skip to Main Content

Tubos fotovoltaicos e telhados verdes, a solução combinada inovadora para aproveitar 100% dos telhados

Por EcoInventos – 22 de outubro de 2022 – Um extenso telhado verde com tubos fotovoltaicos oferece um enorme potencial de mercado. Os tubos leves geram uma carga de vento e neve consideravelmente menor, o que, por sua vez, permite uma estrutura de base solar em um design inovador.

Esta combinação inovadora permite construções leves que vão desde extensos telhados verdes a jardins suspensos.

A combinação de coberturas verdes com módulos fotovoltaicos tubulares foi premiada com a Medalha de Inovação GaLaBau 2022.

Também os telhados verdes existentes que não podem ser equipados com painéis fotovoltaicos tradicionais por razões estruturais podem ser adaptados com esta solução.

A tecnologia inovadora do tubo oferece excelentes condições de crescimento para as plantas graças à permeabilidade à luz do dia e à água.

Por outro lado, a usina fotovoltaica se beneficia da temperatura ambiente mais amena causada pela vegetação.

A Zinco e sua parceira Tube Solar veem outros benefícios relacionados à geração contínua de energia solar ao longo do dia.

Design leve e econômico.

Em princípio, o objetivo é gerar energia solar constantemente ao longo do dia.

Requer menos capacidade de armazenamento e ajuda a aliviar a rede.

Além disso, os módulos de painéis solares estão sendo cada vez mais montados na direção leste-oeste, em um pequeno ângulo ou, mais recentemente, verticalmente com módulos fotovoltaicos bifaciais. 

Isso resulta em dois picos durante o dia, pela manhã e à tarde.

Tubos fotovoltaicos podem fazer melhor: eles produzem continuamente energia solar porque em todos os momentos do dia os raios do sol atingem a seção de tubo correspondente em ângulos retos.

Além disso, os tubos fotovoltaicos leves oferecem uma superfície de ataque consideravelmente menor ao vento se estiverem na posição horizontal, e a moldura da base solar pode ter dimensões menores.

Isso permite um design leve e econômico.

Os racks de base solar não requerem penetração no telhado, pois são mantidos firmemente no lugar pela camada de substrato de sobreposição do telhado verde.

Benefício para todos

O sistema de energia solar se beneficia do telhado verde devido à temperatura ambiente mais baixa e ao consequente aumento no desempenho.

Da mesma forma, o telhado verde se beneficia da permeabilidade à água e à luz natural do projeto tubular.

O sombreamento parcial da vegetação tem algumas vantagens, especialmente em regiões secas.

A evaporação (consumo de água) é reduzida e a vegetação protegida do sol excessivamente intenso.

Formulários

A gama de aplicações estende-se ao campo das coberturas verdes intensivas, já que neste caso os tubos fotovoltaicos podem ser montados a qualquer altura e podem até ser utilizados como cobertura sobre um pátio.

Esta foi a variante específica usada pela equipe universitária de Biberach/Riss ao participar do Solar Decathlon Europe SDE 21-22 em Wuppertal.

Seu prédio foi adornado com uma pérgula fabulosa de tubos fotovoltaicos em uma cobertura de gerenciamento de águas pluviais Zinco.

Os tubos fotovoltaicos podem ser combinados com diferentes tipos de telhados verdes intensivos, como este telhado verde com uma pérgula fotovoltaica em Wuppertal.

Arquitetos e planejadores de edifícios podem ser criativos.

Eles têm uma grande seleção ao seu alcance neste campo, aproveitando e combinando a atual tecnologia solar e de telhado verde com seus serviços ecossistêmicos maximizados, sem competir por espaço.

Energia fotovoltaica, gestão de tempestades, pátios, biodiversidade e agricultura urbana andam de mãos dadas com os módulos fotovoltaicos tubulares, mesmo em modo inteligente.

Mais informações: zinco-greenroof.com

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top