skip to Main Content

Máquina vende leite a granel na Europa

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9XP9DXvnb04&eurl=http%3A%2F%2Fempresas%2Eglobo%2Ecom%2FEmpresasenegocios%2F0%2C19125%2CERA1698923%2D2574%2C00%2Ehtml&feature=player_embedded]

 

Um grupo de criadores de gado na Espanha decidiu acabar com os intermediários na venda do leite que produzem. Para não depender mais de supermercados e padarias, eles instalaram uma máquina vendedora de leite em alguns mercados municipais. A máquina, em vez de armazenar latinhas de refrigerante, tem capacidade para guardar 300 litros de leite fresco, pasteurizado anteriormente. Com um euro, o consumidor retira um litro de leite, sem precisar de vendedores para isso.

Além de deixar a bebida mais barata, a máquina reduz o uso de embalagens, já que o cliente pode levar sua própria jarra para retirar o leite. Quem não levar o frasco pode optar pela compra de um – de vidro ou plástico – na mesma máquina. O produto está disponível na Itália e na Espanha e a reposição do leite nas máquinas é feita diariamente pelos produtores.

Maravilhosa invenção, que poderia também ser utilizada o recarregamento de embalagens de xampu, detergente para roupa e louça e muitos outros produtos que podem simplesmente ser recarregados para poupar o planeta de tantas embalagens plásticas.

Aqui no Brasil não sei se funcionaria, porque as pessoas são preguiçosas, acomodadas, não se preocupam com nada exceto o seu umbigo.

No sábado à tarde, depois das atividades do Projeto Mata Ciliar fui ao Shinnai para reabastecer a casa com frutas, legumes e verduras. Tá achando que vida de ambientalista é fácil? Trabalhar na sua empresa de segunda a sexta, nos sábados e domingos tem atividade na fundação e só sobram pequenos espaços de tempo para ir ao mercado, à frutaria, à lavanderia … é um caos total.

Então, como ia dizendo, passei cerca de uma hora e meia no Shinnai – para quem não conhece é um local que vende frutas, legumes e verduras – e claro, sempre observando se alguém estava usando sua sacola retornável. Íncrível, ninguém, absolutamente ninguém exceto eu estava usando sacola retornável, todo mundo saia de lá com um monte de sacolas, que pelo menos são oxi-biodegradáveis, menos mal.

Daí você para para pensar e a verdade aparece clara e límpida na sua frente, educação não funciona neste país, tem mesmo é que multar o varejo, proibir sacolas, multar o consumidor, porque pedir consciência e sensibilidade para o consumidor é falar para o vazio.

O incrível é que a frequência ali é de pessoas com alto poder aquisitivo, não dá para falar que as pessoas que frequentam o local não tem dinheiro para comprar uma mísera sacola.

Também não dá para usar a desculpa de que vieram do serviço e por isso esqueceram suas sacolas, porque, caramba, era sábado, às cinco horas da tarde, todo mundo vinha de suas casas, não existe desculpa para a falta de civilidade do maringaense folgado.

Temos mais é que banir as sacolas de uso único em todo o varejo e aplicar multas pesadas em quem descumprir a lei, porque a humanidade não tem consciência, não tem vergonha na cara.

É muito bonitinho falar de aquecimento global, natureza, blablabla, mas na hora que as pessoas tem que agir, na hora que elas tem que fazer sua parte para mudar o futuro é que se vê o caráter delas, ou melhor dizendo, a falta de caráter.

This Post Has One Comment

  1. O mesmo acontece aqui na minha cidade, é fácil contribuir com o nosso planeta, por exemplo, quando eu esqueço minha sacola retornável ou minha cestinha, o que faço é ir onde o supermercado tem as caixas de papelão vazias e peço algumas, dessa forma coloco todas minhas compras sem usar essas malditas sacolas, eu também fico indignado quando algumas pessoas colocam as bananas em sacolas, pocha, as bananas não precisam ir em sacolas. O que também estou fazendo para não usar sacolas para empacotar as frutas e verduras é colocar elas soltas na caixa do papelão, dai leva para pesar elas e coloco toda elas na balança sem sacola, também vejo que todo mundo fica me olhando com todo isso que faço, acharam que estou louco rsrsrs.
    Um abraço e parabéns pelo trabalho que vem realizando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top