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Temores de coronavírus podem fazer com que as empresas da APAC mudem para embalagens plásticas ‘mais seguras’

As empresas estão trocando materiais de difícil reciclagem e embalagens plásticas de uso único por alternativas ecológicas – mas isso pode mudar devido à crise do coronavírus

A sustentabilidade pode ser prejudicial se as empresas da região da Ásia-Pacífico (APAC) mudarem para embalagens plásticas para evitar a disseminação do coronavírus, diz um analista.

Isso ocorre quando as práticas sustentáveis se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos , à medida que as empresas começaram a abandonar materiais difíceis de reciclar e embalagens plásticas de uso único em favor de alternativas ecológicas.

Porém, com o coronavírus afetando muitos setores e causando interrupções nas cadeias de suprimentos , a empresa de dados e análises GlobalData acredita que as empresas da APAC podem ser forçadas a usar embalagens plásticas para ajudar a conter o vírus.

Arvind Kaila, diretor de bebidas para consumidores da GlobalData, disse: “As embalagens de uso único, que enfrentaram muitas críticas nos últimos anos por causa de preocupações ambientais, podem ser vistas como uma melhor alternativa de embalagem do ponto de vista da higiene.

“Isso se deve ao manuseio e acesso limitados aos produtos internos, que podem prejudicar as metas de sustentabilidade estabelecidas pelos órgãos governamentais e pelas empresas”.

Por que o coronavírus pode forçar as empresas da APAC a mudar para embalagens plásticas

Acredita-se que o coronavírus tenha começado em um mercado em Wuhan, China, onde os trabalhadores foram algumas das primeiras pessoas a contrair a doença.

Desde o surto, tem havido muita frustração e pressão para tomar medidas destinadas ao governo chinês e aos formuladores de políticas de outros países asiáticos, onde o comércio de animais selvagens para alimentação e medicina tradicional é comum.

A China alega ter fechado os mercados após impor uma proibição temporária ao comércio de animais silvestres – um setor que a Academia Chinesa de Engenharia avaliou em USD $ 74 bilhões em um relatório de 2017.

O governo disse que vai mudar as leis sobre o comércio de animais silvestres e deve aplicar regulamentos mais rígidos sobre o manuseio e distribuição de carne – o que significa que as empresas podem ser forçadas a mudar dramaticamente suas práticas.

Kaila acredita que isso pode significar que as metas de sustentabilidade sejam deixadas de lado pelas empresas, pois priorizam a segurança sobre o progresso ambiental, com a distribuição de carne em embalagens plásticas provavelmente reduzindo o risco de um futuro surto.

Ele destacou que as embalagens assépticas de uso único voltaram à moda depois que a marca de alimentos e bebidas Yakult lançou seus primeiros produtos assépticos no mercado ambiental coreano nas embalagens leves da Ecolean Air Aseptic.

Além disso, é provável que a adoção de embalagens descartáveis ganhe força devido ao aumento da demanda na entrega e entrega de alimentos na região da APAC.

Essa não é apenas uma tendência temporária devido à conveniência de pedir comida à medida que o coronavírus se desenvolve, mas porque é esperado que ela seja a região que mais cresce no mercado global de comida para viagem online até 2027, conforme identificado pela empresa de pesquisa Coherent Market Insights .

Kaila disse que o coronavírus também deve criar um impacto a longo prazo no varejo on-line, pois os clientes que geralmente são céticos em relação às compras na web são persuadidos a se afastar das lojas físicas, numa tentativa de reduzir o tempo gasto em locais públicos.

Ele acredita que o bloqueio na Índia, que começou na semana passada e levou as pessoas a “armazenar sob pânico” alimentos embalados, impulsionará ainda mais as embalagens plásticas no curto prazo.

Mas Kaila acrescentou que é compreensível que as opiniões das pessoas “mudem para mais recursos orientados para a higiene a curto prazo”, no qual ele afirma que os consumidores podem ver as embalagens descartáveis como uma tendência positiva.

Fonte: NS Packaging

 

 

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