skip to Main Content

Os perigos dos vulcões glaciais – Fogo e gelo

Por ISABEL AMOS-LANDGRAF Earth Institute – 25 de novembro de 2020
Fluxos de lama vulcânicos destrutivos, enormes nuvens de cinzas vulcânicas que aterram voos e inundações catastróficas quando as barragens de lagos glaciais naturais falham – todos esses são exemplos das interações dramáticas entre vulcões e geleiras .
Para ajudar outros a estudar e, com sorte, prever a perigosa atividade glaciovulcânica, os pesquisadores criaram um novo banco de dados que combina dados globais existentes.

Uma erupção perfura as geleiras do vulcão Bárðarbunga. Foto: Oddur Sigurdsson, Iceland Geological Survey

Uma erupção perfura as geleiras no topo do vulcão Bárðarbunga, na Islândia. Fonte: Oddur Sigurdsson, Iceland Geological Survey

Este estudo é um recurso valioso que pode auxiliar em pesquisas futuras e também ajudar a determinar os vulcões glaciarizados mais perigosos do mundo.

O estudo foi conduzido por Benjamin Edwards , um vulcanologista do Dickinson College, William Kochtitzky , um aluno da Dickinson quando o estudo foi conduzido, e Sarah Battersby, uma cientista pesquisadora da Tableau Software.

Liderados por Edwards, o especialista em vulcões do grupo, os pesquisadores primeiro compilaram dados sobre a localização dos vulcões e suas histórias de erupção. Kochtitzky, interessado em glaciologia e mapeamento, reuniu dados sobre a localização, espessura e volume do gelo glacial.

Para determinar os perigos reais que essa combinação pode representar, eles determinaram quantas pessoas vivem perto de cada vulcão glaciar.

O gelo queima na Islândia | Inacreditavel

Vulcões glaciares representam riscos únicos para as populações humanas.

Quando a lava incandescente encontra as densas camadas de gelo, uma grande quantidade de energia é liberada, o que pode levar a fluxos de lama descontrolados, nuvens de cinzas e vapor e inundações de erupção glacial.

Na base de uma montanha arborizada, uma inundação vulcânica destrói árvores, carros e casas em Chaitén, Chile.

A lahar em Chaitén, Chile, causada por uma erupção vulcânica próxima em 2008. Fonte: Sam Beebe no Flickr

Edwards descreveu o impacto que as geleiras podem ter na frequência e intensidade dos fluxos de lama vulcânicos, também conhecidos como lahars : “A lahar é um fluxo de lama em que a maior parte do material é feito de rochas vulcânicas e cinzas. Você pode ter lahars em uma variedade de ambientes, mas eles precisam de água. Se você tem um vulcão com gelo, há uma boa chance de que, quando o vulcão entrar em erupção, parte do gelo derreta. Então você tem água e detritos vulcânicos que se transformam em um fluxo de lama vulcânica. ”

 

As inundações de erupção de lagos glaciais ou jökulhlaups ocorrem quando um lago glacial está cheio de água glacial derretida e o volume de água excede o que o lago é capaz de conter. Uma inundação rápida e catastrófica ocorre quando este volume intenso causa o rompimento de uma barragem glacial. Quando uma geleira é submetida ao calor de um vulcão, ela pode derreter mais rapidamente e aumentar a probabilidade de um jökulhlaup.

As populações humanas podem ser profundamente impactadas pelas interações glaciar-vulcão. Viver abaixo de uma geleira é enfrentar a possibilidade de uma inundação devastadora ou de um declínio repentino no abastecimento de água. “Existem 160 milhões de pessoas que vivem a menos de 100 quilômetros de um vulcão glaciar”, disse Kochtitzy ao GlacierHub.

Usando o banco de dados que eles criaram, a equipe de pesquisa foi capaz de classificar vulcões com base em seu potencial de causar danos às populações humanas. “Classificamos os vulcões com base em quantas erupções eles tiveram, quantas pessoas vivem perto deles e o volume de gelo”, explicou Kochtitzky.

Embora essas classificações não sejam previsões cronometradas de erupções vulcânicas e seu perigo exato, elas fornecem classificações valiosas que podem ser usadas para entender quais vulcões glaciarizados devem ser observados e estudados com mais cuidado. Este estudo é informativo para aqueles que estão criando as políticas e fazendo pesquisas que podem salvar a vida de pessoas que vivem perto de vulcões glaciares.

Este é o primeiro banco de dados e mapeamento do Sistema de Informação Geográfica (GIS) de dados globais de geleiras e vulcões. “Ninguém tinha realmente dito ‘estes são todos os lugares na Terra onde há um vulcão e uma geleira no mesmo local.’ Ninguém os havia mapeado antes ”, disse o autor do estudo Kochtitzky ao Glacierhub. Outro recurso novo e inovador deste estudo é que ele utiliza dados globais para classificar vulcões glaciarizados por seu perigo potencial para os humanos.

Existem três mapas mundiais: um com as geleiras do mundo, um com os vulcões do mundo e outro que marca onde as geleiras e os vulcões se encontram.

Mapas do banco de dados de vulcanismo global Smithsonian e o inventário da geleira Randolph. Fonte: Benjamin Edwards, et al. “Mapeamento Global do Vulcanismo Futuro”

O banco de dados combina duas fontes de dados amplamente reconhecidas, o Smithsonian Global Volcanism Database e o Randolph Glacier Inventory , para determinar a distribuição espacial de geleiras e vulcões. Os pesquisadores então usaram o GIS para sobrepor esses dois conjuntos de dados e classificar os vulcões em um raio de 1 km, 2,5 km ou 5 km de uma geleira. Este estudo documenta a existência dos 245 vulcões glaciares do mundo.

Este estudo é significativo não só pela integração de duas bases de dados, mas também pela precisão com que as projeções do GIS localizam cada vulcão glaciar. “Temos um mundo esférico, mas trabalhamos em telas planas de computador”, disse Kochtitzy ao Glacierhub. “Se você não traduzir corretamente de um mundo plano para um mundo esférico, ficará confuso.” Ao fornecer um mapeamento preciso de localização, proximidade espacial e volume de gelo, o estudo foi capaz de representar vulcões glaciarizados com mais precisão.

Com este banco de dados preciso e abrangente, o perigo que se esconde nas erupções glaciovulcânicas pode ser estudado e compreendido e, ajudar os cientistas e tomadores de decisão a proteger as comunidades que vivem na base dessas enormes montanhas de gelo e fogo.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top