skip to Main Content

8 TED talks sobre consumo consciente

ted talks sobre consumo consciente

O que é TED / TEDx?

É uma organização sem fins lucrativos, criada em 1984 dedicada a apoiar ideias inovadoras e que merecem ser compartilhadas.

A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Os primeiros campos criativos e de pesquisa que foram escolhidos para representar possíveis melhorias de futuro. Atualmente, porém, a discussão já cresceu para os mais diversos campos, como educação, ciências, negócios e questões globais. O que está em jogo realmente é o poder de transformar e melhorar o futuro, não importando formações.

Anualmente, o TED realiza dois grandes eventos: a TED Conference, que ocorre a cada primavera no Canadá, e a TEDGlobal, que acontece a cada verão na Escócia. Conta também com um site, no qual novas TEDTalks (palestras de até 18 minutos) são postadas diariamente, e podem ser acessadas por qualquer pessoa gratuitamente. No entanto, com o sucesso das palestras, as duas conferências anuais ficaram pequenas. E assim nasceu o TEDx, uma ideia genial onde qualquer pessoa ao redor do mundo pode organizar uma conferência local inspirada no TED, de maneira independente.

Através dessas conferências, pensadores e realizadores discutem experiências e ideias que nos permitam expandir os horizontes da forma como vivemos hoje, através de novas possibilidades de interações sociais, culturais, ambientais e econômicas. Essas ideais tratam sobre conexões e, acima de tudo, sobre pessoas. Pessoas que acreditam em algo, em uma causa, que transformam essa causa em um movimento, em algo que muda o mundo. As pessoas podem quebrar paradigmas quando conectam-se umas com as outras!

A seguir, selecionamos para você uma lista de 8 TED talks inspiradoras. Os assuntos são relacionados à sustentabilidade, moda verde e consumo consciente. Vale a pena assistir! Temos certeza que você irá gostar e repensar seus hábitos de consumo e suas escolhas de moda.

Mudando o Mundo Através da Moda | TEDxCopenhagen

Eva Kruse, CEO do Danish Fashion Institute, destaca que mudando a mentalidade acerca de uma das indústrias mais poluidoras do planeta, a da moda, estilo e sustentabilidade podem sim andar de mãos dadas.

Estilo pessoal, Criatividade & Moda Sustentável | TEDxSenacCampinas

Justine Armani, Consultora de Estilo & Imagem e Coloração Pessoal, sócia-proprietária da marca Armani, fala sobre a importância da moda sustentável. Destaca que nossa roupa deve refletir nossas crenças, valores, estilo de vida e cultura, ou seja, nossa personalidade. Essa mensagem deve ser construída não por uma moda despreocupada com o descarte precoce, com a exploração e sofrimento de pessoas e com a poluição e destruição do meio ambiente, mas sim pelo design sustentável, através de elementos que têm como preocupação principal o respeito pelos ciclos de renovação da natureza, a proteção desta e da própria humanidade.

Por que Precisamos Parar de Produzir Lixo | TEDxBlumenau

Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo, alerta sobre a infinidade de problemas que a nossa produção diária de lixo acarreta e dá algumas dicas pra agirmos agora mesmo. Ao adotar algumas atitudes simples, como substituir descartável por reutilizável, podemos reduzir nosso lixo diário em até 70%!

Reparando a indústria da moda | TEDxLondonBusinessSchool

Orsola de Castro, fundadora do movimento Fashion Revolution, defende o upcycling e a reciclagem. Destaca como uma solução sustentável de design, transformando algo que não tem mais valor de uso em novas peças, estendendo a vida útil das roupas e diminuindo o descarte, promovendo uma atitude mais responsável na moda.

Repensar o Consumo | TEDxSudeste

Após anos de estudos ligados à sustentabilidade, o jornalista André Trigueiro desenvolveu uma consciência que agora busca disseminar para todos. Precisamos repensar o nosso consumismo desenfreado e criar uma consciência coletiva e uma atitude mais sustentável. Desta forma será possível garantir o futuro da humanidade.

Responsabilidade ambiental – uma questão pessoal | TEDxITAM

Rodrigo Arnaud, economista ambiental, fala sobre o papel que os pequenos consumidores desempenham no combate à contaminação ambiental.

O guarda-roupas de morrer | TEDxSalford

Lucy Siegle examina, com um olhar crítico, nossa mania de comprar roupa barata das grandes cadeias de varejo, a chamada fast fashion. Seu discurso chama atenção para as mudanças urgentes de atitude que devem ser tomadas, tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Lucy destaca que é possível ser mais ético simplesmente tomando ciência de como, onde e por quem nossas roupas são produzidas.

99% + 1%: O Próximo Passo da Revolução Colaborativa | TEDxRio

Tatiana Leite afirma que essa revolução (colaborativa) surge de uma consciência pós-crise. Em seu discurso, ela frisa que a colaboração não é sobre carência de quem está propondo a mobilização, é sobre a potência desses encontros de pessoas com interesses em comum.

Fonte – Armário Orgânico

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top