir estes mentirosos – já está dando trabalho achar adjetivos novos, porque todo dia eles escrevem besteira.

Mas como eu disse anteriormente, não vamos mais nos calar perante os maus elementos.

Este senhor Dirceu Galléas, nem a Plastivida são qualificados e têm conhecimento técnico e científico para emitir opiniões e ” achismos ” sobre um tema que é cientificamente comprovado através de mais de 25 artigos, livros, publicações científicas originadas de centros independentes de pesquisa e testes ao redor do mundo.

Para poder de forma honesta e isenta falar sobre o assunto e se manifestarem contra, deveriam ser chamados a apresentar no mínimo três provas científicas do que andam falando.

Lembrando mais uma vez que Plastivida representa as petroquímicas no Brasil, e que diante do ploriferação de projetos de lei de incentivo ao uso de plásticos oxi-biodegradáveis, acreditam que o próximo passo poderá ser o banimento ou restrição ao uso de plásticos, o que vai afetar seus negócios.
Para evitar isto as petroquímicas utilizam a Plastivida para atacar a tecnologia oxi-biodegradável.

Parece aquela velha história: ” O marido chega em casa e flagra a esposa com o amante no sofá da sala. Para resolver o problema, o marido resolve tirar o sofá da sala …”

Ontem no Fantástico – Rede Globo – foi ao ar matéria sobre a qualidade das sacolas plásticas distribuidas pelos supermercados no Brasil.

TODAS FORAM REPROVADAS.

Fabricantes de sacolas tiveram seus nomes exibidos nas imagens das sacolas, o que tem potencial de prejudicar suas empresas.

Sabemos que os supermercados recebem como qualidade de sacolas o equivalente ao que estão dispostos a pagar para a indústria.

Não seria o caso deste senhor Galléas ter ido a público defender a indústria, como é seu dever, como presidente de sindicato das indústrias plásticas do estado do Paraná? Você viu alguma defesa da Plastivida / Petroquímicas a respeito?

Não foi o que aconteceu. Ao invés disto, prefere defender petroquímicas e atacar tecnologias comprovadas, em detrimento da indústria plástica que deveria defender.

Quanto à ANVISA, todos já sabem da resposta oficial em relação a sacolas de compras de supermercados.

Sim, o plástico oxi-biodegradável primeiro se degrada – quebra em pequenos pedaços, suficientemente pequeno para os microorganismos conseguirem comer o plástico, como se você tentase comer uma melancia inteira, seria impossível morder, mas quando você corta em pequenos pedaços é fácil comer – e depois se biodegrada – é consumido por microorganismos – restando pequena quantidade de CO2, água e biomassa.

Daqui a pouco vou fazer um FAQ – frequent aswered questions – porque eles insistem tanto que dá nojo, nos faz perder tempo, respondendo sempre as mesmas besteiras, sendo que temos tantos outros projetos para gerenciar, eles nos fazem perder um tempo precioso, mas você acha que vamos desistir? Nem nos piores pesadelos deles.

 Jornal Gazeta do povo de 19 de junho de 2007

As sacolas de plástico com aditivo oxidegradável, que estão sendo adotadas por supermercados paranaenses como alternativa ecológica às embalagens já existentes, são alvo de críticas do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná (Simpep), que alega que o impacto ambiental da versão “aditivada” é maior ainda que o da sacola original.

O presidente do Simpep, Dirceu Galléas, explica que aditivo oxidegradável não pode ser confundido com plástico biodegradável.

“Degradação através de aditivo significa fragmentar, em micropartículas, embalagens ou produtos plásticos aditivados, com prejuízo ao meio ambiente.

Cria-se poluição invisível, com mesmo tempo de um plástico normal para se auto-extinguir”, afirma Galléas.

O sindicato alerta para o fato de que o plástico aditivado não desaparece na natureza, mas é espalhado no meio ambiente, tornando inviável a sua coleta.

A decisão dos supermercados de implantar a versão oxidegradável é uma antecipação à exigência do Ministério Público estadual de que as grandes redes apresentem, até o fim deste mês, alternativas ao uso de 80 milhões de sacolas plásticas por mês.

O presidente do Simpep informa ainda que as embalagens aditivadas por produto oxidegradável estão em desacordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que perdem garantia de qualidade pela indústria petroquímica, que fabrica a matéria prima, não podendo ser usadas em contato com alimentos.

O Simpep defende a prática da coleta seletiva e da reciclagem para reduzir o impacto ambiental do material plástico, e também para gerar emprego e renda.

A Plastivida, braço sócio-ambiental da indústria de plástico no Brasil, também se posiciona contra a implantação da nova versão da sacola.

Este Post tem 9 Comentários

  1. Eu gostaria de saber:
    1. Quais as vantagens efetivas da sacolas oxi-biodegradáveis se uma vez no aterro sanitário não disporão mais de ar para se degradar?E assim continuarão produzindo chorume e metano?
    E se gastam petróleo e energia para sua fabricação?
    2. Como poderão diminuir o volume de lixo, exigência dos tempos atuais?
    3. O que diz a ANVISA?
    4.De quem é a patente da bactéria que é adicionada ao plástico comum para que se torne oxi-biodegradável?
    5..Quantas fábricas existem e qual seu potencial de atendimento ao comércio em geral?
    6.Sabendo-se que institutos de pesquisa de nossas universidades já descobriram e patentearam plásticos originados de matérias orgânicas, como bagaço de cana, mandioca, etc., qual a razao do silêncio sobre sua fabricação e uso?
    7. E cadê a defesa das sacolas retornáveis para compras?

  2. Discussões são ótimas, mas nessa fica difícil saber quais são as mentiras, quais são as posições equivocadas, etc… Gostaria que os apaixonados defensores das idéias as tornassem mais claras para o leitor. Obrigada.

  3. Afinal de contas, onde estão as respostas das varias perguntas formuladas pelos usuários do site da funverde?

    AS RESPOSTAS VÃO DIRETO PARA O E-MAIL DE QUEM FAZ AS PERGUNTAS.

    Onde afinal de contas se compra sacolas oxibiodegradaveis?

    EM MAIS DE 120 FÁBRICAS.

    SE VOCÊ DESEJA ADQUIRIR ESTAS SACOLAS, ENVIE UM E-MAIL QUE ENVIAMOS O NOME DAS FÁBRICAS.

    Onde uma pequena empresa pode adquirir tal produto?

    NAS FÁBRICAS INDICADAS POR NÓS.

    Porque nao se encontra no site da funverde nomes de fabricantes?

    PORQUE A LISTA DE FABRICANTES AUMENTA MUITO MENSALMENTE E COMO NÃO TEMOS TEMPO PARA FICAR ATUALIZANDO A PÁGINA, FICA MAIS FÁCIL ENVIAR POR E-MAIL PARA CADA UM QUE NOS PERGUNTA.

    Porque parece haver uma aura de “mistério” sobre como se conseguir tal produto enquanto há tanta propaganda para que o produto seja adotado pelas empresas?

    ISTO AQUI NÃO É UM FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA, NÃO FIQUE INVENTANDO CONSPIRAÇÃO ONDE NÃO HÁ NADA, SE TEM UMA DÚVIDA PERGUNTE QUE RESPONDEMOS, MAS NÃO ME VENHA COM GROSSERIA, NÃO ADMITIMOS ATAQUES QUANDO ESTAMOS FAZENDO UM PROJETO PARA MUDAR A FORMA COMO O MUNDO GERENCIA OS SEUS RESÍDUOS.

    E AS EMPRESAS NÃO ESTÃO ADOTANDO SÓ PELA PROPAGANDA, MAS TAMBÉM PELA PRESSÃO QUE ESTAMOS FAZENDO ATRAVÉS DE LEIS.

    Gostaria que essas questões fossem respondidas, em respeito a nós consumidores desejosos de fazer a nossa parte na proteção ao planeta…

    MAIS ALGUMA DÚVIDA, CREIO QUE RESPONDEMOS A TODAS AS SUAS PERGUNTAS, MAS POR FAVOR, PARE COM ESSE TOM DE INQUISIÇÃO DA IDADE MÉDIA, COM O TOM DE ACUSAÇÃO, ISSO É MUITO INDELICADO.

    Obrigada

  4. Senhores,

    Boa Tarde,

    Estou tentando efetuar um projeto na qual se destina a troca de sacolas plasticas por sacolas biodegradavel para supermercados. Porém estou com dificuldades em encontrar um fornecedor.
    Poderiam ajudar?

    Abs,

    Antônio Cláudio

  5. Gosto tanto da forma com que a Funverde e seus gerenciadores tratam a questão das sacolas plásticas comuns, de como o site apresenta de forma clara o que é o que, e alerta a população aos males causados ao meio ambiente, que meu grupo da faculdade apresentará em Agosto nosso TCC, com o tema de oxi-biodegradável para as sacolas plásticas. Para tornar um pouco diferente esse espaço, não tenho questões a fazer e sim a parabeniza-los por tal esforço e que não desistam de seus objetivos, e contem conosco!!! Grata Andrezza.

  6. Antonio Cláudio, gostaríamos de trocar idéias com vc, pois estamos querendo desenvolver o mesmo projeto em nossa cidade. Obrigada. Um abraço. Elaine.

  7. Eu não consigo entender porque querem proibir as sacolas plásticas, se nós sabemos que elas representam apenas 5% do plástico produzido no Brasil. Dai eu pergunto: Vão proibir também as embalagens de por ex. arroz, açúcar, feijão etc;
    E os potes de margarina, chimias, vão me dizer que todas estas embalagens são recicladas?
    Se só existirem apenas sacolas biodegradáveis teremos a certeza que a poluição ambiental será maior, pois dentro das mesmas, é posto vários tipos de lixo tais como: couro, potes e outros materiais; e todos, por saberem que as sacolas vão se decompor, vão depositá-las em qualquer lugar dai vai aparecer tudo o que estava dentro dela. Ao invés de proibir; temos que conscientizar o uso da mesma, pois o plástico é um material 100% reciclavel.
    Não entendo porque todos estão levantando esta bandeira e esquecem de protestar com coisas que poderião ser mais importantes como: a poluição de rios,arroios; por produtos químicos tóxicos que acabam com a vida marinha.
    Nota:Existem em torno de 3 recicladoras de produtos reciclaveis no mundo.
    Obrigado pela atenção e agurdo outros comentários.

  8. Boa tarde,
    Sou membro da CIPA na minha empresa e na Semana de Prevençaõ de Acidentes – SIPAT, queremos presentear os participantes com sacolas ecoeficientes. Tenho preferência por aquelas feitas de bagaço de cana. Onde encontro? Moro em Brasilia.
    Desde já agradeço.
    Bruno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top