skip to Main Content

Suécia constrói um gigantesco tanque subterrâneo para armazenar hidrogênio verde

Por EcoInventos – 16 de outubro de 2022

Apesar de suas muitas deficiências, o hidrogênio está gradualmente se tornando um vetor essencial na transição energética.

A molécula é útil para descarbonizar o transporte pesado e a indústria, mas também para armazenar energia.

Para fazer isso, a Suécia vai acumular enormes quantidades de hidrogênio em um depósito subterrâneo.

Sua baixa eficiência, vaza facilmente, é extremamente inflamável e é até suspeito de ser um gás de efeito estufa mais potente que o dióxido de carbono.Apesar disso, o hidrogênio está em alta.

Sem entender realmente todas as questões relacionadas à sua produção, uso e armazenamento em massa, muitos países apostam nessa molécula para realizar sua transição energética.

Ao custo de enormes perdas de energia, o hidrogênio permite reduzir ou substituir os combustíveis fósseis na indústria pesada e nos transportes.

Também é muito versátil: extraído de gás fóssil ou sintetizado de água e eletricidade, pode ser convertido indefinidamente em uma direção ou outra.

O hidrogênio pode ser transformado em água e eletricidade e misturado ao gás em gasodutos.

 

Armazenamento subterrâneo

Na Suécia, o hidrogênio deve permitir a descarbonização da indústria siderúrgica, que é extremamente intensiva em energia.

Portanto, você precisará de grandes volumes de hidrogênio verde, que não podem ser armazenados em simples tanques acima do solo.

É por isso que o HYBRIT, o consórcio formado pela produtora de ferro SSAB, a mineradora LKAB e a empresa nacional de energia Vattenfall, cavou uma cavidade subterrânea para armazená-lo.

 

Localizado em Luleå, no norte da Suécia, o centro armazena hidrogênio verde (obtido de recursos renováveis) a 250 bar de pressão em uma caverna rochosa forrada com uma vedação à prova d’água.

A planta piloto atualmente tem um volume muito pequeno de 100 m³, podendo ser ampliado para algo entre 100.000 e 120.000 m³.

Até 100 GWh de energia armazenada

A instalação pode armazenar até 100 GWh de eletricidade na forma de gás hidrogênio.

Esta é uma enorme quantidade de energia.

100 GWh é 62 vezes a capacidade da maior bateria do mundo, a de Moss Landing, nos Estados Unidos.

Segundo a empresa de energia, esse volume de hidrogênio daria de 3 a 4 dias de autonomia a uma única planta de produção de minério de ferro pré-reduzido.

Este material é essencial para a produção de aço de baixo carbono nas siderúrgicas

As primeiras peças comerciais de aço não-carbono do mundo vêm da Suécia.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top