skip to Main Content

Agora o microplásticos já está dentro de plantas

Embora não existam há muito tempo, os microplásticos chegaram a quase todos os ecossistemas do planeta. 

Eles foram descobertos no solo, em rios, em nossa comida e água engarrafada, e até mesmo no corpo humano. 

Recentemente, uma equipe de pesquisadores descobriu, pela primeira vez, microplásticos na água presos nas axilas das folhas das plantas.

Katarína Fogašová, Peter Manko e Jozef Obona, da Universidade de Prešov, na Eslováquia, partiram inicialmente para o leste da Eslováquia para estudar os organismos que vivem nas pequenas poças de água que se formam nas axilas das folhas de cardo.

Cardos do gênero Dipsacus têm folhas opostas características que crescem no caule acima umas das outras em vários níveis. 

À medida que apertam o caule, formam estruturas semelhantes a taças que coletam água, conhecidas como telmas.

“O fitotelmata de cardo é um microcosmo aquático relativamente comum, mas negligenciado, com uma vida bem curta de apenas três a quatro meses”.

Para sua surpresa, encontraram fragmentos e fibras de cores diferentes, alguns chegando a 2,4 mm de comprimento, que foram identificados como microplásticos.

Microplásticos. Crédito: Katarína Fogašová

“Esses fitotelmas são muito pequenos e têm uma vida útil curta”, escrevem os pesquisadores em seu artigo, publicado na revista BioRisk

“A questão é, portanto, como eles foram poluídos com microplásticos?”

Nenhuma outra fonte de contaminantes foi encontrada na área estudada, então os fragmentos e fibras provavelmente vieram da atmosfera poluída.

Outra teoria é que os caracóis podem tê-los transportado do solo ou de outras plantas, dentro ou sobre seus corpos.

 

Microplásticos. Crédito: Katarína Fogašová

Microplásticos. Crédito: Katarína Fogašová

“A primeira descoberta de microplásticos em pequenos reservatórios de água de vida curta criados por plantas é mais uma evidência de que a contaminação desse tipo se espalha por vários caminhos e provavelmente nenhum ambiente na Terra é seguro, o que obviamente torna nossa descoberta bastante desanimadora”, dizem os pesquisadores. .

“Por outro lado, os resultados de nossa pesquisa sobre o fitotelmata do cardo, como um ambiente natural muito incomum e altamente específico, oferece muitas possibilidades de uso na pesquisa das características espaço-temporais da disseminação da poluição microplástica e seu potencial impacto nas plantas mesmos, bem como organismos ligados a eles por relações ecológicas”.

Eles sugerem que, devido à sua abundância e capacidade teórica de capturar microplásticos de várias maneiras do meio ambiente, o fitotelmata pode ser um bom indicador da presença de microplásticos.

O cardo Dipsacus. Crédito: Katarína Fogašová

“Nossa publicação, portanto, não traz apenas a primeira descoberta da poluição microplástica de habitats desse tipo, mas também a primeira proposta de uma nova abordagem para o uso de fitotelmata de cardo e microecossistemas similares fornecidos por plantas (ou criados artificialmente), como bioindicadores da presença de microplásticos no meio ambiente, possíveis fontes e caminhos de sua disseminação pelo meio ambiente e mudanças espaço-temporais na contaminação microplástica.”

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top