skip to Main Content

7 alternativas para evitar o uso do canudinho plástico

erik_kuo

Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos todos os anos e a maior parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos.

Somente nos EUA, são usados 500 milhões de canudos diariamente. Se alinhados os canudos, um na frente do outro, seria possível dar duas voltas e meia no planeta.

O canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos. O plástico nunca se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar. Já foram encontradas partículas de plástico em diversos animais marinhos, como ostras e peixes. Esses animais são consumidos por outros animais, incluindo por nós, humanos.

Diversas aves e animais marinhos já foram encontrados gravemente feridos por canudos, que acabam se prendendo nesses animais ou, confundidos por alimento, vão parar em seus sistemas digestivos, muitas vezes causando a morte.

O CicloVivo separou 7 alternativas para substituir o canudo plástico em nossas rotinas:

1 – Beba diretamente no copo

A mais fácil e eficaz de todas, simplesmente beba diretamente no copo. Estimule crianças a fazerem o mesmo o quanto antes.

2 – Canudo de papel

Se precisar muito usar, opte pelo canudo de papel. Ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente. Ele é fácilmente encontrado em diversas lojas de festas e na internet.

3 – Canudo de silicone

O canudo de silicone é flexível e reutilizável, uma boa opção para crianças pois protege seus dentes, porém, não deixa de ter impacto no meio ambiente. Também pode ser econtrado na internet.

4 – Canudo de vidro

A empresa californiana Simply Straws desenvolveu canudos de vidro duráveis que podem ser utilizados por toda a vida. Os vidros são os mesmos utilizados em laboratório, portanto, os restos de alimentos não grudam. Se você quebrar o seu, eles garantem a reposição por um novo. Ainda não encontramos esta opção disponível no Brasil.

5 – Canudo de metal

O canudo de metal é reutilizável e pode ser levado para qualquer lugar. Existem diversos tipos de metais, como alumínio e aço inoxidável, é bom sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados. É possível encontrá-los em diferentes diâmetros e formatos. O kit, geralmente, já vem com um limpador interno. Existem diversos modelos na internet.

6 – Canudo de bambu

O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. Existem diversos modelos no mercado. Aqui no Brasil, o site Paz em Gaia vende canudos de bambu feitos de forma artesanal por uma comunidade caiçara do litoral de São Paulo.

7 – Canudo de palha

Nos séculos passados, todos os canudos de bebidas eram feitos a partir da palha que sobrava das colheitas de grãos. Por isso, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha, straw. Em português também existem alguns lugares que chamam o canudinho de “palhinha”. A partir de 1900, a opção foi aos poucos esquecida e substituída pelo plástico. A empresa californiana Harvest Straws trouxe a tradição de volta e produz canudos a partir de sobras de colheitas. As palhas são orgânicas, curadas e desinfetadas. Após utilizados, eles se decompõe naturalmente.

Lembre-se, prefira sempre comprar produtos feitos localmente e com ética. Tem mais uma ideia bacana para substituir o canudo ou algum fabricante brasileiro para indicar? Mande uma mensagem pra gente! contato@ciclovivo.com.br 😉

Fonte – CicloVivo de 26 de fevereiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top