skip to Main Content

Sergipe – MP adverte sobre o perigo da incineração do plástico

Jan Hoogendoorn

Os ilusionistas das petroquímicas jogam nuvem de fumaça, discutindo sobre tecnologias comprovadas, para esconder os problemas dos plásticos.

E aí plastimorte, sabemos que o seu atual presidente anteriormente foi presidente do Instituto do PVC, portanto sabe muito bem sobre este material, ou será que ele vai fazer como o lula lelé e dizer que não sabia de nada?

Que tal perguntar a ele sobre Bisphenol A, Ftalatos, Furanos e Dioxinas? Além dos metais pesados encontrados nas tintas e pigmentos usados na indústria plástica?

Ninguém recicla, não pode ser incinerado, então a melhor solução é a biodegradação ou a proibição, escolham.

Greenpeace de 02 de março de 2009

O Estado de Sergipe muito tem discutido no sentido de encontrar as melhores alternativas para o tratamento dos seus resíduos sólidos. Para trazer mais informações à sociedade, tendo em vista a relevância do tema, o MPE apresentará uma série de artigos produzidos por pesquisadores de impacto ambiental.

O texto abaixo foi extraído so site do Greenpeace. Para lê-lo na íntegra, basta acessar www.greenpeace.org.br.

Incineração não é a solução

Queimar já foi considerado o método mais eficiente de acabar com o lixo, seja ele de origem doméstica ou industrial. Entretanto, com o avanço da industrialização, a natureza dos resíduos mudou drasticamente. A produção em massa de produtos químicos e plásticos torna, hoje em dia, a eliminação do lixo por meio da incineração um processo complexo, de custo elevado e altamente poluidor. Longe de fazer o lixo desaparecer, a incineração acaba gerando ainda mais resíduos tóxicos, e tornando-se uma ameaça para a saúde pública e o ambiente…..

… As emissões tóxicas, liberadas mesmo pelos incineradores mais modernos, são formadas por três tipos de poluentes perigosos para o ambiente e para a saúde humana: os metais pesados, os produtos de combustão incompleta e as substâncias químicas novas formadas durante o processo de incineração….

Nenhum processo de incineração opera com 100% de eficácia. Os metais pesados, como chumbo, cádmio, arsênio, mercúrio e cromo, não são destruídos durante a incineração, e são frequentemente liberados para o ambiente em formas até mais concentradas e perigosas do que no lixo original. …

Outro aspecto traiçoeiro da incineração ocorre pela formação de produtos químicos durante o processo de combustão, que são totalmente novos e altamente tóxicos – as dioxinas e os furanos….

Dioxinas e furanos são tidos como os produtos químicos mais tóxicos já conhecidos. As dioxinas são formadas quando materiais contendo cloro, como o PVC, são queimados….

A incineração no Brasil – A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Incineração

O Greenpeace critica o último texto da proposta para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tinha como relator da Comissão Especial de Resíduos Sólidos da Câmara Federal, o então deputado Emerson Kapaz (PPS-SP). Mais uma vez, a incineração e o coprocessamento em fornos de cimento eram apresentados como as principais políticas para a redução de resíduos. A primeira versão do documento fora apresentada em agosto de 2001. Esta proposta de lei de certa forma regulamenta o uso de incineradores, e prioriza o uso de tecnologias “sujas”. Ainda, este documento vai de encontro à Convenção de Estocolmo, a qual aponta a incineração de resíduos como uma das principais fontes produtoras de POPs, incluindo as dioxinas.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top