skip to Main Content

USP oferece curso gratuito e a distância de Oceanografia / Sistema Bentônico

O curso é livre, ou seja, pode ser realizado por qualquer pessoa interessada.

A Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) pertence ao governo do Estado de São Paulo e visa levar conhecimento para a população paulista. Para isso, oferece cursos de graduação a distância e gratuitos, além de cursos livres em diversas áreas. Vários deles são realizados em parcerias com outras instituições, como é o caso da Universidade de São Paulo, que está oferecendo o curso gratuito a distância de Oceanografia / Sistema Bentônico.

A UNIVESP é vinculada á Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e realiza parcerias com diversas instituições. Para poder disponibilizar os cursos virtuais gratuitos criou a TV UNIVESP. Nela, são disponibilizadas as vídeo-aulas para que o interessado possa acessar e estudar quando quiser.

Detalhes sobre o curso gratuito da USP

Quem dá o curso é a professora do Instituto Oceanográfico, Ana Maria Vanin. Ele aborda os vários e diferentes ecossistemas marinhos nos quais os bentos vivem. Na primeira aula a docente fala um pouco sobre conceitos e explica o que são bentos. Depois disso, fala um pouco da história desses organismos, como eles vivem, como se reproduzem e os seus estágios de vida.

Para facilitar o entendimento, as aulas seguintes são divididas por ecossistemas. A primeira aula é sobre costão rochoso na qual é explicado como os fatores físicos alteram a vida dos bentos. Aborda também o conceito de zonação.

Em uma nova aula as praias arenosas e dunas são abordadas. A professora Ana Maria Vanin explica como a variação de temperatura e de água interfere na vida dos bentos que vivem nessa região.

O mesmo é explicado na aula seguinte sobre os bentos de estuários, marismas e manguezais, na qual a docente fala um pouco sobre a cadeia trófica e sobre as diferenças entre os bentos. O curso gratuito a distância da USP segue com temas como: sistemas vegetados; uso dos bentos em monitoramento ambiental; recifes de coral; bentos da plataforma continental; ambientes especiais do mar profundo, entre outros.

Inscrições

Interessados podem entrar no site TV UNIVESP para assistir às aulas do curso gratuito da USP. No mesmo endereço é possível encontrar diversos outros cursos gratuitos a distância em áreas variadas. Como é a distância, as aulas podem ser assistidas de acordo com a disponibilidade do estudante.

Este Post tem 3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top