skip to Main Content

A saúde e as florestas sofrem enquanto a África Oriental continua a queimar lenha

Por Richard Wetaya – Allience for Science – 24 de novembro de 2020

O medo está crescendo sobre o destino da qualidade do ar e das florestas da África Oriental, à medida que a população da região se expande rapidamente e continua a depender fortemente do uso de combustíveis de biomassa como o carvão.

“O quadro sombrio é que os altos níveis de pobreza continuarão a empurrar mais pessoas na região para a queima de biomassa (madeira, carvão, resíduos de colheitas e esterco) para atender às necessidades básicas de energia doméstica”, disse Derrick Mugisha, um cientista ambiental de Uganda.

A Organização Mundial da Saúde alertou que a exposição frequente à fumaça de biomassa pode desencadear impactos à saúde, como pneumonia, tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica.

A população da África Oriental está crescendo duas vezes mais rápido do que a taxa global de 1,19% e a demanda por energias de biomassa tradicionais aumentou significativamente na região nos últimos anos. A população local normalmente têm pouco acesso a combustíveis e tecnologias de energia limpa para cozinhar, contribuindo para uma maior dependência de combustíveis de madeira e energia de biomassa que deverá continuar no futuro.

Homens fazendo carvão em uma floresta da África Oriental. Foto: Richard Wetaya

A energia da biomassa constitui cerca de 70% das necessidades gerais de energia da população no Quênia, enquanto mais de 95% dos tanzanianos dependem da energia da madeira. Em Uganda, o combustível de biomassa é responsável por cerca de 90% do consumo de energia nas residencias.

O acesso a combustível limpo para cozinhar permanece muito limitado na África Subsaariana, no período de 2015 a 2018 subiu de 15% para apenas 17%. Desde 2015, apenas 25 milhões de pessoas tiveram acesso a cozinha com energia limpa na região, enquanto 900 milhões permaneceram sem acesso em 2018, à medida que o crescimento da população foi muito maior do que o provisionamento para desta energia limpa.

Na África Subsaariana, quase 490.000 mortes prematuras por ano estão relacionadas à poluição do ar doméstico, sendo mulheres e crianças os mais afetados.

Hora de mudar

“De muitas maneiras, a forte dependência de combustíveis de biomassa na África Oriental levou à derrubada insustentável das arvores para lenha e à superexploração de florestas e recursos florestais, acelerando assim o desmatamento e seus efeitos de mudança climática”, disse a ambientalista Phiona Wamukota.

Os trabalhadores desmatam uma floresta da África Oriental para usos agrícolas. Foto: Richard Wetaya

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou recentemente que as altas temperaturas e outros impactos das mudanças climáticas estão afetando bastante a África e reduzindo as safras agrícolas do continente. Em resposta, os ambientalistas da África Oriental intensificaram seu apelo por um novo começo na maneira como a região trata as questões que contribuem para as mudanças climáticas. Os déficits de precipitação em 2018 e 2019 levaram a quebras de safra no Quênia e em Uganda.

A demanda por combustível de biomassa não é a única causa do desmatamento. Também houve um crescimento exponencial no desmatamento para produzir madeira e abrir caminho para o pastoreio e a agricultura do gado. O uso de sementes geneticamente modificadas que produzem rendimentos mais elevados poderia reduzir a pressão sobre as florestas para acomodar a agricultura.

Um futuro sombrio para as florestas

As estimativas atuais sobre a perda de cobertura florestal da região não é animadora.

A Tanzânia tem a maior taxa de desmatamento do mundo, com estimativas recentes mostrando que o país perde 483.859 hectares de seu ecossistema florestal para a produção de carvão vegetal anualmente.

Os estudiosos Nike Doggart, Theron Morgan-Brown e Emmanuel Lyimo, que estudaram recentemente a conexão entre a agricultura e o desmatamento na Tanzânia, observam que, sem uma mudança deliberada de política, a Tanzânia pode seguir a trajetória de outros países, reduzindo sua cobertura florestal natural para apenas 15% com perdas associadas de sua biodiversidade única e outros ecossistemas.

A cobertura florestal de Uganda também está diminuindo rapidamente devido a uma combinação de forças. Um exemplo é a recente polêmica sobre a floresta Bugoma de 900 hectares, um dos ecossistemas florestais mais frágeis do país. Cerca de 9,24 milhas quadradas da floresta foram recentemente derrubadas para o cultivo de cana-de-açúcar.

Uganda tem uma perda média anual de floresta natural de 2%, uma das mais altas do mundo, de acordo com o Relatório de Desempenho do Setor de Água e Meio Ambiente de 2019.

Os Serviços Florestais do Quênia estimam que o país esteja perdendo atualmente mais de 50.000 hectares de floresta a cada ano por meio do desmatamento, o que se traduz em uma perda de cobertura florestal de 1,13%.

Quênia - Republic of Kenya

“A queima de biomassa é um grande gerador de poluição por carbono e, se não houver ação, haverá um aumento nas emissões de gases de efeito estufa na região. O argumento de que a biomassa é um recurso de energia sustentável e um combustível neutro em carbono que contribui menos para as mudanças climáticas ainda é um ponto discutível”, disse Sam Owach, especialista em gestão ambiental.

Os governos precisam trabalhar para melhorar o acesso a energia acessível, confiável e moderna, conforme exigido pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Nações Unidas, disse Owach. “Os governos da região também precisam enfrentar a questão do alto crescimento populacional porque apresenta desafios para o cumprimento da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e também uma alta qualidade de vida para seus cidadãos.”

Esforços para controlar as altas taxas de crescimento populacional 

Projeções recentes da ONU estimam que a população do Quênia crescerá cerca de 1 milhão por ano, ou seja, 3.000 pessoas todos os dias ao longo dos próximos 40 anos e atingirá cerca de 85 milhões em 2050. A população de Uganda, entretanto, está projetada para atingir 50 milhões de pessoas em 2025 e 102 milhões em 2050. De acordo com o plano de desenvolvimento de cinco anos da Tanzânia, a população do país estava crescendo 2,7% ao ano, mais do que o dobro da média global de 1,2% e acima da média africana de 2,5%.

Nos últimos anos, medidas foram tomadas para tentar controlar as altas taxas de crescimento populacional da região.

O Quênia está concentrando esforços para expandir o acesso equitativo aos cuidados de planejamento familiar de qualidade em nível nacional, além de fazer uma alocação do orçamento para o planejamento familiar, disse o Dr. John Masasabi Wekesa, diretor-geral interino do Ministério da Saúde do país. A política populacional do país visa reduzir o número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida de cinco em 2009 para três até 2030.

O governo da Tanzânia se comprometeu a aumentar a disponibilidade de métodos anticoncepcionais modernos de 40% para 70% até o final de 2020 em todos os níveis de seu sistema de saúde, enquanto Uganda também se comprometeu a ampliar o uso de métodos modernos de planejamento familiar para garantir que as mulheres possam escolha quando ter filhos e quantos vão querem.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top