skip to Main Content

APRAS e SEMA assinam termo para dar fim às sacolas plásticas

Garry’

Bem Paraná de 08 de abril de 2008

A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e a Secretaria de Meio Ambiente assinaram um Termo de Entendimento referente às sacolas plásticas para tentar pôr fim a polêmica das sacolas plásticas.

Três alternativas e recomendações constam no Termo, são elas: a indução aos consumidores no uso de sacolas retornáveis, a utilização de sacolas produzidas por materiais não-plásticos (papel, lona, tecido, ráfia, tecnologias biodegradáveis, etc) e quando a opção da empresa for por plástico que se utilizem a tecnologia oxi-biodegradável.

A Apras comprometeu-se em divulgar junto a seus associados essas recomendações da Secretaria do Meio Ambiente.

Para quem dizia que só fazia eventos, que não podia obrigar seus associados a nada, a APRAS mudou rapidinho – depois de 2 anos – de opinião e começou a fazer valer seu nome de associação paranaense de supermercados.

Senhores políticos, é assim que se muda o mundo, fazendo o que o ministério público e o governo do Paraná estão fazendo juntos, usando a tinta da caneta, não tendo medo.

Se não for assim ninguém muda, é só com um chute na bunda que o capitalista selvagem dá um passo em direção ao capitalismo verde.

Agora é só os outros estados da federação copiarem exatamente o que está acontecendo no Paraná e o início da desplastificação do país terá começado.

Mas tem que ser sério, tem que ter coragem, não pode ser político comprado porque senão não funciona.

Quando iniciamos o projeto sacolas ecológicas oxi-biodegradáveis e retornáveis em 2005 todo mundo ria, achava que não ia dar em nada, principalmente quando dávamos o prazo de 2010 para eliminar a cultura do consumismo desenfreado do plástico de uso único convencional. Fomos tantas vezes taxados de loucos, sonhadores … pois bem, a realidade se inicia com um sonho, um sonho e muita ação.

Então, e agora, mudaram de idéia?

Começaram a acreditar?

E isso é só o início da jornada, para gerarmos menos resíduos, para darmos destinação correta a estes resíduos, temos que banir as PET e voltar a consumir bebidas em garrafas de vidro, banir as fábricas de lâmpadas quentes, fazer com que o ciclo de vida das embalagens seja mais próximo do ciclo de vida do produto, reciclagem e compostagem 100%, destinação de óleo culinário usado … e tantos outros projetos, que irei falando à medida que iniciarmos a execução deles.

Mas a jornada sempre se inicia com o primeiro passo e esse grande passo foi dado, aqui no Paraná.

Parabéns ao ministério público do Paraná, simbolizado pelo Doutor Saint Clair Honorato, um promotor que deve ser clonado às centenas, porque sua coragem e força iniciou toda essa revolução.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top