skip to Main Content

Armazéns da Família usarão sacolas biodegradáveis

Curitiba, PR (09/04/2007) 

A Prefeitura de Curitiba substituirá as sacolas de compra de plástico convencional por sacolas biodegradáveis (que se decompõem mais rápido) nas 22 lojas dos Armazéns da Família, programa social que atende com produtos de alimentação e limpeza a famílias de baixa renda. A substituição das sacolas plásticas por biodegradáveis começará na segunda-feira (16). A medida da Prefeitura beneficiará o meio ambiente, eliminando dois milhões de sacolas de plásticas, por mês, nos Armazéns da Família.“Curitiba dá mais um exemplo ao adotar num programa de grande alcance social, como o Armazém da Família, alternativas de preservação ambiental”, diz o prefeito Beto Richa. As sacolas dos Armazéns da Família serão de material 100% biodegradável.

A vantagem do plástico biodegradável é o tempo de decomposição, menos de dois anos. A decomposição das sacolas de plástico convencional pode demorar até mais de 100 anos. Nas cidades, as sacolas plásticas entopem bueiros, provocando enchentes. Também poder parar nos rios, prejudicando os animais, que confundem o plástico com alimento.

“O poder público deve fazer o que tiver ao seu alcance para conciliar desenvolvimento urbano com meio ambiente. E é isso que estamos buscando”, diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O consumidor dos Armazéns da Família não notará a diferença entre a sacola convencional e a biodegradável. A tecnologia usada na fabricação das sacolas biodegradáveis apenas adiciona componentes que podem ser destruídos posteriormente por agentes biológicos, como as bactérias. A degradação deste tipo de plástico é acelerada pela ação do calor.

Os Armazéns da Família fazem mais de 100 mil atendimentos por mês. Nas 22 lojas são vendidos 180 produtos de alimentação, higiene e limpeza com preços, em média, 30% menor que no mercado convencional. Os Armazéns, instalados em regiões estratégicas da cidade, atendem famílias com renda de até três salários mínimos. (Jornal do Estado)

Este Post tem 5 Comentários

  1. Eu, como estudante de Téc. de enfermagem da Escola Catarina Laboré (Etecla) fico muito satisfeita com o exemplo da nossa prefeitura e vou apresentar para toda a turma esse trabalho, sobre mais esta preocupação da prefeitura com o meio ambiente. Meu trabalho é sobre reciclar em Curitiba e também vou aproveitar para falar sobre os tres R.

  2. achei otimo a prefeitura de curitiba dar o exemplo, espero que todos se conscientizem… eu quero utilizar em meu pequeno comercio, mais nao sei onde comprar???

  3. Estou terminando o curso de Tecnico em Meio Ambiente, me enteressa muito as sacolas biodegradavel, pois estou abrindo uma Livraria, e quero usar as sacolas. Como posso adquiri-las?

    Aguardo retorno

    Obrigada
    Eidilamar

  4. eu achei muito ruin não gosteei de terem adquirido a sacola de pano a sacola plastica era muito mais barata….e além disso quem nos dara essas sacolas? Até gostaria de adiquirir em meu comercio mas como disseram aí acima não sei quem fornece….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top