skip to Main Content

8 coisas que você pode fazer para ajudar as abelhas a sobreviver

Albert Einstein dizia que, o dia em que as abelhas desaparecerem, a humanidade apenas conseguiria sobreviver durante mais 4 anos. Estes pequenos animais são gigantes e representam a espinha dorsal do mundo animal, sobretudo por causa de seu intenso trabalho através da polinização. Estudos dizem que, um terço de toda comida que ingerimos se beneficia da polinização das abelhas, porém elas estão morrendo. Diante disso, o que poderemos fazer para reverter esta situação?

As abelhas estão desaparecendo por causa de uma variedade de fatores, como a ação humana, pesticidas e doenças, por isso que diversas organizações já começaram a agir, com o objetivo de conscientizar as pessoas a fazer sua parte, mas também na tentativa de proibir vários pesticidas.

Por isso, o site Bored Panda selecionou 8 atitudes que você pode tomar a partir de agora para ajudá-las a sobreviver:

1. Proteja seu habitat

ajudar abelhas sobreviver 1

Uma das ameaças às abelhas é a redução do habitat. Todos nós podemos ajudar as abelhas em espaços urbanos, criando mais jardins, áreas verdes e corredores de habitat com plantas ricas em néctar, como as flores silvestres

2. Evite pesticidas nocivos

ajudar abelhas sobreviver 2

Evite usar pesticidas em seu jardim e, se precisar tratá-lo, escolha opções orgânicas e pulverize à noite, já que os polinizadores são menos ativos naquele momento.

3. Crie um banho de abelha

ajudar abelhas sobreviver 3

Encha um prato raso ou recipiente com água limpa. Ele será um refúgio perfeito para as abelhas beberem e descansarem enquanto fazem uma pausa na busca e polinização.

4. Não dê água açucarada

ajudar abelhas sobreviver 4

Não sabemos de onde surgiu a ‘lenda’ de que devemos oferecer água açucarada às abelhas, mas o fato é que isso é extremamente prejudicial para a espécie, além de que ocasiona na produção de um mel de baixa qualidade e aguado.

5. Construa casinhas para elas

ajudar abelhas sobreviver 5

Apesar das abelhas serem criaturas solitárias, hoje em dia diversas lojas já vendem os bee hotéis, uma alternativa simpática de dizer que elas são bem vindas no seu jardim. Afinal, mesmo que elas não produzam mel, elas farão a polinização do mesmo.

6. Plante árvores

ajudar abelhas sobreviver 7

As abelhas obtêm a maior parte de seu néctar das árvores. Eles não são apenas uma excelente fonte de comida, mas um ótimo habitat para que elas vivem saudáveis e felizes.

7. Apoie seu apicultor local

ajudar abelhas sobreviver 9

Nem todo mundo pode ter uma colmeia em seu jardim, mas você pode apoiar e patrocinar iniciativas que construam colmeias, incentivando os pequenos produtores de mel, no lugar das grandes indústrias.

8. Tenha um jardim

ajudar abelhas sobreviver 6

Para isso, certifique-se de que terá flores para as abelhas durante todo o ano, ignore as flores duplas, que não têm pólen e evite flores híbridas, que podem ser estéreis e têm pouco ou nenhum néctar ou pólen.

Fonte – Gabriela Glette de março de 2019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top