skip to Main Content

Como fazer a reciclagem em casa

Recebemos centenas de reclamações desde que lançamos o projeto sacolas ecológicas – biodegradável e retornáveis – em 2005 sobre o que as pessoas fariam para acondicionar o lixo se deixassem de “ganhar” sacolas de supermercado.

Não entendemos qual o drama, o porque de tanta reclamação, afinal, qual é o segredo? Será que as pessoas esqueceram que é só pensando um pouco que se resolve um problema?

Primeiro, tenha piedade, você utiliza por ano mais de 1.000 sacolas e se você fizer compras por 50 anos – em média – você estará gerando 50.000 sacolas , que se não forem biodegradáveis irão ficar de herança para seus mais longínquos descendentes, se você não tem consideração para com o planeta, pense ao menos nos seres que ainda não nasceram, nos seus descendentes.

Depois, vai cair a mão se você deixar umas 5 sacolas retornáveis no carro, no seu local de trabalho ou de onde você sai para fazer as compras?

E não me venha com a desculpa de que custa dinheiro, afinal você paga de 30 a 40 centavos – embutidos no preço da mercadoria que você adquire – por cada sacola que você “acha” que está ganhando.

Então, pegue um jeans velho ou compre um pedaço de tecido barato – que seja uma chita bem colorida – e a máquina de costura da sua mãe, sogra, amiga e faça suas próprias sacolas ou compre nos supermercados – tem uma rede vendendo a menos de 10 Reais cada – ou junte um monte de amigas e façam sacolas coloridas e deem de presente para seus namorados, amigos, pais, irmãos – homem também tem que participar da desplastificação do planeta – e faça as contas de quantas milhares de sacolas um grupo de amigos deixa de usar por ano ao adotar a sacola retornável.

Em uma tarde de sábado ou domingo você pode ajudar você, seus parentes e amigos a deixarem o vício da sacola.

Então tá, você deixou de “ganhar” as sacolas no comércio – não estamos somente falando de supermercados, mas de todo o varejo – então, vem a grande pergunta, que diabos vou fazer para acondicionar meu lixo.

Primeiro, saiba que você tem a obrigação de separar seu lixo em 3 partes, o que pode ser reciclado, o que pode ser compostado e o rejeito.

O que é reciclável – vidro, plástico, alumínio, metais, papel

O que é compostável – sobra de comida, cascas, folhas, basicamente a sobra dos alimentos que irá ser transformado em adubo para enriquecimento do solo

O que é rejeito – papel higiênico, fralda descartável e absorvente íntimo

Como separar o lixo reciclável – compre ou arranje um recipiente de 100 a 500 litros, que pode ser um tambor, um saco de plástico reforçado ou ráfia, uma caixa de papelão ou plástico e deixe em sua área de armazenamento de lixo, o tamanho do recipiente depende do espaço que você tem, de quanto lixo reciclável você gera, de quanto em quanto tempo é coletado o lixo reciclável. Quando você estiver fazendo comida – a cozinha é a área que mais gera lixo – lembre-se de enxaguar e colocar de cabeça para baixo o reciclável para que fique limpo e seco – e não você não estará usando água limpa, porque você abre a embalagem e coloca na cuba da pia, assim, quando for lavar a louça, automaticamente, você já irá enxaguando o reciclável, quanto mais limpo, mais tem valor o material reciclável, depois de seco, uma ou duas vezes ao dia, na hora da limpeza da cozinha, coloque estas embalagens recláveis dentro do seu local de armazenamento de reciclável. Não esqueça do material reciclável do banheiro, pelamordamãeterra, não me coloque vidro de xampu, creme dental ou ou qualquer embalagem reciclável junto com lixo de banheiro – rejeito – coloque este material junto no seu porta material reciclável. Lembre-se de que o lixo reciclável representa até 90% do volume do lixo acondicionado, então você não irá quase comprar mais sacos de lixo. Ah, você não precisa separar por material reciclável, coloque todos os tipos junto, porque no reciclado eles fazem a separação e daí você não terá como usar a desculpa de falta de espaço para ter cada contêiner por tipo de material – vidro, plástico, alumínio, metais, papel.

Como separar o lixo compostável – compre sacos de lixo de 10 a 30 litros, sempre biodegradável – o saco de lixo biodegradável pode ser compostado junto com o lixo compostável – e no momento de preparação das refeições você coloca este lixo em pequenos saquinhos.

Quanto ao rejeito – pequenos sacos de 10 a 30 litros também.

Daí você pode vender seu lixo reciclável, doar para algum catador, entregar no dia da coleta do material reciclável, isto é com você, mas lembre-se de que a cada embalagem que você mandar para a reciclagem, você está dando um tempo a mais de sobrevida para a humanidade, afinal, estamos deixando de tirar da natureza tudo aquilo que teria que ser extraído para fazer novas embalagens ao reciclar as antigas.

Só com estas atitudes, você estará economizando até 90% na compra de sacos para acondicionamento de lixo. Você também estará aumentando o espaço a vida útil dos aterros sanitários em até 90% e deixando matéria prima para os futuros habitantes do planeta usarem, afinal, quando você deixar este planeta, outros ocuparão seu lugar.
Seus descendentes também precisarão dos recursos naturais do planeta para viver, não deixe que enterrem seu lixo que pode ser reciclado, pense nos seres do amanhã.
Fora de sua casa, utilize a separação como na figura abaixo
Ana Domingues – Instituidora da FUNVERDE

Este Post tem 3 Comentários

  1. Acordei há pouco tempo para a questão ambiental mas acredito que nunca é tarde. Ando pesquisando sites com textos bons e fáceis de entender o suficiente pra “converter” os meus. Esse sem dúvida é o melhor, explica de maneira direta e popular que não é preciso muito esforço pra ajudar. Muita gente ri da minha cara quando começo as “palestrinhas” mas acredito que uma pessoa pode fazer a diferença e tento fazer o máximo possível pra conscientizar as pessoas. A partir de hoje será mais fácil realizar a “conversão”. Obrigada pela ajuda!

  2. Senhores,

    Boa tarde.
    Preciso de um professor que dê uma aula de reciclagem para um grupo de 10 pessoas.
    Vocês trabalham desta forma? Tem como nos indicar alguma instituição?
    Obrigada!

  3. É possível sim,não ter necessidade de utilizar sacolas de plástico, hoje temos a disposição sacolas de pano,que por sinal são muito bonitas. Quanto ao lixo, ajuda muito também as pessoas realmente consumirem o necessário, vida mais saudável,mais alimentos naturais, NATURAIS DA NATUREZA, NÃO OS EMBALADOS. Realmente não é difícil criar hábitos, a não muito tempo atrás era assim, não tinha isso de sacolinha de plástico era sacola de papel. Consumir o necessário, não somente alimentos mas tudo com moderação. Para quem tem casa própria ajuda muito móveis em alvenaria feitos de cimento,não de madeira,qdo bem feitos ficam lindos além da economia,se evita o troca -troca de armários,sofás,etc…a cada ano e o dinheiro gasto em inimagináveis prestações ao decorrer da vida, poderá ser usado para outros fins,planejamentos mais benéficos para si próprio e família,viagens,cursos… É importante simplificar a vida,em geral as pessoas passam mais da metade da vida pagando contas e prestações,porque sempre estão querendo trocar tudo…consumismo puro.
    Pena que muitos esperam esvaziar o bolso e se encherem de dívidas,para fazerem diferente,porém assim não resolve,pois quando o bolso está cheio novamente o consumismo volta.
    ABRAÇO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top