skip to Main Content

Tecidos feitos com garrafas PET são solução para moda sustentável

Uma alternativa para quem quer comprar roupas, bolsas e outros produtos feitos com materiais mais sustentáveis é o tecido de garrafa PET. Ele é feito a partir da reciclagem do plástico e pode evitar que novas matérias-primas sejam produzidas, além de reaproveitar o material que iria para o lixo.

Apesar de parecer novidade, os tecidos produzidos a partir das embalagens PET são os mesmos das roupas comuns de poliéster. A grande diferença é que em vez de utilizar o Tereftalato de Etileno virgem, a indústria recicla o plástico das garrafas e o transforma em fibras de poliéster.

Posteriormente, essa fibra poderá ser tecida junto com algodão e virar matéria-prima para roupas, bolsas, travesseiros, roupas de cama, tapetes e outra infinidade de produtos, ou ainda ser utilizada em sua forma bruta na confecção de banners, sacolas, embalagens etc.

Basta olhar a etiqueta de algumas roupas para ver que a composição do produto é feita com 50% de algodão e 50% de poliéster. As roupas feitas a partir dessa mistura ainda são mais resistentes, correm menor risco de desbotar ou formar “bolinhas”, além de amassam menos que aquelas feitas com 100% de algodão.

Benefícios ambientais

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de PET (ABIPET), em 2008 foram recicladas no Brasil 253 mil toneladas de embalagens, sendo que 38% foram encaminhadas para a área têxtil. Destes, 44% foram usados na indústria de vestuário, 35% para a produção de cordas, cerdas e monofilamentos e 21% para não-tecidos.

Além de incentivar os investimentos em cooperativas e catadores de lixo, a reciclagem pode trazer diversos ganhos ambientais. Para produzir um quilo de malha PET são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante.

Além disso, ao reutilizar o material a indústria deixa de produzir novas unidades de Tereftalato de Etileno, economizando água, energia e matérias-primas, como o petróleo. Por fim, a reciclagem evita o acúmulo do material em lixões e aterros e prolonga sua vida útil.

Fonte – Portal Terra de 28 de julho de 2010

A FUNVERDE comercializa camisetas confeccionadas com fio de PET reciclada para conseguir verba para manter seus diversos projetos. Apoie nossos projetos, adquira nossas camisetas de PET, que são ecologicamente corretas.

Cada camiseta fabricada retira do ambiente 3 garrafas PET. Quanto mais camistas de PET você usar, mais estará gerando renda para os catadores, mais PET serão recicladas e assim, a cadeia da reciclagem fica maior e mais forte.

Claro que somente fabricar camisetas com PET não vai resolver o problema da poluição causada pelas garrafas PET, mas, em um país em que a reciclagem mal chega a 1%, qualquer iniciativa ajuda a diminuir a poluição e a aumentar a reciclagem.

Este Post tem 2 Comentários

  1. Não resolve o problema, mas temos que dar preferência aos produtos reciclados. A nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos tem como princípio dar prioridade a esses produtos. Temos que incentivaar !

  2. Boa Tarde

    Tenho interesse em saber qual o preço das camisetas pet lisas que são comercializadas pela fundação, quais os modelos, pedido mínimo e frete para o CEP 36500-ooo.

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top