skip to Main Content

Mediterrâneo e Oriente Médio aquecem quase duas vezes mais rápido que a média global

Por EcoDebate – Max-Planck-Gesellschaft – 6 de setembro de 2022 – Tradução e edição Henrique Cortez – Eventos climáticos extremos sem precedentes e socialmente perturbadores, incluindo ondas de calor, secas, tempestades de poeira e chuvas torrenciais, em breve se tornarão uma realidade, a menos que uma ação climática imediata, ambiciosa e transfronteiriça seja tomada, alerta a mais recente avaliação científica do estado do clima na região.

Um novo relatório elaborado por um grupo internacional de cientistas e publicado na revista autoral “Reviews of Geophysics”, identifica o EMME* como um hot spot de mudança climática e conclui que a região está aquecendo quase duas vezes mais rápido que a média global, e mais rapidamente do que outras partes habitadas do mundo.

Para o restante do século, projeções baseadas em um caminho de negócios como de costume indicam um aquecimento geral de até 5°C ou mais, sendo mais forte no verão e associado a ondas de calor sem precedentes que podem ser socialmente perturbadoras.

Além disso, a região sofrerá escassez de chuvas que comprometem a segurança hídrica e alimentar.

Espera-se que praticamente todos os setores socioeconômicos sejam criticamente afetados, com impactos potencialmente devastadores na saúde e nos meios de subsistência dos 400 milhões de pessoas da EMME,

O relatório, preparado sob os auspícios do Instituto Max Planck de Química e do Instituto Chipre, em preparação para a COP27, que ocorrerá no Egito em novembro de 2022, fornece uma avaliação atualizada e abrangente dos dados de medição e análises climáticas recentes, abrangendo uma ampla gama de escalas de tempo, fenômenos e possíveis caminhos futuros.

Ele identifica a região como um ponto quente de mudança climática e também sinaliza que o EMME está rapidamente ultrapassando a União Europeia como fonte de gases de efeito estufa e se tornando um grande emissor em escala global.

Além do aumento médio das temperaturas, os pesquisadores chamam a atenção para o surgimento de eventos climáticos extremos com impactos sociais potencialmente disruptivos.

Estes incluem o forte aumento da gravidade e duração das ondas de calor, secas e tempestades de poeira e chuvas torrenciais que devem desencadear inundações repentinas.

A avaliação também inclui uma discussão sobre poluição atmosférica e mudanças no uso do solo na região, considerando urbanização, desertificação e incêndios florestais, e inclui recomendações para possíveis medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“Caminhos de negócios como de costume para o futuro”, o que significa projeções que não supõem nenhuma ação climática imediata e ambiciosa para evitar as trajetórias climáticas atuais, “implicam uma expansão para o norte das zonas climáticas áridas às custas das regiões mais temperadas”, explica o Dr. Zittis do Instituto de Chipre, primeiro autor do estudo.

Como resultado, as zonas climáticas montanhosas com neve diminuirão durante este século.

A combinação de chuvas reduzidas e forte aquecimento contribuirá para secas severas.

Prevê-se que o nível do mar na EMME aumente a um ritmo semelhante às estimativas globais, embora muitos países não estejam preparados para o avanço dos mares.

“Isto implicaria graves desafios para as infraestruturas costeiras e a agricultura, podendo levar à salinização dos aquíferos costeiros, incluindo o delta do Nilo densamente povoado e cultivado”, alerta Zittis.

As mudanças projetadas afetarão praticamente todos os setores socioeconômicos, particularmente em um cenário de negócios como de costume.

Jos Lelieveld, Diretor do Instituto Max Planck de Química, Professor do Instituto do Chipre e coordenador da avaliação, observa:

“As pessoas que vivem na EMME enfrentarão grandes desafios de saúde e riscos de subsistência, especialmente comunidades desprivilegiadas, idosos, crianças e grávidas”.

Para evitar os eventos climáticos mais extremos na região, os cientistas destacam que uma ação climática imediata e efetiva é urgente.

“O lema da COP 27 está bem escolhido: Juntos para uma implementação justa e ambiciosa agora”, afirma Jos Lelieveld.

“Uma vez que muitos dos resultados regionais das mudanças climáticas são transfronteiriços, uma colaboração mais forte entre os países é indispensável para lidar com os impactos adversos esperados. A necessidade de cumprir os objetivos do Acordo de Paris tornou-se mais importante do que nunca”, conclui Lelieveld.

O estudo observa que o cumprimento das principais metas do Acordo de Paris poderia estabilizar o aumento anual da temperatura na EMME para cerca de 2°C até o final do século, em vez dos devastadores 5°C projetados em um cenário de negócios como de costume.

Possíveis opções de adaptação e recomendações de políticas apontadas no relatório para contribuir para o cumprimento dessas metas enfatizam a necessidade de implementação rápida de ações de descarbonização com ênfase particular nos setores de energia e transporte, que dominam as emissões de gases de efeito estufa no EMME.

O relatório também enfatiza a importância de mudanças transformacionais em direção à resiliência climática para se adaptar a condições ambientais cada vez mais desafiadoras.

As áreas prioritárias incluem lidar com recursos hídricos limitados e preparar-se para extremos climáticos mais frequentes, como ondas de calor, que serão particularmente desafiadoras para a crescente população urbana.

O relatório foi publicado no American Geophysical Union Open Access Journal com o maior fator de impacto em ciências da Terra.

Foi motivado pela Iniciativa do Governo de Chipre para a Coordenação de Ações de Mudança Climática na EMME, lançada em 2019, com o objetivo de desenvolver um Plano de Ação Climática Regional conjunto para atender às necessidades e desafios específicos que os países da EMME estão enfrentando e avançar na ação coordenada para o objetivos do Acordo de Paris.

A nível político, uma Cimeira de Chefes de Estado EMME será realizada no outono de 2022, quando se espera o Plano de Ação Regional.

* Os 17 países incluídos na análise do relatório são Bahrein, Chipre, Egito, Grécia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

 

Mediterrâneo Oriental e Oriente Médio versus anomalias de temperatura global (painel da esquerda) e regional (painel da direita)
Mediterrâneo Oriental e Oriente Médio versus anomalias de temperatura global (painel da esquerda) e regional (painel da direita) desde 1901 (período de referência de 1961-1990) como valores anuais (curvas finas) e splines de suavização cúbica (curvas grossas). Tendências lineares também são apresentadas para a Europa (EUR), Estados Unidos da América (EUA), África (AFR), Austrália (AUS) e América do Sul (SAM). Fonte de dados: Observações em grade da Unidade de Pesquisa Climática sobre a terra (Harris et al., 2020).

Referência:

Zittis, G., Almazroui, M., Alpert, P., Ciais, P., Cramer, W., Dahdal, Y., et al. (2022). Climate change and weather extremes in the Eastern Mediterranean and Middle East. Reviews of Geophysics, 60, e2021RG000762. https://doi.org/10.1029/2021RG000762

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top