skip to Main Content

VIAPAR participa da soltura de peixes no Parque Alfredo Nyeffeler

Evento realizado na manhã desta segunda-feira reuniu autoridades, estudantes e representantes de empresas apoiadoras

O Parque Alfredo Nyeffeler, situado na Vila Morangueira, em Maringá, possui um dos maiores lagos do município, cujas nascentes dão origem ao ribeirão Morangueira, um dos afluentes do Rio Pirapó.

Com sua intensa reserva verde, o lugar recebe grande número de visitantes todos os dias, que se dirigem ali para fazer caminhadas, correr, pescar ou simplesmente aproveitar suas belezas naturais.

O Parque foi o recanto escolhido para sediar na manhã desta segunda-feira (23), a abertura da Semana do Rio, uma iniciativa da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Peixes

Representada pelo engenheiro de Meio Ambiente Guilherme Giandon e o assessor de Comunicação Marcelo Bulgarelli, a VIAPAR participou da solenidade, que foi seguida da soltura de 10 mil peixes de espécies nativas.

A concessionária de rodovias é uma das apoiadoras do evento, que prevê destinar um total de 40 mil alevinos durante a Semana – sendo outros 10 mil na próxima quarta-feira (25) na bacia do Pirapó e 20 mil na sexta-feira (27) no Rio Ivaí. “É o nosso compromisso num evento tão importante como esse”, comentou o engenheiro Guilherme Giandon, engenheiro de meio ambiente da VIAPAR.

A cerimônia contou com a presença de estudantes, populares e várias autoridades, entre as quais o vice-prefeito Cláudio Fernandi e o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo.

De acordo com o secretário, Maringá tem sido exemplo de preservação ambiental, com seus 28 córregos e fundos de vale recebendo investimentos por parte do poder público, alguns dos quais em parceria com a iniciativa privada. “Estamos implantando matas ciliares e fazendo o repovoamento dos córregos”, destacou. Araújo disse ter participado há alguns dias de um simpósio sobre meio ambiente em Campinas (SP), oportunidade em que foi discutida a situação cada vez maior de falta de água em várias regiões do país. “A sociedade precisa fazer a sua parte e é isto o que se vê aqui nesta manhã”, comentou, assinalando que a presença de estudantes é importante para reforçar junto a eles a consciência ambiental.

O papel de cada um

Centenas de alunos do Colégio Estadual João de Faria Pioli participaram do evento. A diretora geral Joana Benta Peres frisou ser preciso, ainda, “avançar muito na questão ambiental, principalmente na destinação do lixo”.

Visitando Maringá, a coordenadora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes Rio), Natacha Brenner, elogiou o trabalho realizado em Maringá, afirmando que “cada um tem a sua parcela de responsabilidade, não podemos ficar esperando que os outros façam por nós”.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi destacou a importância da qualidade da água e dos peixes para a sobrevivência da humanidade, prevendo que, no futuro, o meio ambiente será o recurso mais reclamado. “A preservação somente será possível por meio da educação”, observou.

Experiência

Estudantes tiveram a oportunidade de participar diretamente da soltura dos peixes, pegando nas mãos exemplares adultos de “cascudos”, que levavam para a água. Cristiane Alves, de 14 anos, disse que “foi uma experiência interessante e positiva”. O aposentado Antonio Mauro, que mora na vizinhança, também foi acompanhar a programação. Ele ajudou a soltar alguns “cascudos” e só lamentou que o neto não estivesse ali, para também participar: “Temos que fazer isto sempre, a natureza agradece”.

Apoio

“Para a VIAPAR é uma oportunidade de contribuir para uma causa tão importante”, comentou o assessor de Comunicação da empresa, Marcelo Bulgarelli.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 23 de novembro de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top